Cacau Club Workshop por Rosario Brandão

 

Estamos a viver uma “Chocolate Revolution” onde o artesão de chocolate esta envolvido em todo o processo desde a escolha do grao do cacau ate a barra final, Bean to Bar.

Assim como o vinho, o cacau pode ter varias sabores de acordo com a sua região e o seu terroir, estes artesoes de Bean to Bar so usam 2 ou 3 ingredientes para tirarem o máximo partido dos sabores de cacau e das propriedades benéficas do cacau.

O cacau é dos alimentos mais ricos que temos: é o alimento mais rico em antioxidants; é o fruto mais rico em ferro; é uma grande fonte de magnésio, tem mais cálcio que o leite de vaca, e uma fonte de seratonina, triptofano, tirosina e Fenilalanina químicos naturais que estão associados ao bem estar e felicidade. Com tantas propriedades boas como é possível estar o chocolate muitas vezes associado a doenças como diabetes ou obesidade? No workshop vai aprender a degustar e a apreciar um bom chocolate!


O que vamos aprender

  • como fazer um chocolate Bean to Bar;
  • o que influencia os sabores num chocolates de 2 ou 3 ingredientes;
  • a diferença entre um chocolate Bean to Bar e um chocolate de industria;
  • como degustar um chocolate e sentir as diferentes notas de sabor usando a roda das cores e sabores;
  • como guardar um chocolate.

O que está incluído

  • caixa degustação com 4 chocolates;
  • roda de cores dos sabores;
  • cartão de notas. 

Data e Duração: 15 de janeiro de 2022 às 10h00 | 1h30

Preço: 45 €


Reserve já o seu lugar

Inscreva-se já

ou ligue 213 180 139
2ª a 6ª feira das 10h às 12h e das 15h às 17h

Sobre Rosário Brandão

Acho que não houve um dia em que não tenha comido chocolate! Quando era pequena o meu chocolate preferido era branco, mas ja na altura preferia o chocolate branco que vinha de Espanha, era melhor… Quando fui para Londres estudar Gestão de Moda a minha alimentação era entre bounty, twix ou gelado snickers! Mas depois abriu uma loja que fazia chocolates mesmo na minha rua e ai o meu gosto começou a variar e mudar mais para o chocolate negro. Chocolate foi sempre o meu alimento, enquanto estudei e trabalhei em compras.

Quando chegava a casa sempre tinha o meu Pai que não passava um dia sem comer um quadrado de chocolate, e se não houvesse, alguém tinha que ir buscar.

Depois de ser mãe e chegar aos 40, em que tive que voltar a estar em forma e começar a fazer dieta, percebi que me podiam tirar tudo menos chocolate, e resolvi ver como podia inserir chocolate de uma forma na minha vida. Cheguei a conclusão que sem duvida o cacau, o ingrediente principal do chocolate, era dos alimentos mais ricos que temos e que historicamente foi levado por um mau caminho, e que está a começar um movimento de artesãos que estavam envolvidos no processo de fazer chocolate desde o principio: desde o grão do cacau a barra de chocolate e que o objectivo era fazer chocolates com 2 ou 3 ingredientes, para tirar o partido dos sabores que o cacau tem, por isso fazerem melhores chocolates e sem duvida mais saudáveis. Este meu estudo levou-me a fazer um curso de chocolate Bean to Bar da escola Canadiana Ecole Chocolat e cursos de degustação de chocolate no IICCT.

Depois dos meus cursos achei que tinha que passar palavra e dar a conhecer em Portugal este movimento e os seus chocolates, e assim começou o The Cacau Club.

scroll up