Quais os melhores óculos de sol para conduzir?

Descubra as recomendações para uma condução segura

Óculos de sol com lentes de cor cinza ou azulada são os mais recomendáveis para conduzir em dias de grande luminosidade, porque proporcionam uma visão considerada mais natural. As lentes amarelas são desaconselháveis quando o sol está mais intenso e óculos muito escuros também podem prejudicar a visão do condutor.

Para quem se sente mais confortável a conduzir com óculos de sol, deve ter em conta que a maior ou menor intensidade da luz exige óculos com lentes de diferentes níveis de filtros solares. Mas a cor das lentes também ajuda (ou não) a ter boa visibilidade na estrada.

Óculos com lentes claras, ou seja, com uma leve tonalidade de cor são indicados para conduzir em dias de pouca claridade, dias nublados, já que filtram entre 80 a 100% a luz.

Já as lentes com uma tonalidade um nível acima, as ligeiramente coloridas, têm a capacidade de filtrar entre 43 e 80% da luz, pelo que não protegem a nossa vista nos dias muito luminosos ou em alturas em que o sol está mais baixo.

Lentes com coloração média podem filtrar entre 18% e 43% da luz do sol

Os óculos de sol com lentes medianamente coloridas já nos protegem nos dias solarengos pelo facto de conseguirem filtrar entre 18 e 43% da luz.

E se estiver muito sol, então as lentes mais adequadas para esses momentos devem ser mais escuras por filtrarem entre 8 e 18% da luz. Já óculos com lentes muito escuras são mais adequados para outras situações que não a condução, como esquiar ou praticar outros desportos. Estes filtram entre 3 e 8% da luz.

Além dos níveis de tonalidades mais adequados para cada situação, também as cores das lentes podem fazer a diferença durante a condução, porque vão determinar a maior ou menor perceção, por exemplo, das luzes dos outros veículos ou da iluminação de semáforos e sinais de trânsito. Neste aspeto, os óculos de sol com lentes de tom cinza ou azulado são os mais recomendáveis por proporcionarem uma visão mais natural sobre o que rodeia o condutor. Em dias de muito sol devem evitar-se óculos de lentes amarelas, já que aumentam a sensibilidade ao contraste dos olhos. Em alturas de menor luminosidade, as lentes de tons acastanhados são as mais indicadas.

Em dias de muito sol deve evitar-se o uso de lentes amarelas



Para quem necessita de usar lentes progressivas, também existem óculos específicos para conduzir, e até muito recomendáveis quando se passam muitas horas ao volante, seja de dia ou à noite.

As lentes progressivas para de dia possuem um filtro polarizado que evita os reflexos, enquanto as lentes progressivas para a noite não têm esse filtro, mas apresentam uma leve tonalidade para melhorar o contraste e o brilho.

 

Vantagem ACP

Seja óculos de sol, lentes ou outros produtos ótico, os sócios ACP podem contar com grandes descontos e condições especiais em diversas óticas. 

Comece a poupar

 

in Revista ACP - julho 2021
scroll up