Certificação

O reconhecimento da qualidade

A Certificação de Veículo de Interesse Histórico é um processo que atesta a qualidade do automóvel e moto clássicos.

O ACP Clássicos é uma entidade reconhecida oficialmente na  Certificação de Veículos de Interesse Histórico. As certificações emitidas pelo ACP Clássicos têm por base:

O certificado atesta a qualidade como veículo histórico e permite o reconhecimento do mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Certifique já o seu clássico

ACP Clássicos efetua certificações na região de Lisboa (Prior Velho) e em todo o país, de acordo com as necessidades e sempre que exista um número suficiente de viaturas.

Consulte o calendário de certificações do 1º semestre de 2021


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Principais vantagens da certificação

  • Reconhecimento como veículo histórico que atesta o mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.
  • Clássicos certificados como veículo de interesse histórico e com mais de 30 anos estão isentos de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).
  • Clássicos certificados e com primeira matrícula portuguesa ou de um país da EU com mais de 30 anos estão isentos do pagamento de IUC.
  • Isenção da restrição de circulação na Zona de Emissões Reduzidas da Câmara Municipal de Lisboa.

Para agendar a sua certificação, contacte o ACP Clássicos indicando o local e data pretendidos, marca, modelo, ano de fabrico, matrícula, nº de sócio ACP e ACP Clássicos, bem como os seus contactos diretos (e-mail e telefone).


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ou ligue 213 180 169


Pontos a verificar nas certificações

Carroçaria -  Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem ou amolgadelas. A pintura, cromados, borrachas e vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme. 
Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais, sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração. 
Estofos -  Os estofos e interiores forrados deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e com materiais de acordo com o modelo.  
Instrumentos - deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior). 
Limpa vidros -  Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água dos vidros.  
Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danifiquem a estrutura do veículo. 
Chassis - deverá apresentar-se limpo e bem conservado. 
Suspensão - deverá funcionar corretamente e ser original. 
Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam da época (exemplo: jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso. Os pneus deverão estar de acordo com a medida dos documentos e ser iguais entre si, em termos de medida e marca. 
Direção - deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas. 
Travões - deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência. 
Motor - deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas. 
Sistema de combustível - deverá ser o original. 
Transmissão - deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada. 
Sistema elétrico - deverá ser o original. 
Diversos - todos os extras inseridos na viatura, como rádios, faróis suplementares, antenas e outros deverão ser de época. 

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Custos e validade da certificação de clássicos

A certificação do seu clássico tem o custo unitário de 50€ e terá uma validade de acordo com a seguinte tabela:

 

Ano de fabrico Validade
Até 1918 10 anos
De 1919 a 1945 8 anos
De 1946 a 1959 6 anos
De 1960 até 30 anos 4 anos
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