Imposto sobre veículos clássicos

Conheça as regras e faça a simulação

Ao importar um Clássico, há sempre elementos a ter em conta e o Imposto Sobre Veículos é um deles.

Antes de tomar a decisão, tenha em atenção o seguinte:

  • Data de matrícula
    Ao importar um veículo com data de primeira matrícula até 31-12-1969, o ISV (Imposto Sobre Veículos) só incide sobre a cilindrada e não sobre a componente de CO2. Os veículos com data de primeira matrícula a partir de 01-01-1970 irão ver o ISV agravado com a componente ambiental, mas ainda assim com uma redução de 80%.

  • País de origem
    Ao importar um veículo de um país terceiro à UE (o Reino Unido já é considerado país terceiro), no caso de um veículo com data de primeira matrícula até 31-12-1969 irá pagar o ISV idêntico a uma importação da UE. No caso de um veículo com data de primeira matrícula a partir de 01-01-1970, o montante da componente ambiental não sofre qualquer redução. Nestes casos de veículos de países terceiros há que considerar ainda uma taxa de 10% de direitos sobre o valor da fatura ou do valor atribuído ao veículo, acrescidos de 23% de IVA sobre o valor dos direitos.

Assim, em igualdade de circunstâncias, deverá privilegiar veículos anteriores a 1970 e com primeira matrícula oriunda de um país da UE.

 

Deseja efetuar uma simulação de ISV?
Utilize o simulador disponibilizado no Portal Aduaneiro:
Aceda ao simulador

scroll up