Como comprar prendas de Natal em segurança

E aos melhores preços

Com o aproximar da época natalícia, surge a preocupação com os presentes de natal, mesmo sabendo que o risco de contaminação pelo SARS-CoV-2 é real. A Covid-19 veio alterar regras, modificar rotinas e incutir novos hábitos, mas fazer as típicas compras da época natalícia continua a ser possível, embora com as devidas cautelas. Saiba como comprar as prendas de Natal de forma segura em tempos de pandemia e poupar ainda bastante dinheiro.

Planeie os presentes de Natal

Este é o primeiro passo para poupar e comprar em segurança: planear. Faça uma lista com o nome das pessoas a quem pretende oferecer um presente para ter uma maior perceção dos presentes a comprar e poder estipular o valor total a gastar. À frente de cada nome listado indique o que pretende oferecer. Desta forma, fica a saber logo o que pretende comprar, poupando tempo na escolha e na comparação antecipada dos preços.

Como poupar

Os presentes de Natal são sempre uma despesa importante no orçamento familiar. Mas existem formas de poupar. Além de estabelecer uma lista prévia, se antecipar a compra também vai ajudar na poupança. Não só porque evita comprar por impulso, uma vez que pode comparar preços, como também pode usufruir de alguns descontos, como no caso da Black Friday.

A 27 de novembro, pegue na lista de presentes de Natal e pesquise nas lojas aderentes à “sexta-feira negra”, em que alguns produtos ficam a um preço mais acessível. Mas atenção: há lojas que se aproveitam deste dia, fazendo falsos descontos. Isto é, apesar de indicarem que o produto está com um valor mais baixo do que o habitual, na realidade o preço apresentado é o original. Para se precaver destes falsos descontos, utilize comparadores de preços, como o da Deco, o KuantoKusta ou o Komparaki.

Devido à pandemia, vários lojistas vão iniciar mais cedo o período das promoções Black Friday. Assim, o consumidor tem a vantagem de ter ainda mais tempo para usufruir de descontos.

Se é sócio ACP, outra forma de poder poupar nas prendas de Natal passa por aproveitar os descontos disponibilizados online em determinadas lojas e serviços ou comprar online diretamente na Loja ACP com preços especiais para sócios. Porque produtos a preços reduzidos não significam presentes sem qualidade.

Se sair, compre em segurança

Com o número de infeções por Covid-19 a disparar, se visitar lojas físicas, torna-se ainda mais importante fazê-lo em segurança, porque vai partilhar o espaço com várias pessoas. Assim, não se esqueça das regras básicas:

  • Use máscara de modo a tapar a boca e o nariz
  • Desinfete as mãos com uma solução alcoólica antes e depois de entrar na loja
  • Mantenha a distância em relação aos outros compradores e pague com cartão bancário contactless (que permite não ter de tocar no terminal multibanco). Melhor ainda: se possível, utilize o MB Way – ainda mais prático e rápido, apenas com o seu telemóvel.

Comprar de forma antecipada é também uma medida de proteção, uma vez que se evitam aglomerados. Foi a pensar nestas possíveis aglomerações que os comerciantes decidiram estender o prazo de troca de prendas de Natal até ao final de janeiro, caso os consumidores façam compras até 15 de dezembro. Além do prolongamento do prazo, os retalhistas vão também dar a possibilidade de serem feitas encomendas por telefone, com a recolha dos produtos à entrada das lojas ou no estacionamento (no caso dos shoppings).

E não se esqueça: se for sócio ACP, verifique primeiro se tem direito a desconto, apresentando o cupão de desconto ou cartão ACP no momento do pagamento.

Experimente comprar sem sair de casa

Outra opção a ter em conta para comprar os seus presentes de Natal em total segurança e protegido da Covid-19, é fazê-lo através da internet — mesmo na Black Friday. Optando por esta via, não precisa de usar máscara nem de estar preocupado com a distância de segurança em relação aos restantes compradores. E com outras vantagens: pode fazê-lo na comodidade da sua casa e sem horários.

Devido à pandemia, prevê-se que este seja o método de compra preferido dos consumidores para as compras de Natal, fazendo crescer as vendas neste canal em 30% face ao período homólogo do ano passado.

 

Duas boas soluções para poupar

Se já é sócio ACP, não se esqueça que na Loja ACP estão disponíveis artigos online a preços especiais que podem ser boas opções de prendas de Natal. Além da loja, o ACP possibilita ainda aos sócios descontos em mais de 2 mil marcas, bastando visitar o portal de descontos do clube.

Ao fazer as compras de Natal por esta via, faça-o com antecipação. É que com o aumento das encomendas online, a entrega pode demorar mais do que o normal, correndo o risco dos presentes de Natal não chegarem a tempo da consoada.

poupe com acp descontos

scroll up