Madeira

Onde as flores estão sempre em festa

Porquê a Madeira?

Portugal possui alguns dos locais mais fascinantes do mundo e, no meio do Atlântico, a Ilha da Madeira é um belo refúgio natural e protegido – uma ode ao azul do mar, verde da vegetação e cores exóticas das flores. A Madeira é a ilha principal de um arquipélago que inclui o Porto Santo, as Ilhas Desertas e Selvagens. A capital, Funchal, preserva um centro histórico intocável, belos jardins e miradouros.

Descoberta em 1419, o equilíbrio e bem-estar são razões de referência, sendo o local ideal para fugir ao stress, com um ambiente naturalmente acolhedor e uma diversidade de atividades ímpares.

A temperatura primaveril todo o ano convida a atividades ao ar livre, sendo obrigatório passear pela orla marítima e na rede de percursos das “Levadas”. A gastronomia retrata a alma de um povo simples e generoso, com produtos regionais de qualidade. Das inúmeras festividades e eventos celebrados destacam-se a Passagem de Ano e a Festa da Flor.

 

Madeira - Santana

Símbolo

As casas de Santana

Madeira - Levadas

Momento Zen

As "Levadas"

Onde ficar

Descubra um cenário paradisíaco no Resort The Cliff Bay (5*) | 10% desconto ACP. Num promontório natural e com a baía do Funchal como fundo, desfrute de um lugar idílico e que apela ao bem-estar. Aceda diretamente ao mar ou tenha uma refeição no Il Gallo d’Oro (2* Michelin).

No centro histórico do Funchal, e num ambiente de resort urbano à beira-mar, o Porto Santa Maria (4*) | 10% desconto ACP tem vista sobre o porto de cruzeiros e arredores. Estimule os sentidos numa estadia com forte ligação ao mar. Suíte ou quarto? Usufrua em ambos de kitchenette.

Numa casa de património regional, descubra o Portobay Serra Golf (4*) | 10% desconto junto ao campo de golfe do Santo da Serra. Uma boutique de charme no meio da natureza que propicia ambientes acolhedores e tradicionais da Madeira. O jardim possui 90 variedades de flores e plantas.

A ala central do Vila Porto Mare (4*) | 10% desconto ACP é, na verdade, uma facilitadora de experiências. A vista para o oceano e a extensa área de jardins tropicais desafiam-nos a ter uma vivência diferente todos os dias. Ideal para famílias.

Mas tem ainda muitas outras opções, todas com descontos ACP: Dom Pedro Madeira | 20% desconto, Pestana CR7 Lifestyle Hotels | 15% desconto, Aparthotel Imperatriz | 30% desconto, MGM Muthu Hotels | 20% desconto

Como sócio, lembre-se que ao escolher a unidade hoteleira, tem até 10% desconto na plataforma de reservas booking.com.

Vinho da Madeira

Saboreamos o Vinho da Madeira há mais de 600 anos, permitindo contar diversos episódios marcados por rotas de exportação, em especial com destino às Índias e América. De aroma e sabor complexo, este vinho depende da harmonia entre a sua doçura, acidez e álcool. Os aromas de especiarias e frutas cristalizadas são desenvolvidos no processo de envelhecimento em cascos de madeira antiga. Um vinho único e marcante que pode ser consumido a qualquer hora.

A melhor forma de conhecer este vinho é através do paladar! Seja no Funchal ou em Câmara de Lobos, poderá desfrutar de visitas às adegas, onde terá oportunidade de experimentar as diversas variantes. Entre barris, cubas e o tradicional método do “canteiro”, visitar a Blandy 's Wine Lodge é obrigatório. Em alternativa, visite a adega da vinha e do vinho, passeie e prove vinhos numa visita guiada, pequena e personalizada, na Barbeito Madeira.

Como a oportunidade de conhecer e provar os vinhos de Portugal é para todos, aproveite para fazer as suas compras na Loja de Vinhos, Funchal. Uma loja perita em vinicultura que, certamente, satisfará os seus desejos através de um aconselhamento personalizado.

Passeios pela natureza e cultura

Quando se trata da Madeira, não fique só pela capital. No sul, Câmara de Lobos é uma vila pitoresca reconhecida pelos seus barcos de pesca coloridos. Ao lado, Cabo Girão, uma das falésias mais altas da Europa, oferece vistas deslumbrantes no Miradouro. É um local de corajosos e desportistas radicais. Atreve-se a caminhar na plataforma suspensa de vidro de Skywalk?

A Cidade de Santana é mais tradicional. A principal atração são as casas típicas de cores alegres e tetos de colmo. Um local especial para famílias convidativo à visita do Parque Temático da Madeira. Por ser um concelho inacessível durante muito tempo, com poucas influências exteriores, é reconhecido como “Reserva da Biosfera” pela UNESCO.

Porto Moniz, no noroeste, tem entrada por uma das mais bonitas estradas da Madeira. É uma vila pequena e atrativa, devido às piscinas vulcânicas naturais, com formas singulares e de águas cristalinas. Em família, poderá visitar o Centro de Ciência Viva e o Aquário da Madeira.

Em todas estas atividades, tem sempre à disposição um serviço de transporte de taxi | com 20% de desconto.

Num ritmo mais descontraído, sugerimos refugiar-se na “Ilha Dourada”, o Porto Santo. No Oceano Atlântico, a sua praia é, definitivamente, a principal atração. Com um poder curativo, as águas são ricas em iodo, cálcio e magnésio, benéficos ao reumatismo e ossos.

Madeira - 25 Fontes

25 Fontes

Onde comer?

O mar está presente todos os dias na Madeira e, no Akua, o cheiro a maresia fica na memória dos que passam pelo Funchal, numa experiência gastronómica sustentável e criativa que enaltece os sabores do mar com os da ilha, pelas mãos do Chef Júlio Pereira. Que diz a um Corneto de Atum? Para amantes de especialidades do mar, sugerimos, igualmente, a Marisqueira Splendida.

Ainda no Funchal, entre diversos restaurantes com pratos típicos, destacamos o Informal e Lá ao Fundo. Ambos baseiam o seu conceito no conforto, dando primazia aos produtos da região e utilizando os sabores como gatilho de uma experiência prazerosa.

Em Câmara de Lobos, agrada-se aos amantes de carne e de peixe. No Restaurante Santo António, churrasqueira e tasca típica madeirense, poderá provar as melhores espetadas de carne da Madeira. Em oposição, a Vila do Peixe apresenta os melhores grelhados de peixe da região.

Festa da Flor

A primavera na Madeira é mais intensa e exuberante, traduzindo-se de forma especial na Festa da Flor, realizada todos os anos após a Páscoa. As boas-vindas à estação simbolizam renovação, esperança e transformação, sendo transversal a todo o Arquipélago, que se “veste” com arrojadas decorações e obras de arte, tendo a flor como protagonista.

O “Muro da Esperança” convida as crianças a participarem na construção de um mural de flores que, em conjunto, com a “Exposição da Flor” culminam numa cerimónia de apelo à Paz. Admire os incríveis tapetes florais expostos pelas ruas, concebidos por artistas madeirenses para concursos de decoração de montras.

A principal celebração recai no Cortejo Alegórico da Flor que é, infalivelmente, alvo das máquinas fotográficas de todos. Dezenas de carros alegóricos, decorados com flores típicas da ilha, dão a conhecer uma beleza pura e graciosa que deixa suspenso um rasto de efémeros perfumes. Espere uma dança de cores vivas, melodias harmoniosas e fragrâncias puras.

 

A não perder

Mercado dos Lavradores

Será possível encontrar o melhor que a Ilha oferece num só lugar? As mais frescas frutas e vegetais, flores exuberantes, a melhor carne e peixe, especiarias e, em particular, os “rebuçados de funcho” encontram-se no Mercado dos Lavradores. Encontrará, também, vendedoras trajadas com o fato colorido madeirense.

Bolo do Caco e Poncha

Se pedir referência a produtos de elite na Madeira, certamente lhe irão responder o Bolo do Caco e a Poncha. É quase um ultraje não os provar e os melhores sítios para o fazer são A Casa do Bolo do Caco, com vários prémios, e o Rei da Poncha.

Sons e bebidas

No êxtase que é visitar a Ilha há, igualmente, tempo para relaxar ao som de boa música e boa bebida. Se é aventureiro e gosta de cocktails exuberantes, o Dash é o local certo. Se prefere algo mais tradicional, o FugaCidade, tem todo o gosto em lhe servir as melhores cervejas artesanais.

Num ambiente mais tranquilo, perto do Funchal, o Jasmin Tea House, uma casa de chá à inglesa, oferece vista privilegiada sobre magníficos jardins junto à "Levada''.

Itinerários a pé inesquecíveis: as "Levadas"

A Madeira merece ser sentida ao pormenor. A melhor forma de conhecer os seus cenários paisagísticos de sonho passa por percorrer os caminhos mágicos das “Levadas”.

Sugestão de Levada 1: 7 km (só ida)

PR1 Vereda do Areeiro: trilho espetacular de 3h30m que liga os 3 picos mais altos da Ilha (Ruivo, Torres e Areeiro). Percurso de declives acentuados e montanhosos. Alternativa curta: PR1.2 Levada do Pico Ruivo.

Sugestão de Levada 2: 4,6 km (ida e volta)

PR 6 Levada das 25 Fontes e do Risco: a 1000 m de altitude, culmina numa impressionante queda de água, com a possibilidade de visitar a Lagoa das 25 Fontes.

Sugestão de Levada 3: 8,7 km (ida e volta)

PR9 Levada do Caldeirão Verde: explore a esplêndida ribeira de São Jorge. Trilho de 5h30m. Percurso de encostas íngremes e túneis, com início no Parque Florestal das Queimadas.



Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamentos, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

 

&Cool Guide 4 You

Conteúdo produzido por
Guias Turísticos Coolguide4you

scroll up