Évora em autocaravana

Na capital do Alentejo

Em pleno Alentejo, Évora é considerada uma das mais bonitas cidades portuguesas, evidente pelo seu centro histórico, classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Com um legado histórico que remonta à pré-história - muitas são as presenças de antas e menires considerados dos mais antigos e monumentais da Europa.

Uma viagem em autocaravana (alugue na Yescapa em Évora) pelo Alentejo é altamente recomendada, com a obrigatória paragem em Évora. Deixamos-lhe algumas sugestões para partir à descoberta desta cidade imperdível.
E se for sócio ACP, obtenha um desconto de 20€ nas taxas de serviço Yescapa - saiba mais.

O que visitar em Évora

Uma viagem de autocaravana permite-lhe descobrir todos os locais de interesse a visitar na cidade. Recomendamos-lhe que estacione a sua autocaravana para que possa explorar Évora a pé.

  • Templo Romano

A herança romana de Évora tem o seu expoente máximo no Templo Romano que se pode encontrar na cidade. O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana, é uma prova viva da presença ancestral dos Romanos na cidade, que outrora foi fundamental na romanização da Península Ibérica, uma vez que tinha uma localização privilegiada. Com dois milénios de história, este templo faz parte do imenso legado que o Império Romano deixou espalhado um pouco por toda a Europa. Próximo ao templo, poderá encontrar também o Jardim Diana, que é também um dos mais conhecidos marcos da cidade.

  • Aqueduto de Évora

O Aqueduto de águas de Évora ou “Aqueduto da Água de Prata” remonta ao século XVI, quando a cidade de Évora cresceu tanto que o abastecimento de água se tornou problemático. Com 18 km, representa o desenvolvimento económico e cultural de Évora no final da Idade Média, época em que se consagrou como a segunda cidade portuguesa de maior relevo.

  • Capela Dos Ossos

A Capela dos Ossos é bem conhecida em Portugal, mas também noutras latitudes, uma vez que é frequentemente mencionada. Construída no Século XVII, no interior da Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos pretende relembrar que a vida é um bem precioso, frágil e transitório. Edificada com o intuito de dar resposta à superlotação dos cemitérios locais, a construção da capela partiu da iniciativa de três frades franciscanos, que pensaram em preencher o interior da capela com ossos de cadáveres, da parede ao teto. Na entrada, a inscrição bem visível não engana: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Um ponto turístico único e até temeroso de Évora, mas cuja visita é obrigatória, sendo a segunda atração turística mais visitada de Évora.

  • Rua 5 de Outubro

A Rua 5 de Outubro é uma das mais populares de Évora, uma vez que é a principal artéria comercial da cidade. Ao longo desta rua empedrada e rodeada das típicas casas de Évora encontrará lojas de lembranças, artesanato e as Queijadas de Évora, doce conventual típico da cidade. Sente-se numa esplanada e aprecie esta iguaria local, acompanhada por um café.

  • Ruinas Fingidas

As Ruinas Fingidas agregam materiais arquitectónicos de ruínas de vários pontos da cidade, que foram trazidas para este local para que pudessem ser contempladas num único espaço. Além da beleza histórica do espaço, é muitas vezes possível ver pavões que se passeiam pela zona e lhe dão uma cor especial.

  • Sé Catedral de Évora

A Catedral de Évora é a maior catedral medieval de Portugal. Em granito, o edifício religioso marca a transição do estilo Românico para o Gótico e a sua construção data de 1250. Suba ao terraço e vislumbre a vista panorâmica, porventura a mais privilegiada sobre a cidade. A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção tem três naves interiores, um museu de arte-sacra e um riquíssimo acervo e claustro de estilo gótico. No terraço, uma vista imperdível da cidade de Évora

  • Muralha Medieval

O centro histórico de Évora é considerado Património Mundial da UNESCO, o que premeia a excelência da conservação da cidade, nomeadamente no que respeita às muralhas que rodeiam o centro histórico, que datam do século XIV. Naturalmente, estas muralhas foram reconstruídas e até desviadas ao longo dos séculos, mas este é, de facto, um património histórico sem igual.

  • Jardim Público de Évora

Visite o Jardim Público de Évora, até porque é a porta de entrada para três dos mais importantes pontos turísticos da cidade, que são a Muralha Medieval, as já referidas Ruínas Fingidas e o Palácio de D. Manuel, muito frequentado por reis portugueses, ainda que hoje apenas esteja de pé a Galeria das Damas.

 

Parque para autocaravanas em Évora

Fique com algumas sugestões de parques para autocaravanas onde pode passar a noite em Évora.


Quer conhecer as áreas de serviço em Portugal e respetivas localizações?

SAIBA MAIS

Yescapa

Conteúdo produzido por:
Yescapa
scroll up