Dicas para manter a casa fresca e poupar eletricidade

Saiba como economizar na carteira e no ambiente

Portugal é um dos países europeus mais afetados pela falta de eficiência dos edifícios. Por isso, quando se atingem temperaturas extremas, os portugueses sentem. Nos dias quentes, manter a casa fresca pode parecer impossível, sobretudo sem se recorrer a eletrodomésticos, os quais aumentam o consumo de eletricidade, com impacto nas contas ao final do mês. Porém, é possível adotar soluções que permitem manter a casa fresca sem que a conta da luz dispare.

11 formas de ter a casa mais fresca e poupar eletricidade

  1. INVISTA NO ISOLAMENTO. Um bom isolamento nas paredes e no teto impede que o calor do exterior entre em casa, mantendo-a fresca. Para isso, opte por janelas com vidros duplos e utilize materiais isolantes — como lã de rocha, espuma de poliuretano ou cortiça para isolar as paredes. É um investimento avultado no início, mas a longo prazo vai permitir poupar no verão e no inverno.

  2. PINTE O EXTERIOR COM UMA COR CLARA. É uma técnica especialmente eficaz em áreas com grande exposição solar. As cores claras tendem a refletir a luz solar.

  3. TENHA PLANTAS NO EXTERIOR E NO INTERIOR DA CASA. Se tiver possibilidade, plante uma trepadeira, uma hera ou uma vinha, e deixe-a crescer ao longo das paredes externas da casa. Além de ter uma camada adicional de sombra, as plantas retêm parte do calor, antes de este atingir as paredes. Tenha também plantas no interior de casa, especialmente as de folhas largas (exemplos: Ficus, Palmeira Areca, Lírio da Paz ou Espada de São Jorge). Ajudam a criar um clima mais fresco e a melhorar a qualidade do ar. Além disso, bloqueiam parcialmente a entrada de luz direta, o que reduz a temperatura. Para isso, coloque-as perto das janelas.

  4. PREFIRA CORTINAS E ESTORES QUE REFLITAM OS RAIOS SOLARES. As janelas são um dos principais pontos de entrada do calor. Por isso, para manter a casa fresca, use cortinas, persianas ou estores que bloqueiem ou reflitam os raios solares. Opte por cores claras e tecidos espessos, pois vão atingir melhor este objetivo. No que toca a persianas, prefira as de alumínio, e os estores, térmicos. Nas horas de maior calor (entre as 12h e as 16h), mantenha estores e cortinas fechados, abrindo-os apenas ao final do dia, quando o ar é mais fresco.

  5. FAÇA VENTILAÇÃO CRUZADA. Isto é, abra duas janelas opostas numa divisão. Desta forma, cria-se um fluxo de ar que permite que o ar quente saia, enquanto entra o ar mais fresco. Mas lembre-se de o fazer apenas quando o ar for mais fresco (início ou final do dia).

  6. UTILIZE LÂMPADAS LED. Sabia que as lâmpadas incandescentes, além de gastarem mais energia, geram calor? Prefira LED, que convertem a maior parte da energia em luz, e não em calor.

  7. DESLIGUE OS APARELHOS ELETRÓNICOS QUE NÃO ESTÁ A USAR. Uma dica básica para poupar na energia, no ambiente e na carteira. Desligar os aparelhos eletrónicos que não estão a ser usados, como computadores ou televisores, também permite manter a casa mais fresca. Isto porque os próprios aparelhos emitem calor enquanto estão ligados.

  8. EVITE O FORNO. Nos dias de maior calor, evite usar o forno. Desta forma, vai conseguir manter mais facilmente a casa fresca, uma vez que o calor e emitido pelo forno acaba por se espalhar pelas várias divisões.

  9. MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA E LOIÇA APENAS À NOITE. Assim, evita mais aquecimento na casa. A tarifa bi-horária pode ser-lhe vantajosa neste caso.

  10. UTILIZE VENTOINHAS E AR CONDICIONADO DE FORMA CONSCIENTE. Apesar de refrescarem a casa, a utilização destes aparelhos reflete-se sempre na conta da luz. As ventoinhas de teto devem girar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, para criarem um fluxo de ar para baixo. As ventoinhas portáteis devem ser colocadas à noite perto de janelas abertas, para que puxem o ar fresco para dentro e o quente para fora. Outra solução bastante usada para que o ar saia mais fresco passa pela colocação de uma taça de gelo em frente à ventoinha. Com o ar condicionado, certifique-se de que tem a sua manutenção em dia e os filtros limpos para garantir um eficiente funcionamento e sem impedimentos do fluxo de ar. Para manter a casa fresca, feche as portas das divisões que não estão em uso, para concentrar o ar frio nas áreas ocupadas.

  11. DECORE A CASA DE FORMA MAIS FRESCA. Os materiais são utilizados para decoração também podem ajudar a manter a casa fresca. No verão prefira tecidos leves e claros, como linho ou algodão para as cortinas, almofadas, capas de sofá ou lençóis de cama. Os tapetes também podem ser guardados e afastados até ao próximo inverno.

Outra dica: poupe eletricidade com a melhor tarifa

É possível manter a casa fresca nos dias de maior calor com pequenos cuidados ao longo do dia, sem a necessidade de recorrer constantemente a eletrodomésticos. Porém, quando o calor aperta, utilizá-los é inevitável e não tem de ser sinónimo de uma conta de luz avultada. Para isso, é importante saber escolher a tarifa ideal. Os sócios ACP beneficiam da parceria com a Goldenergy, que permite poupar na conta de eletricidade. A tarifa fixa ACP-Goldenergy oferece uma excelente combinação de poupança e qualidade de serviço, com energia que respeita o ambiente e é 100% renovável.

Compare e veja quanto pode poupar com a tarifa ACP-Goldenergy
SIMULE E CONFIRME POR SI

scroll up