Vacine-se contra a gripe com o Plano ACP Saúde

Não deixe o vírus da gripe bater à porta

A campanha de vacinação contra a gripe começou mais cedo devido à pandemia provocada pela COVID-19. Segundo o Serviço Nacional de Saúde, serão administradas este ano em Portugal cerca de 2,24 milhões de doses destinadas aos grupos prioritários. 

Saiba exatamente quem deve tomar a vacina da gripe e porque deve, em caso de dúvida, visitar o seu médico assistente. Se for sócio ACP, o Plano ACP Saúde já está incluído na sua quota, com consultas a preços reduzidos numa rede de 18 mil prestadores de serviços de saúde em todo o país.

Por isso, proteja-se contra a gripe sazonal, visite o seu médico e, se for caso disso, vacine-se.

Gripe sazonal

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus da gripe afeta anualmente cerca de 5% a 15% da população. A gripe denomina-se sazonal porque ocorre, normalmente, entre os meses de novembro e março, com especial incidência entre dezembro e fevereiro.

Segundo fontes governamentais, a gripe é uma doença transmissível que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação. Assim, a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, em maior risco de sofrerem complicações, e administrada anualmente.

Se tem dúvidas sobre a toma da vacina, verifique abaixo se está incluido nos grupos de risco. Mesmo que não esteja abrangido, o mais aconselhável é marcar uma consulta junto do seu médico assistente da rede médica ACP.

Grupos de risco

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a administração da vacina da gripe aos chamados grupos prioritários:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; 
  • Pessoas com doenças crónicas nos pulmões, coração, rins ou fígado;
  • Diabéticos em tratamento;
  • Pessoas com doenças que diminuam a resistência imunitária;
  • Outras doenças que diminuam a resistência às infeções;
  • Grávidas.
A DGS lembra também que a vacina é igualmente gratuita para residentes ou internados em instituições que prestam cuidados de saúde, assim como para os profissionais do SNS, de creches, de estabelecimentos prisionais e para os bombeiros. 

Vacina 2021/2022

Os utentes elegíveis para receber de forma gratuita a vacinação contra a gripe serão contactos via SMS, por telefone ou carta, a partir das unidades de saúde locais. A primeira fase, com início a 27 de setembro, destina-se a utentes e profissionais de estabelecimentos de resposta social, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados, profissionais do SNS e as grávidas. 

Já a segunda fase de vacinação gratuita, com data prevista para 11 de outubro, engloba os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e as pessoas portadoras de doenças que se encontram definidas pela Direção-Geral da Saúde. 

Caso se inclua no grupo de risco prioritário, ou se for recomendado pelo seu médico, deve tomar a vacina já a partir do mês de outubro.

Quem deve administrar a vacina?

A administração da vacina da gripe deve ser efetuada por um enfermeiro certificado. Os sócios ACP beneficiam de enfermeiro em casa, todos os dias e a qualquer hora, por 5€, excluindo o ato de enfermagem.

Onde está disponível a vacina?

Como sócio com idade inferior a 65 anos, pode reservar a sua vacina com desconto entre 5% e 15% nas farmácias parceiras ACP.

Exemplos de farmácias com preços protocolados:

Lisboa

Farmácia Sete Rios  | Reservas: 21 727 20 82/21 727 20 83, por email ou whatsapp: 963 014 385. Desconto de 10%.

Porto

Farmácias do Grupo Sá da Bandeira Avenida e Avenida Mais | Reservas: 22 600 88 88 ou através de formulário online  (formulário exclusivo das Farmácias). Desconto de 10%.

 

Plano ACP Saúde. É fácil proteger-se da gripe.

O plano de saúde gratuito do ACP dá-lhe toda a proteção que a sua saúde e a da sua família precisam para enfrentarem o inverno. Com os devidos cuidados preventivos, este ano vai estar mais defendido contra a gripe sazonal. Mesmo não fazendo parte dos grupos de risco apresentados, é importante marcar uma consulta através da rede médica do Plano ACP Saúde, de modo a garantir mais defesas durante o inverno.

PROTEJA A SUA SAÚDE

scroll up