Como verificar e ajustar a pressão dos pneus?

Garanta mais segurança para a sua viatura

Os pneus fazem o contacto direto entre a viatura e a estrada. Por isso, é fundamental que estejam em perfeito estado, para o máximo de segurança rodoviária. Sabia que os pneus gastos podem aumentar a distância de travagem em 50%? Além disso, quando a pressão dos pneus não é a adequada, pode implicar gastos desnecessários, uma vez que influencia o consumo de combustível e o desgaste menos homogéneo dos pneus. Saiba como verificar e regular a pressão dos pneus.

Porque é que os pneus perdem ar?

É normal um pneu perder pressão. Quando em bom estado, um pneu perde em média, cerca de 0,076 bar por mês. Mas existem outros fatores que podem levar à perda de ar, como um furo, danos na válvula do pneu ou na jante.

Riscos da pressão incorreta nos pneus

A pressão incorreta nos pneus pode afetar o comportamento do veículo, colocando em causa a segurança rodoviária. Possíveis riscos:

  • Aquaplaning

Quando a pressão nos pneus está abaixo da recomendada pelo fabricante, o risco de aquaplaning (ou hidroplanagem) aumenta.

  • Travagem

Menor pressão nos pneus aumenta a distância de travagem, sobretudo em piso molhado.

  • Durabilidade

Quando o pneu tem menos pressão, há uma deterioração da sua estrutura global, o que pode levar à deslocação ou rebentamento do mesmo.

  • Consumo de combustível

A pressão insuficiente nos pneus aumenta a resistência ao rolamento. Como consequência, o consumo do combustível aumenta.

  • Funcionamento do veículo

Uma pressão dos pneus superior à recomendada também tem consequências negativas. Nestes casos, todo o peso do veículo é suportado pela banda central, o que provoca um desgaste mais rápido do pneu e dificulta a adaptação às condições da estrada, sobretudo se conduzir com velocidade elevada.

Que pressão devem ter os pneus?

Depende do tipo de veículo. A pressão dos pneus é definida tendo em conta o peso de cada viatura. É por isso que deve cumprir as recomendações do fabricante. Regra geral, a indicação da correta pressão dos pneus encontra-se nas seguintes áreas:

  • Na lateral da porta do condutor
  • Na tampa de abastecimento de combustível
  • No manual do veículo

Importa referir que a pressão dos pneus dianteiros e traseiros pode não ser a mesma. Além disso, o fabricante indica dois tipos de pressão: a pressão normal, para o dia a dia; e a pressão com carga, que deve ser tida em conta quando o veículo circula carregado (por exemplo, em viagens de férias).

Como verificar a pressão dos pneus?

A maioria dos automóveis recentes possui sistemas de controlo da pressão dos pneus que alertam quando não está correta. Porém, esta verificação deve ser também efetuada pelo condutor, mas sempre quando os pneus estiverem frios. Ou seja, quando não tenham sido utilizados nas duas horas anteriores ou, quando tenha percorrido menos de 3 km a uma velocidade baixa. Se precisar de verificar a pressão dos pneus a meio de uma viagem, ou seja, quando estiverem quentes, deve adicionar mais 0,3 bar à pressão recomendada pelo fabricante, reavaliando-a quando os pneus estiverem novamente frios. Tem duas opções de verificação da pressão dos pneus:

  • Numa estação de serviço

Regule na máquina a pressão pretendida e insira o manómetro na haste da válvula do pneu. Aguarde até que a máquina indique que a pressão dos pneus foi atingida.

  • Em casa

Vai precisar de um compressor auto portátil. Contudo, deve utilizar sempre o mesmo compressor em cada verificação, uma vez que diferentes dispositivos podem ter calibrações diversas, o que pode afetar o nível de pressão dos pneus.

Como ajustar a pressão dos pneus?

Caso o manómetro indique um valor acima ou abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo deve ajustar de imediato a pressão dos pneus. Para isso, deverá:

  • Comparar a pressão indicada com aquela que é recomendada pelo fabricante.
  • Se o valor estiver acima ou abaixo do recomendado, introduza a pressão recomendada.
  • Coloque o terminal na válvula do pneu. Quando o valor indicado é atingido, é emitido um sinal sonoro de alerta, e assim saberá que a pressão já se encontra nos níveis programados.

O pneu furou ou rebentou?

Por mais cuidado que tenha com os pneus, os imprevistos acontecem, e um furo não tem dia nem horas marcados. Todos os sócios com assistência em viagem podem beneficiar da Proteção de Avaria. Em caso de esvaziamento ou rebentamento súbito e imprevisto, o ACP assume o custo de substituição do pneu por outro semelhante, bem como a mão-de-obra de instalação, até ao limite de 200€ (IVA incluído), com uma franquia de 30€ (IVA incluído). Se o pneu for reparável, o ACP paga a reparação e a mão-de-obra de instalação, até ao limite de 40€ (IVA incluído, isento de franquia.

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