Que vantagens tem uma teleconsulta?

Cuide da saúde sem sair de casa

Não é propriamente uma novidade, mas a teleconsulta, seja por telefone ou por vídeo, ganhou destaque em Portugal desde que o país entrou no primeiro confinamento devido à Covid-19, em março de 2020. Com o Plano ACP Saúde, todos os sócios podem usufruir de teleconsultas gratuitas de clinica geral, pediatria e psicologia, bem como de outras especialidades a preço reduzido, incluindo o envio de receitas por email ou sms.

Por permitir a realização de consultas sem necessidade de deslocação a um consultório médico, a teleconsulta é a solução ideal para não adiar a sua saúde em contexto pandémico, sem receio de infeção pelo coronavírus. Conheça melhor as vantagens das teleconsultas.

O que é uma teleconsulta?

De acordo com o SNS, a "teleconsulta consiste numa consulta realizada à distância, entre profissionais de saúde ou entre o profissional de saúde e o utente, com recurso às tecnologias de informação e comunicação". Desta forma, utentes e serviços de saúde vêem os seus esforços reduzidos permitindo, também, que o recurso à urgência hospitalar fique mais desimpedido.

Ainda que as teleconsultas não sejam iguais a uma consulta presencial, permitem fazer a triagem de doentes. Através da teleconsulta, o médico pode avaliar sintomas, esclarecer dúvidas e, caso necessário, encaminhar para um serviço presencial, como uma consulta que necessite de uma observação mais minuciosa ou a realização de exames. A teleconsulta torna ainda possível ao médico interpretar resultados de análises e exames, para obtenção de diagnóstico ou de um eventual encaminhamento do paciente para outros exames.

Como é efetuada?

As teleconsultas podem ser efetuadas por telefone ou vídeo. Assim, basta um telefone (no caso das chamadas) ou um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet, no caso das videochamadas.

São várias as áreas da medicina que permitem a teleconsulta. Contudo, cabe ao médico responsável deliberar se estão reunidas as condições para realizar a consulta por este meio, sem que a prestação clínica fique comprometida.

Como efetuar uma teleconsulta com o Plano ACP Saúde

  • Teleconsultas de clínica geral, pediatria e psicologia – ligue 808 22 22 22 (opção 2) e indique o seu número de sócio.
  • Teleconsultas de outras especialidades - ligue para o prestador e indique o seu número de sócio (as consultas de especialidade variam entre 30€ e 39€).

5 vantagens das teleconsultas

As teleconsultas têm vantagens para os especialistas de saúde, bem como para os próprios utentes:

  1. Acesso a uma rede de cuidados (mais) alargada

    Através da teleconsulta, pessoas com mobilidade reduzida podem ter consultas sem sair de casa. Também quem vive em locais mais isolados geograficamente, onde nem todas as especialidades médicas existem, pode ter acesso a cuidados de saúde que, sem a teleconsulta, seria mais difícil ter.

  2. Maior conforto

    Seja por chamada telefónica ou por vídeo, este tipo de consultas pode ser efetuado a partir de casa, no conforto do sofá ou da cama. Desta forma, o utente usufrui não só da comodidade da sua casa, como não tem de enfrentar meteorologia adversa, trânsito ou ter de aguardar em salas de espera.

  3. Menor probabilidade de infeção

    Numa sala de espera para uma consulta com outros utentes, o risco de contrair uma doença infecciosa aumenta, uma vez que há uma exposição maior a bactérias. Com a teleconsulta, esse risco deixa de existir. No atual contexto de pandemia da Covid-19, esta é uma forma de evitar o contágio do vírus, sem deixar de continuar a cuidar da saúde.

  4. Maior satisfação do utente

    Ir a uma consulta presencial implica deslocação, tempo no trânsito e esperar pela vez. Pelo contrário, na teleconsulta, toda esta logística é evitada, o que pode criar maior satisfação.

  5. Redução de custos

    As teleconsultas permitem que o utente reduza os custos inerentes à deslocação.

 

Um plano de saúde ao seu lado

A saúde não deve ficar em segundo lugar. É por isso que o Plano ACP Saúde é tão importante para os sócios ACP, visto que permite usufruir de apoio na saúde sempre que é necessário.

Gratuito para todos os sócios, este plano oferece teleconsultas gratuitas (por chamada ou vídeo) de clínica geral, pediatria (24h) e psicologia (por marcação) com envio de receituário e muitas outras vantagens.

Os sócios ACP têm ainda a possibilidade de ter teleconsultas de outras especialidades médicas a preço reduzido. Se ainda não é sócio ACP, está na hora de se juntar ao clube e beneficiar destas e de outras vantagens para a sua saúde.

CONHEÇA O PLANO ACP SAÚDE

scroll up