Quanto custa carregar um carro elétrico?

O ACP ajuda-o a fazer as contas

Esta é uma das questões mais prementes para quem pretende aderir à eletrificação. Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico? Atendendo à diversidade de opções, o ecossistema de preços revela-se mais diverso (e complexo) do que nos carros a diesel ou a gasolina. No entanto, existem múltiplas dicas úteis para calcular este valor — nos postos da rede pública ou nos carregadores domésticos, por exemplo.

O que influi no custo ao carregar um carro elétrico?

Antes de aderir à mobilidade elétrica, é imprescindível perceber quais as condições necessárias para assegurar os carregamentos e qual o preço. Para esse cálculo, é necessário ter em consideração algumas variáveis:

  • Tipo de carregamento: a potência selecionada afeta diretamente o custo. Por exemplo, os postos de carregamento rápido e ultrarrápido (com uma potência a 22 kWh) aplicam, regra geral, preços mais caros do que os de carregamento normal (com potência igual ou inferior a 22 kW).
  • Local de carregamento: o preço do uso do posto, que pode ser por kWh, por minuto ou por ambos, é especifico de cada posto (no caso da rede pública de carregamento) e pelas condições contratuais de fornecimento de energia, ou no caso das redes de carregamento privadas, pelo preço de carregamento definido por cada uma.
  • Taxas e impostos: neste âmbito, é necessário ter em conta a Tarifa da EGME aplicável aos OPC e CEME, bem como a taxa definida pela ERSE, em vazio e fora de vazio. Além disso, englobam-se aqui impostos de consumo, como o Imposto Especial sobre o Consumo de Energia Elétrica (IEC) e o IVA.

Quanto custa, em média, o carregamento em Portugal? E nos restantes países europeus?

O European Alternative Fuels Observatory (EAFO), da Comissão Europeia, afirma que existem dois princípios gerais aplicáveis aos países europeus, relativamente ao custo de carregar um carro elétrico:

  • O carregamento com potência normal, em casa, é a opção mais económica.
  • O carregamento de elevada potência (rápido) é a alternativa mais cara, no mercado atual.

Da mesma forma, este observatório conclui que a generalidade dos utilizadores de veículos elétricos recorre a uma mistura de carregamentos em casa e de opções (semi)públicas e assegura que mais de 70% dos carregamentos na Europa são efetuados em casa ou no trabalho.

Tendo em consideração as variáveis supramencionadas, o Eurostat definiu, em média, o custo de carregar um carro elétrico em casa, nos vários países europeus.

No caso dos postos públicos, os dados apresentados pelo EAFO revelam que, em Portugal, o custo da energia para carregar um carro elétrico oscila:

  • Carregamento AC (normal): entre 0,09€ e 0,58€/kWh
  • Carregamento DC (rápido): entre 0,05€ e 0,66€/kWh

A este valor acresce o custo da utilização do próprio posto:

  • Carregamento AC (normal): entre 0 e 0,44 €/min
  • Carregamento DC (rápido): entre 0,01 e 0,44 €/min

E o custo de ativação:

  • Carregamento AC (normal): entre 0,17 e 3,1€/sessão
  • Carregamento DC (rápido): entre 0,17 e 3,1€/sessão

Todos os valores acima apresentados remontam a Janeiro de 2024, última atualização dos dados feita pelo EAFO.

Para saber com precisão, a opção mais económica de carregamento nos postos públicos, é aconselhável utilizar uma aplicação, como a ACP Electric. Fica a conhecer quais as melhores alternativas para o seu veículo e pode ainda calcular antecipadamente as tarifas, considerando a variação do custo do carregamento, em função do valor de utilização por minuto.

Quanto custa percorrer 100 km com um automóvel elétrico?

Para responder a esta questão é necessário identificar a média de consumo do veículo em análise. Tendo em consideração os valores em vários modelos de automóveis, podemos assumir, como referência, um consumo médio de energia de 16 kWh/100 km.

Tendo por base um preço de 0,21€/kWh (custo médio para carregamentos domésticos em Portugal) conclui-se que um trajeto de 100 km custa 3,36€. Por sua vez, considerando 0,43€/kWh, por exemplo, uma viagem de 100 km já custaria 6,88€. Estas tarifas de carregamento doméstico podem ser substancialmente melhoradas recorrendo a um preçário bi-horário e também à parceria ACP - Goldenergy.

Compare o custo de carregar um carro elétrico com o preço de abastecer uma viatura com motor de combustão interna:

  • Para um veículo a gasolina, com consumo médio de 5,8 litros/100 km e assumindo o preço de gasolina de 1,768€/L, a viagem custa 10,25€.
  • No caso de um automóvel a diesel, com consumo médio de 5,2 litros/100 km e assumindo um custo de 1,8635€/L de gasóleo, um percurso de 100 km custa 8,5€.
    (Valores de referência, e meramente ilustrativos, em outubro de 2025)

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