5 problemas de saúde comuns no verão

Soluções práticas e simples, esteja onde estiver

O verão e, especialmente as férias, pedem tranquilidade e descanso. Mas há sempre contratempos. Com a saúde não se pode facilitar, por isso saiba quais as principais ameaças de verão, para que possa estar mais bem preparado e defendido contra eventuais surpresas menos agradáveis de saúde ou pequenos acidentes.

Problemas de pele

As queimaduras solares são dos problemas mais comuns no verão. Mas também surgem frequentemente alergias e doenças de pele, como eczemas, irritações ou erupções cutâneas resultantes de vários riscos como exposição solar e picadas de insetos.

Soluções

  • Protetor, loção pós solar e creme reparador
  • Repelentes de insetos e anti-histamínico pós picadas

Constipações de verão

Os vírus e constipações também continuam ativos no verão. Muitas vezes devido aos contrastes abruptos de temperaturas e uso do ar condicionado.

Soluções

  • Analgésico, antipirético e anti-inflamatório, contra dores e febre
  • Anti-histamínico nasal (se estiver habituado a tomar)
  • Solução oral de reidratação

Inflamação de olhos e ouvidos

O verão traz também as comuns inflamações de olhos e de ouvidos causadas por alergias, cloro de piscinas, sal do mar e pelos mergulhos atrás de mergulhos, especialmente nos mais novos.

Soluções

  • Colírio oftálmico descongestionante
  • Para os ouvidos, caso mergulhe, vale mais prevenir e usar tampões.

Desidratação

Dores de cabeça provocadas pelo menor descanso, pela desidratação ou pelo maior número de atividades e esforço sob sol intenso.

Soluções

  • Leve sempre consigo água. Não se esqueça de beber mais quantidade do que o habitual como forma de prevenção
  • Os habituais analgésicos e anti-inflamatórios contra dores.

Aparelho digestivo

Problemas de estômago e intestinos causados por bebidas ou alimentos contaminados (o calor ativa a deterioração dos alimentos).

Soluções

  • Regulador da flora intestinal contra diarreia
  • Laxante, anti-prisão de ventre, anti-enjoo e anti-ácido.

Atenção aos mais novos

Nas idades mais tenras, surgem com mais frequência os habituais “percalços” próprios da juventude, como algumas doenças típicas - o sarampo ou a varicela, por exemplo.

Mas surgem também problemas ligados ao maior número de atividades físicas que a época proporciona e que podem levar a pequenos-grandes acidentes, como quedas, entorses, luxações ou fraturas.

Mantenha-se sempre atento às brincadeiras e não deixe de levar as ajudas mais imprescindíveis, como compressas, algodão, pensos rápidos e desinfetante para feridas.

No estrangeiro

Lembre-se que a crescente tendência para gozar férias no estrangeiro traz consigo o perigo de diversas condições que colocam uma maior pressão no sistema imunitário, desde os voos à alimentação, incluindo vírus e condições ambientais distintas que deverão ser tidas em conta, de acordo com as características e a idade de cada pessoa.

Não se esqueça de levar o cartão ACP consigo

Por fim, para umas férias ainda mais tranquilas, leve consigo o seu cartão ACP. Com ele, tem saúde gratuita em todo o país, médico ao domicílio, na casa de férias ou no hotel, incluindo assistência médica no estrangeiro, para si e para os seus filhos e netos menores.

Saiba mais

scroll up