Parece uma ideia descabida saber como partir o vidro de um carro. Até ao dia em que um imprevisto ocorre, como um acidente ou despiste, e a única forma de sair do automóvel passa por partir o vidro. Por isso, é essencial saber como agir. Partir o vidro do carro parece simples. Mas não é. Saiba o que ter em conta e como o fazer.
Diferentes tipos de vidros num automóvel
Sabia que os vidros de um automóvel não são todos iguais? Devido à sua localização e às características dos carros, alguns são temperados e outros laminados, o que tem influência na dificuldade ao parti-los:
- Vidro para-brisas: por se encontrar na parte frontal do automóvel, está desenhado para aguentar os impactos de um acidente. Por isso, é o vidro mais difícil de partir. Trata-se de um vidro laminado.
- Vidros laterais: quando comparados com o vidro para-brisas, são mais fáceis de partir. São vidros temperados, sendo os mais indicados para partir.
- Vidro traseiro: tal como os laterais, o vidro traseiro também é um vidro temperado. Contudo, é mais resistente, uma vez que, em geral, possui resistências metálicas que permitem desembaciá-lo.
Como saber que tipo de vidro se trata
Para ter a certeza que tipo de vidro tem no seu automóvel, pode verificar a indicação num dos cantos inferiores das janelas laterais. Regra geral, consta uma indicação e sobre se são vidros temperados ou laminados. Porém, se esta informação estiver ausente, pode informar-se junto da marca do veículo.
O que deve preparar em caso de emergência
Caso necessite de partir um vidro do carro, convém:
- Saber que tipos de vidro tem o carro. Lembre-se que, de preferência, deve optar sempre pelo vidro que for temperado, por ser o mais fácil de partir.
- Ter uma ferramenta para partir o vidro do carro, como um martelo de emergência. Deve testá-la anteriormente, para garantir que realmente é capaz de quebrar o vidro e guardá-la num local acessível, como o porta-luvas ou a bolsa da porta do carro.
- Ter um plano de fuga. O plano de emergência deve ser partilhado com os restantes ocupantes do carro, para que não haja confusões e não aumente o tempo de saída do veículo.
- Ter um plano alternativo, caso a ferramenta destinada a partir o vidro do carro não funcione ou não possa ser usada.
Como partir o vidro do carro
Caso necessite de partir o vidro do carro, siga estes passos:
- Mantenha a calma
Seja qual for o motivo, mas sobretudo se estiver numa situação em que as portas e as janelas não abram. Avalie a situação e perceba qual o vidro a partir (de preferência, opte pelos vidros temperados).
- Proteja-se
Quando partir o vidro do carro utilize, por exemplo, um dos tapetes para proteger a cara e o corpo. Ponha-o à sua frente, de modo a evitar cortar-se com vidros que saltem.
- Parta o vidro a partir de um dos cantos
Evite começar a partir o vidro do carro pelo centro. Faça-o num dos cantos, sobretudo se se tratar de um vidro lateral. O vidro é menos resistente nesses locais. Em último caso, se não tiver uma ferramenta para partir o vidro do carro, utilize, por exemplo, o encosto de cabeça do banco, utilizando os ferros que servem para ajustá-lo.
- Retire os vidros que ficam na parte inferior da janela
Evite, assim, cortar-se ao sair pela janela. Mas atenção, não o faça com as mãos. Utilize, por exemplo, o tapete.
Proteja-se a si e ao seu carro
Um seguro automóvel pode proteger muito mais do que apenas o carro. Em caso de acidente, pode também protegê-lo a si. O Seguro Automóvel ACP protege-o contra terceiros, contra avarias, furos e assistências ilimitadas, por 10,99€/mês. Caso pretenda complementar o seu seguro com outras coberturas, o ACP disponibiliza opções com preços competitivos, com vantagens para si e para o seu automóvel.
Conheça todas as vantagens do Seguro Automóvel ACP
MAIS INFORMAÇÕES