A proteção do ambiente é uma preocupação de todos, e as empresas têm um papel de destaque nesta missão. Uma das mudanças decisivas diz respeito às opções de mobilidade sustentável. Substituir frotas de veículos a combustão por carros elétricos não é, certamente, uma tarefa fácil. Mas há vários apoios que tornam viável optar por carros elétricos para empresas.
Incentivos financeiros do Estado
Da mesma forma que os particulares recebem incentivos à compra de veículos elétricos, também as empresas podem aceder a este apoio. Importa salientar que não é indiferente se se trata de um carro 100% elétrico ou de um híbrido:
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Carros 100% elétricos
Através do Fundo Ambiental, o Estado disponibilizou um incentivo de 6.000€ em 2022 para a aquisição ou locação financeira de um veículo ligeiro de mercadorias 100% elétrico. Este apoio estava limitado a um total de 150 veículos ou a um gasto global de 900.00€.
Uma empresa podia, contudo, candidatar-se a dois incentivos numa candidatura única ou repartida, segundo o despacho do Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022.
Em 2023 continuará a haver apoios. A regulamentação específica define os termos, possíveis de consultar nos sites da Mobi.E e do Fundo Ambiental.
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Carros híbridos
Com a clara aposta nos veículos de emissões nulas, o Estado não contempla apoio monetário à aquisição ou locação de veículos híbridos, mesmo tratando-se de híbridos plug-in.
Incentivos fiscais
Em matéria fiscal, os incentivos já contemplam os carros elétricos para empresas e híbridos. As isenções ou reduções fiscais abrangem vários impostos, daí a importância de os analisar com atenção.
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Tributação autónoma
Os carros 100% elétricos para empresas estão isentos deste imposto em 2022. No entanto, na proposta do OE para 2023, os veículos elétricos mais caros, com valor de aquisição igual ou superior a 62.500 euros (montante que corresponde ao valor de aquisição elegível para efeitos da dedução dos custos de aquisição de veículos elétricos em sede de IVA) passam a ser tributados autonomamente à taxa de 10%.
No caso dos carros híbridos plug-in que tenham uma autonomia mínima em modo elétrico de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km, há lugar ao pagamento de tributação autónoma com taxas específicas consoante o preço:
- 5% para viaturas com custo de aquisição inferior a 27.500€.
- 10% para viaturas com custo de aquisição igual ou superior a 27.500€ e inferior a 35.000€.
- 17,5% para viaturas com custo de aquisição igual ou superior a 35.000€.
Também neste campo há alterações previstas no OE 2023: as taxas tributadas passam a ser mais benéficas: de 2,5%, 7,5% e 15% para os mesmos intervalos de preços de aquisição.
De acordo com o documento, serão abrangidas até 12.500 empresas num custo orçamental global de 5 milhões de euros.
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Imposto sobre Veículos - ISV
Os carros 100% elétricos para empresas estão isentos do pagamento de ISV. Já os veículos híbridos têm várias benefícios previstos:
- Redução de 75% para híbridos plug-in, desde que tenham autonomia mínima em modo elétrico de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.
- Redução de 40% para veículos híbridos com autonomia mínima em modo elétrico de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.
- Imposto Único de Circulação - IUC
Também neste caso há distinção entre veículos totalmente elétricos e híbridos. Os carros elétricos para empresas estão isentos do IUC e os híbridos têm de pagar este imposto, mesmo sendo plug-in.
- Imposto sobre o Valor Acrescentado - IVA
No caso do IVA, tanto para os carros elétricos para empresas como para os híbridos plug-in, há lugar à dedução total do imposto, estando em causa despesas relacionadas com:
- Aquisição, fabrico ou importação, locação e transformação de viaturas ligeiras de passageiros ou mistas elétricas ou híbridas plug-in, quando consideradas viaturas de turismo, cujo custo de aquisição não exceda 62.500€ ou 50.000€, respetivamente.
- A eletricidade despendida com híbridos plug-in ou carros elétricos para empresas.
- Gastos dedutíveis
Aceitam-se como gastos as depreciações das viaturas ligeiras de passageiros ou mistas, na parte correspondente ao custo de aquisição ou ao valor de reavaliação. Até 62.500€, no caso dos carros elétricos para empresas, e 50.000€ para veículos híbridos plug-in.
Outras vantagens dos carros elétricos para empresas
Além dos apoios concedidos especificamente pelo Estado, as empresas podem usufruir, igualmente, de isenção ou de descontos no estacionamento em alguns municípios. Para confirmar quais os concelhos abrangidos, consulte a lista Mobi.E.
Compensa investir num carro elétrico para empresas? A melhor forma de avaliar é verificar o indicador “custo total de propriedade” (ou TCO – total cost of ownership). Entram aqui despesas como o combustível/energia, a depreciação, os impostos - incluindo tributação autónoma e IVA - seguros e manutenção.
De acordo com o LeasePlan Car Cost Index, o custo total de propriedade dos carros elétricos é, em Portugal, o mais económico. O estudo conclui que o TCO médio mensal para o segmento D2 (médio familiar premium) é de 891€ para os elétricos (cujo preço de aquisição é, em média, mais elevado - ler artigo Hybrid v electric cars: What’s the cheapest and most sustainable choice?). Por sua vez, o dos híbridos plug-in situa-se nos 1.246€ (e o dos carros a diesel ascende aos 1.445€).
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