Como tirar nódoas dos estofos do carro

Mantenha o seu automóvel limpo e cuidado

As nódoas nos estofos do carro são uma dor de cabeça. E com descapotáveis ainda mais. Mas acidentes acontecem — sobretudo com crianças. O lado positivo é que há forma de eliminar a maioria das nódoas dos estofos do carro. Mas antes, deixamos-lhe uma dica: toalhitas de bebé. Passar uma toalhita destas numa nódoa recente dos estofos pode facilitar a sua limpeza.

3 soluções para ter os estofos do carro sem quaisquer nódoas

Se quer ter a certeza de que nos estofos não cai uma única nódoa, o melhor é comprar uma capa para os proteger. Algo muito importante para evitar a desvalorização do carro. Não é a opção esteticamente mais interessante, mas é a que mais protege. Ainda assim, há formas de contornar a maioria das nódoas.

  1. Saiba que produto aplicar
    Importa saber que produtos pode ou não usar nos estofos do carro. Afinal, ninguém quer que a “emenda seja pior que o soneto”. Para bancos em pele basta utilizar água, sabão neutro e um pano de microfibras. Para estofos em tecido utilize um detergente multiusos ou para máquina de lavar a roupa (não utilize detergentes de para lavar roupa à mão, porque fazem demasiada espuma). Utilize uma escova de pelo macio (como uma escova de dentes), uma esponja e um pano de microfibras.

  2. Faça uma limpeza geral
    Antes de se focar na nódoa, aproveite para limpar o interior do habitáculo. Desta forma, garante que o pó não levanta e entranha na(s) nódoa(s). Além disso, a higiene previne doenças e mantém a longevidade do veículo. Por isso, aspire bem todo o veículo antes de iniciar a limpeza.

  3. Dedique-se à nódoa
    Consoante o tipo de estofos do carro, proceda da seguinte forma. Para bancos em pele dilua um pouco de sabão neutro em água morna. Com um pano de microfibras, esfregue cuidadosamente os bancos. Para terminar, use um pano de microfibras seco. Para estofos em tecido comece por colocar um pouco do detergente na nódoa, deixando atuar alguns minutos. Num recipiente, dilua mais um pouco de detergente em água morna. Com a ajuda de uma esponja, espalhe a mistura em todo o tecido, mas sem que este fique encharcado. Lave o tecido com uma escova de pelo macio, esfregando cuidadosamente no local da nódoa e no seu redor. Termine a limpeza com um pano de microfibras húmido, passando em seguida um pano idêntico seco. Enquanto o tecido seca, deixe as portas e/ou as janelas do carro abertas.

Nódoas difíceis, truques tradicionais

Há nódoas que persistem nos estofos do carro, por muito que esfreguemos. Como as nódoas de chocolate, gordura, leite ou tinta. Além das sugestões que já lhe indicámos, fixe estas dicas:

  • Nódoas de chocolate

Muito importante — não passe um pano assim que o chocolate caia nos estofos do carro. Deixe que seque, para que o chocolate endureça. Com a ajuda de uma espátula, retire então o chocolate. De seguida lave com uma mistura de detergente de roupa com vinagre (nas mesmas proporções). Esta dica é igualmente útil para tirar pastilhas elásticas.

  • Nódoas de gordura

Existem vários produtos anti-gordura no mercado. Porém, aplique-o primeiro numa zona dos estofos do carro que não esteja à vista, para perceber se é indicado para o tecido em causa. Mas pode optar por produzir um produto para remover este tipo de nódoas: verta, sobre ela a nódoa pó de talco ou farinha e deixe que a gordura seja absorvida. Lave em seguida com uma mistura à base de detergente da de loiça (muito pouca quantidade) com sumo de limão.

  • Nódoas de leite

Misture vinagre com álcool e embeba um algodão na mistura. Passe-o pela nódoa. De seguida, proceda à lavagem normal. Neste tipo de nódoas, as toalhitas de bebé são também uma boa ajuda na sua remoção.

  • Nódoas de tinta

Nódoas de caneta nos estofos do carro não acontecem só a quem tem crianças pequenas (ainda que, nestes casos, as probabilidades sejam maiores). Para este tipo de nódoas, embeba um algodão em leite quente e passe sobre o risco. Embora desapareça, vai ficar uma nódoa de leite (que já sabe como tirar).

 

Limpeza profissional 

Os estofos do seu carro precisam de uma limpeza mais profunda? Uma atenção maior do que apenas o exterior? Os Serviços Rápidos ACP dão-lhe uma ajuda. Pode escolher entre lavagem normal (lavagem manual e aspiração), prestígio (lavagem manual, enceramento, aspiração e limpeza de estofos) ou prestígio plus (lavagem manual, aspiração, limpeza e hidratação de estofos em pele). As nódoas ficam por conta do ACP, para que possa usufruir das suas viagens sem preocupações e sem nódoas. 

Conheça os Serviços Rápidos ACP
Saiba mais

scroll up