20 dicas para poupar gás em casa

Ideias simples e eficientes para toda a família

A poupança energética é uma preocupação global. Mas as questões de eficiência energética, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de combustíveis fósseis, como é o caso do gás natural, também interessam a todas as famílias.

Não só por pela otimização do consumo de combustíveis fósseis, em que todos podemos contribuir, mas também pela poupança na conta de gás mensal.

Fique com várias dicas de poupança no gás e uma solução que vai fazer a diferença na sua carteira: a parceria ACP/Goldenergy, que garante aos sócios ACP a tarifa mais baixa do mercado.

Simule o seu consumo no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e confira qual a tarifa mais barata. Mesmo que a sua tarifa ACP/Goldenergy não se encontre na mais económica, a garantia do seu clube e da Goldenergy é cobrir sempre a melhor oferta. Aproveite este (bom) negócio.

Poupar gás na cozinha

  1. Seja Eficiente

    Cerca de 50% do consumo de energia das casas ocorre na cozinha e na casa de banho. Use o gás o menor tempo possível. Antes de acender o fogão ou o forno a gás tenha tudo preparado: legumes cortados (em pedaços pequenos para facilitar a confeção), refogado a postos, peixe e carne temperados. Ser eficiente na cozinha é uma arte. Vai facilitar-lhe a vida e ajudar a poupar no gás.

  2. Escolha o queimador certo consoante o tamanho do tacho

    Cozinhe sempre num queimador adequado ao tamanho da panela. Não é por escolher um queimador grande para um tacho pequeno que vai cozinhar mais depressa. Aliás, os queimadores de gás mais pequenos consomem até 10% menos de gás.

  3. Tape os tachos

    Para acelerar a fervura, o melhor é usar uma tampa. Assim aproveita melhor a energia do gás e ferve em menos tempo.

  4. Água certa para a fervura

    Não adianta usar uma grande quantidade de água para uma pequena quantidade de massa, por exemplo. Também a quantidade de água a ferver deve ser otimizada, com proveitos na diminuição do tempo que precisa para cozer os alimentos.

  5. Baixe o lume quando começar a ferver

    Quando os seus preparados começarem a ferver reduza a intensidade da chama. Manter a chama alta não vai fazer com que os alimentos fervam mais depressa.

  6. Verifique a cor da chama

    Azul é a cor desejada. Se a cor da chama for amarela ou laranja pode significar que o seu fogão tem obstrução nas passagens de ar ou de gás. Isto significa que está a queimar mais gás do que aquele que está a utilizar na confeção.

  7. Use e abuse da panela de pressão

    Sempre que possível cozinhe neste tipo de panela. Necessita de menos gás para aquecer e cozinha os alimentos mais rapidamente. A sua utilização permite uma poupança energética que pode chegar aos 15%.

  8. Finalize a confeção em modo "automático"

    Desligue o fogão um pouco antes do tempo de confeção. Esse é o modo “automático” que todos os tachos possibilitam. O calor acumulado vai encarregar-se de terminar a confeção. O mesmo vale para o forno.

  9. Não esteja sempre a abrir o forno

    Caso opte por cozinhar no forno seja paciente. Evite abrir a porta para verificar se os alimentos estão cozinhados. Sempre que o fizer está a desperdiçar até 20% da energia.

  10. Aproveite a capacidade do forno

    Em vez de utilizar dois aparelhos (o fogão e o forno), aproveite o espaço disponível no forno e cozinhe os acompanhamentos, por exemplo, numa gaveta diferente do forno.

  11. Se vai ter ligado o forno mais de uma hora não precisa de o pré-aquecer

    Muitas vezes ligamos o forno e temos de esperar alguns minutos para que este atinja a temperatura desejada. Se para algumas refeições isto é verdade, para uma confeção com uma duração superior a uma hora não é necessário pré-aquecer o forno. Assim vai poupar tempo, energia e gás.

  12. Distribuição uniforme

    Se está a olhar para catálogos de fornos a gás, opte por um forno com ventilação interna. Esta função permite uma distribuição uniforme do calor e, deste modo, está a aproveitar de modo mais eficiente a sua fonte de energia.

Quer poupar dinheiro na conta do gás?
Saiba como 


Poupar na casa de banho

  1. Evite os banhos de imersão

    Por muito apetecíveis que sejam, significam um consumo de água e gás insustentável. Para um consumo eficiente exigem-se comportamentos eficientes: um duche rápido é mais ecológico e a sua carteira agradece.

  2. Menos de 10 minutos

    Duches rápidos gastam menos do que banhos de imersão – todos sabemos disso. Mas quanto tempo? Depende de cada um, mas fixe esta medida: se conseguir tomar banho em menos de 10 minutos pode reduzir em cerca de 6% a sua fatura de gás natural.

  3. Desligue a água enquanto se estiver a ensaboar

    São incompatíveis numa otimização de recursos. Ou se molha ou passa o champô/gel de banho. Desligue a água que não está a ser aproveitada.

  4. Diminua a temperatura da água na caldeira e no esquentador

    Se tiver o esquentador ou a caldeira programada para uma temperatura muito elevada, já sabe o que tem de fazer. Não, não é ligar a água fria na misturadora para gastar ainda mais água. É diminuir a temperatura no esquentador e na caldeira para gastar menos gás e ter a mesma temperatura.

Poupar gás na climatização

  1. Isolar, isolar, isolar!

    Se o sistema de aquecimento da sua casa for a gás é importante garantir um bom isolamento térmico. O que é que isso significa? Janelas e portas calafetadas, uma caixilharia eficiente e vidros duplos. A ideia é reter a temperatura e não permitir que o seu investimento em conforto, literalmente, se vá embora pelas portas e janelas.

  2. Não exagere no calor

    Se lá fora estão 13°C imagine o esforço que os seus equipamentos a gás terão de despender para manter a temperatura interior a 27°C! Além de que, quando sair cá para fora, a diferença de temperatura vai ser prejudicial à saúde. No inverno programe a temperatura dos seus aparelhos para uns “saudáveis” 20°C. Se precisar, use um casaco ou uma manta. É que esses não consomem gás nem queimam combustíveis fósseis…

  3. Não climatize divisões “desertas”

    Fim de semana em casa e tem planeada uma maratona de Senhor dos Anéis. Três grandes filmes num total de quase nove horas e meia de cinema. Antes de se sentar/deitar no sofá o melhor é desligar o aquecimento dos quartos onde não vai estar. Utilize apenas o aquecimento nas divisões onde está. Assim vai garantir que será o destinatário do seu investimento em climatização.

  4. Manutenção dos equipamentos em dia

    O interesse de ter um aquecimento central a gás é que funcione corretamente. Para isso assegure-se que tem a manutenção dos seus aparelhos em dia. Se os seus aparelhos a gás estão a gastar mais do que quando os adquiriu, pode significar que está na hora de chamar o um técnico.

Curiosidades sobre o gás natural

Sabia que:

  • Existem cerca de 1,3 milhões de consumidores de gás natural em Portugal Continental.
  • O gás natural entra no nosso país por duas vias: por terra e por mar. Por terra entra em Campo Maior, por um gasoduto com origem na Argélia que passa por Marrocos, Estreito de Gibraltar, Tarifa (Espanha), Córdoba e Badajoz. Por mar entra na sua forma líquida (gás natural líquido ou GNL) no terminal de Sines. O gás que chega a este porto alentejano tem várias origens: Nigéria, Qatar, Guiné Equatoria ou Trinidad e Tobago.
  • Para o gás natural gasoso passar ao estado líquido tem se baixar a temperatura para uns gélidos -162°C.
  • 75% do gás natural consumido em Portugal vem por terra, via gasoduto. Os restantes 25% vêm por mar, passando ao estado gasoso e à distribuição no terminal de Sines.
  • O gás natural não tem cheiro? O típico “cheiro a gás” é tetra hidro teofeno, um composto à base de enxofre que é adicionado quando o gás natural passa para as redes de distribuição.

Poupe com o ACP e dê mais gás à sua poupança

Se está a gastar mais do que desejaria na sua fatura de gás temos uma última dica para si.

Todos os sócios ACP têm a tarifa mais baixa do mercado com a oferta ACP/Goldenergy. E se encontrar mais barato, igualamos a diferença. 

Conheça mais esta vantagem e dê gás à sua poupança
QUERO SABER MAIS

scroll up