Compras online: manual de boas práticas

Como comprar em segurança através da internet

As compras online são uma forma de aquisição à qual cada vez mais portugueses recorrem. De acordo com dados da SIBS, entre março de 2019 e março de 2020, as operações de comércio eletrónico cresceram entre 7% (setembro 2019) e 13% (fevereiro 2020) em relação a período homólogo sofrendo, naturalmente, uma quebra de 20% em março de 2020 em virtude da contração económica provocada pela pandemia de COVID-19.

Seja como for, as compras online têm ganho cada vez mais confiança por parte dos consumidores. Por isso, é fundamental ter em conta uma série de boas práticas, para que o possa fazer com toda a segurança.

O que deve saber

Os pagamentos online estão, normalmente, associados a um cartão. É, por isso, fundamental conhecer as condições gerais de utilização do mesmo e, caso tenha dúvidas, deve contactar a instituição que o emite. Por outro lado, ao fazer compras online terá que indicar os dados desse cartão. Assim, tome as seguintes precauções:

  • Limite o cartão a utilizar

Utilize um cartão com saldo limitado e recarregável (cartões pré-pagos), com sistema de dupla autenticação através de sms (3D Secure) ou ainda cartões virtuais com validade e montantes limitados (cartões MB Net através da aplicação MB Way).

  • Não divulgue informação pessoal

A sua palavra-passe, dados do cartão de cidadão ou dados do cartão de pagamento devem ser protegidos, a não ser que tal seja imprescindível para a compra online e para sites que ofereçam segurança. Dados pessoais devem ser isso mesmo, pessoais e intransmissíveis. Desconfie de quem lhos peça, mesmo aparentando ser um site confiável.

  • Use o seu computador/smartphone pessoal

Computadores partilhados em aeroportos ou cibercafés não são equipamentos seguros para efetuar compras online.

  • Garanta ligações sem fios protegidas

A maior parte dos nossos dispositivos estão ligados à internet sem fios. É, por isso, importante usar protocolos como WPA2-PSK e WPA-TKIP. Para mais informações contacte o seu fornecedor de internet.

  • Seja criativo nas palavras-passe

Não use a mesma palavra-passe para todas as suas contas. Utilize palavras que se possa recordar, mas nunca as famosas sequências de números (123456) ou letras (ABCDEF). As datas de aniversário ou os nomes de familiares também devem ser evitados. Finalmente, não partilhe as suas palavras-passe com terceiros, não as escreva num papel, nem as envie por email ou telemóvel.

  • Utilize antivírus e firewall e mantenha-os atualizados

Para sua segurança é importante instalar antivírus no seu computador e utilizar apenas programas originais, mantendo as aplicações atualizadas. Utilize também um programa de firewall para filtrar o tráfego da internet.

  • Procure símbolos de segurança

Os seus pagamentos devem ser apenas junto de entidades que demonstrem credibilidade. Um primeiro sinal está no próprio endereço de internet: o “s” no final de https://. Significa que essa ligação é segura (“s” significa secure). Se existir um símbolo de um cadeado na barra inferior ou superior da janela do site é também sinal de segurança.

  • Procure referências

Se está prestes a efetuar uma compra num site pela primeira vez é aconselhável (e faz parte do senso comum) que procure referências de outros utilizadores, não só no site onde está a efetuar a compra, mas também num motor de busca como o Google, por exemplo. Por outro lado, tal como numa loja física, é importante ter referências da experiência de familiares e amigos que já tenham feito compras nesse site. Confirmar a credibilidade de quem está a vender é da sua responsabilidade.

  • A loja online tem endereço físico?

Procure um contacto telefónico, email, fax e morada. Tenha especial atenção a lojas online apenas com contactos de número de telemóvel.

  • Guarde os registos das transações

Estas incluem não só o comprovativo de compra online, mas também o endereço do site. Retire e conserve uma foto do ecrã (“printscreen” ou “screenshot”) respeitante à operação. Verifique também o extrato da conta, para poder confirmar se todas as transações estão corretas.

  • Siga os conselhos do fabricante

Neste caso, da entidade que emite o cartão, seja ela o seu banco ou uma outra instituição de crédito.

Se alguma coisa correr mal…

Contacte imediatamente a entidade emissora do cartão sobre qualquer utilização indevida, perda ou roubo. Pode fazê-lo junto dos contactos da instituição ou ou através da base de dados do Banco de Portugal.


Os descontos do seu clube

O portal de ACP descontos tem como finalidade oferecer aos sócios ACP as melhores oportunidades de compras online. Este é um portal de total confiança que lhe permite poupar centenas de euros e obter vantagens e descontos em grandes marcas, dos mais diversos produtos.

poupe com acp descontos

scroll up