5 hábitos saudáveis que aumentam a esperança de vida

Siga estes conselhos e viva melhor

Na base de uma boa qualidade de vida, residem um conjunto de hábitos saudáveis diários e rotinas que possuem um papel fundamental no fomento da esperança de vida. Conheça os principais.

Para uma proteção acrescida da sua saúde, o ACP oferece a todos os sócios o Plano ACP Saúde, com acesso a consultas e exames médicos a preços reduzidos em mais de 18.000 prestadores privados de saúde. Se ainda não é sócio, pode aderir a este plano por apenas 4€/mês, ficando de imediato sócio do clube.

1. Corpo são em mente sã

Deixe para trás os maus hábitos e estabeleça novas metas.

Rotinas diárias saudáveis, como a alimentação equilibrada, a prática regular de exercício físico e tempo para o lazer e convívio são elementos-chave para aumentar a esperança média de vida e viver diariamente com mais qualidade.

Exames regulares e acompanhamento médico sempre que necessário são igualmente essenciais para uma maior longevidade.

2. Alimentação adequada

Uma alimentação equilibrada proporciona mais saúde, energia e bem-estar. Quando as necessidades nutricionais estão preenchidas, o corpo trabalha melhor, tornando-se mais funcional. Siga estes conselhos:

  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes porque são fontes de vitaminas, minerais e fibras — essenciais para várias atividades do organismo.
  • Consuma hidratos de carbono complexos: cereais, pão, massas integrais, tubérculos e raízes, fontes de energia e de nutrientes.
  • Evite o sal e o açucar. Todos ingredientes abundantes em muitos dos alimentos embalados que compramos, dos salgados às bolachas.
  • Prefira as proteínas de carnes magras, leite e derivados desnatados, ovos e leguminosas, uma vez que estas possuem uma função reparadora dos tecidos e órgãos.
  • Evite doces, alimentos processados, "fast-food", gorduras, fritos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Caso esteja a tomar medicação, conheça algumas das combinações de risco entre medicamentos e alimentos.

3. A importância do exercício físico

O exercício regular, além de tornar o corpo mais elegante, tonificado e ágil, é um excelente protetor do sistema cardiovascular e um fator importante para aumentar a esperança de vida. A atividade física é também responsável pela estimulação de substâncias que promovem sensações de prazer e relaxamento.

Por isso, entre as diversas opções, escolha e pratique atividades de que goste, porque todas são positivas.

4. Diversão e convívio

A sociabilidade, o relacionamento e o convívio são necessários ao bem-estar psíquico e físico. Sabemos que a solidão não é saudável.

A vida em grupo possibilita crescimento, divertimento, lazer, cria oportunidades e ajuda nos momentos difíceis.

5. Exames e acompanhamento médico regular

É importante controlar a sua saúde. Faça um exame global uma vez por ano, de modo a garantir a prevenção de diversas doenças. Perante alguma alteração nos resultados, o médico deverá pedir exames complementares. Quanto mais cedo for descoberto o problema, mais eficaz será o tratamento.

O acompanhamento médico regular garante sempre uma maior segurança em relação à sua saúde. O seu médico é o seu maior aliado, por isso, siga o nosso conselho: previna-se e faça exames e consultas regulares. Para isso, tem ao seu dispor o Plano ACP Saúde, gratuito para todos os sócios, filhos e netos menores, com acesso a consultas e exames médicos a preços convencionados e reduzidos.

 

Não são necessários grandes investimentos para aumentar a esperança de vida. Escute o seu corpo, opte por hábitos saudáveis. Por fim, garanta um apoio personalizado nos seus cuidados de saúde porque a vida merece ser vivida com o máximo de qualidade.

Asssistência Médica

 

Plano ACP Saúde                      
Há mais saúde com o seu cartão de sócio                  


Acesso a mais de 18.000 prestadores de saúde

Consultas e exames médicos a preços reduzidos
Sem exclusões, limite de idade ou período de carência
Sem plafonds ou limite de utilização

SAIBA MAIS

 

Produzido para o ACP por Float Health.
O conteúdo deste artigo tem caráter informativo e não dispensa a consulta do seu médico.
scroll up