Sabe como funciona a embraiagem?

Um dos componentes essenciais nos carros com transmissão manual

Diversos componentes de um veículo passam despercebidos a muitos condutores, devido ao tamanho das suas peças, à sua dimensão ou à utilização pouco frequente. A embraiagem é pequena, mas executa uma função bastante importante. Sabemos que existe pela presença situada à esquerda do pedal do travão, mas só lhe damos a devida atenção perante uma avaria.

A transmissão manual continua a ser a mais comum nas estradas portuguesas - descubra as vantagens e diferenças entre a caixa manual e a automática. Os veículos elétricos usufruem de uma vantagem em comparação com os seus rivais de motor a combustão: a condução é mais simples, uma vez que a ausência de mudanças permite uma aceleração contínua e, por isso, mais rápida. No entanto, muitas marcas já começam a proporcionar uma envolvência mais genuína entre máquina e condutor.

Fique com uma visão geral do que é a embraiagem e a sua importância.

O que é a embraiagem e para que serve?

A embraiagem do seu carro é composta por um disco, um prato de pressão e um rolamento de encosto. Todas estas peças têm a sua função e, ao trabalharem em conjunto, permitem a transmissão das rotações do motor às mudanças da caixa de velocidades. Conheça-as melhor.

O disco de embraiagem é constituído por aço, com uma superfície cujo revestimento serve para transmitir o movimento entre o volante do motor e a caixa de velocidades. De forma mais clara, é o elemento que assegura a transmissão da potência do motor às rodas, com uma primeira passagem pela caixa de velocidades.

Tal como o nome indica, o prato de pressão exerce força sobre o disco de embraiagem contra o volante do motor. E, por fim, o rolamento de encosto ganha relevância pela sua forma anelada e pela função que assume. Esta pequena peça transporta a força exercida no pedal da embraiagem para que seja possível embraiar ou desembraiar.

Se a embraiagem não existisse em veículos com transmissão manual, a caixa de velocidades deteriorar-se-ia com o tempo. Aliás, o famoso barulho de um veículo a "raspar" ao tentar engatar a mudança é a resposta das rodas dentadas em rotação ao colidirem entre si.

O papel da embraiagem durante a condução e o seu desgaste

É lógico associar um maior desgaste da embraiagem a uma condução em zonas urbanas do que propriamente em autoestradas. Este processo deve-se maioritariamente à frequência com que é utilizada.

A forma como arrancamos com o carro influencia de igual modo o uso excessivo da embraiagem. Nas acelerações a altas velocidades, após a presença de um sinal verde, o motor adota uma ação de inércia em relação à embraiagem, fazendo com que o disco resista com dificuldades às pressões feitas durante a retoma da marcha.

Consequentemente, o veículo sofre um esforço durante o processo de acoplamento, situação que pode levar ao cheiro a embraiagem queimada – algo que também pode acontecer em declives íngremes ou quando o carro transporta carga a mais.

Para evitar gastos desnecessários em reparações, a melhor maneira de manter uma embraiagem em boas condições passa por acelerar apenas o suficiente para pôr o carro a andar. Conheça também outros comportamentos que deve evitar.

Hábitos de condução que prejudicam a embraiagem

  1. Não deixe o pé sobre a embraiagem. Deixar o pé levemente sobre o pedal faz com que o disco da embraiagem se afaste ligeiramente do motor. O carro pode seguir a marcha com normalidade; contudo, qualquer força indevida faz com que esta peça se desgaste de forma rápida e desigual.

  2. Não faça marcha-atrás com o pedal da embraiagem pressionado. Na maioria das vezes, o condutor está mais preocupado com a manobra em si do que onde coloca os pés. Evite deixar o pé na embraiagem após engatar uma velocidade.

  3. Não solte a embraiagem de forma brusca. Uma correta condução deve manusear o carro de forma saudável. Não solte a embraiagem subitamente depois de engrenar a mudança, porque pode degradá-la e prejudicar mecanicamente o veículo.

Problemas na embraiagem do seu carro?

Caso o seu veículo apresente sinais de falhas, não perca tempo e procure uma oficina de modo a evitar que os problemas se agravem. Os Serviços Rápidos ACP prestam um conjunto de serviços de manutenção automóvel, com a confiança de mecânicos credenciados. Os sócios ACP contam ainda com um desconto de 30% em peças. 

Conheça os Serviços Rápidos ACP
Saiba mais

scroll up