8 dicas para evitar a desvalorização do carro

Siga estes conselhos para vender melhor

Ao contrário de uma casa, a desvalorização do carro começa desde o momento em que sai do stand. Para isso, contribuem vários fatores, desde o número de quilómetros percorridos aos danos sofridos. Contudo, existem cuidados que pode ter com a manutenção do seu veículo, de modo a evitar a desvalorização do carro de uma forma acentuada. Ter um seguro automóvel que o auxilie em qualquer avaria é essencial.

Mas existem outras formas de o fazer. Indicamos-lhe algumas abaixo.

O que pode fazer para atenuar a desvalorização do seu carro

  1. Cuide do interior e evite fumar
    Não é apenas o exterior que conta. Um interior cuidado, limpo, sem lixo e bem aspirado de forma regular ajuda a manter o habitáculo quase como novo. Se for fumador, evite fumar dentro do carro. O fumo do tabaco é prejudicial à sua saúde e à do seu automóvel. Um veículo onde se fuma com regularidade ganha cheiro persistente a tabaco e alguns materiais saem danificados — por exemplo, o teto do carro pode ficar amarelado.

  2. Mantenha a pintura do veículo
    O exterior do veículo é a primeira coisa a ser vista, tendo um grande impacto na eventual desvalorização do carro. Para o evitar, proteja a pintura das condições climatéricas. Se tiver garagem, utilize-a. Caso não tenha, tente proteger o seu veículo e sempre que tiver danos na pintura, repare-os o mais rapidamente possível. No momento, pode parecer-lhe dispendioso, mas quando for vender o seu automóvel, vai perceber que tomou a melhor decisão.

  3. Faça a manutenção do veículo
    Não negligencie o seu automóvel. Troque regularmente os fluidos, o filtro e a correia, para manter o motor em bom estado, o qual deve ser lavado de quando em vez, de modo a evitar o acumular de detritos, sujidades e dar origem a corrosão e ferrugem. Faça-o sempre em oficinas de confiança, como as dos serviços rápidos do ACP.

  4. Use peças originais do fabricante
    Algumas oficinas substituem peças do veículo por outras em segunda-mão ou que não pertencem ao fabricante. Se por um lado o preço da reparação pode ficar mais barato, por outro, pode vir a ter novos problemas. Além disso, no momento da venda do automóvel, a ausência de peças originais é um fator que contribui para a desvalorização do carro.

  5. Evite o transporte de animais
    Os animais de estimação fazem parte da família, mas o seu odor permanece no veículo, sobretudo se os transportar com regularidade. Caso tenha animais de estimação que viajem consigo, tente neutralizar o odor com produtos específicos para o efeito e remova os pelos que ficam na viatura.

  6. Tenha atenção ao estado dos pneus
    Verificar o estado dos pneus é essencial. Não só por uma questão de segurança, mas também porque um pneu gasto vai criar maior desgaste noutros componentes do automóvel. Mantenha a direção alinhada e inspecione o sistema de suspensão, pelo menos de dez em dez mil quilómetros. E não se esqueça de verificar regularmente as pastilhas dos travões. Pode efetuar todos estes serviços nas oficinas de serviços rápidos do ACP, de forma eficaz e com garantia.

  7. Tenha a inspeção em dia
    Ter a inspeção em dia, assim como o selo e o seguro do veículo é determinante para garantir parte do valor da viatura. Guardar os comprovativos e manter os documentos do automóvel em ordem é também uma boa estratégia para evitar uma maior desvalorização do carro no momento da venda.

  8. Conduza com precaução
    A forma como conduz tem impacto tanto no interior como no exterior do veículo. Por isso, conduza com cuidado, não só para sua segurança, mas também para proteger os pneus e conservar o motor.
  9.  

Um parceiro à altura

Ter um carro não implica ter coonhecimentos sobre seguros ou mecânica, desde que se tenha o parceiro ideal. O ACP proporciona-lhe as melhores soluções para proteger o seu veículo, onde quer que esteja. E sempre que precisar de proceder à manutenção da sua viatura, pode contar com os serviços rápidos do ACP, prestados por mecânicos credenciados, com peças originais e selecionadas. Como sócio, beneficia ainda de descontos até 30% em material.

Ainda não é sócio?

scroll up