Assistência a bicicletas

Mais segurança e tranquilidade na sua bicicleta

A utilização de bicicletas continua a aumentar. Nos últimos anos, este foi o meio de transporte que mais vendas registou.

Os problemas de fluidez de trânsito nas grandes cidades, as despesas associadas à utilização dos veículos a motor, os problemas ambientais e a procura de atividade física, contribuem de forma crescente para a cada vez maior adesão à bicicleta.

Por outro lado, as novas regras de incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões vieram fomentar e apoiar a compra de bicicletas elétricas, criando ainda mais interesse na utilização destes veículos, nomeadamente em contexto urbano.

Em resumo: mais bicicletas é positivo. Mas mais bicicletas representa mais riscos que são necessários prevenir.

Segurança em primeiro lugar

Atualmente, a bicicleta é equiparada a um veículo comum quando circula numa via. As alterações introduzidas em 2014 no Código da Estrada relativamente aos ciclistas, implicam o cumprimento das regras de trânsito e cuidados redobrados.

Assim, é importante estar preparado para agir e saber como proceder em caso de acidente:

  • Recolha sempre todos os dados dos veículos, condutores e peões envolvidos. Estes dados são fundamentais em caso de danos físicos na bicicleta.
  • Se a responsabilidade couber ao condutor de um carro ou moto, o acidente pode ser participado à seguradora desse condutor.
  • Se a responsabilidade for sua, deverá assumir as despesas de reparação dos veículos e tratamentos médicos dos outros condutores ou peões.
  • Se necessário, procure cuidados médicos especializados. Verifique sempre se está em perfeitas condições para voltar a usar a bicicleta.
  • Mesmo não sendo obrigatório para as bicicletas, é recomendável contratar um seguro de responsabilidade civil que abranja danos a terceiros.
  • Por último, para a sua própria segurança, é sempre recomendável que utilize um capacete por forma a garantir a sua proteção.

Em caso de acidente ou avaria, o ACP vai ter consigo.

A assistência a bicicletas inclui o transporte em segurança do sócio e da bicicleta num raio de 50 km, em qualquer zona do país, desde que esteja num local acessível ao trânsito. Exceto furos e reparação da bicicleta.

Para solicitar a Assistência em Viagem do clube, ligue 808 22 22 22

Não se esqueça que o clube proporciona a todos os sócios, outros serviços de assistência, igualmente úteis:




Assistência Médica

Saiba mais



Assistência no estrangeiro

Saiba mais



Assistência jurídica

Saiba mais

 

Para mais informações sobre a Assistência em Viagem ACP, consulte o respetivo Regulamento

Seguro de bicicletas

A discussão sobre a obrigatoriedade do seguro de bicicleta para velocípedes tem vindo a aumentar, devido ao aumento do número de ciclistas, à crescente utilização deste meio de transporte em zonas de tráfego intenso e ao consequente aumento do número de acidentes.

Embora não seja obrigatório, os riscos justificam cada vez mais que, em defesa dos ciclistas e dos restantes utilizadores das vias, incluindo peões, seja recomendável a opção pelo seguro, pelo menos para terceiros, de responsabilidade civil.

Vantagens do seguro para bicicletas

A principal vantagem do seguro de bicicleta é a garantia de proteção num tipo de deslocação que envolve riscos.

Contratar um seguro específico garante segurança, tranquilidade e proteção para o ciclista, velocípede e terceiros, num só plano.

O ACP disponibiliza um seguro que constitui uma solução de proteção abrangente em todos os momentos, com coberturas para responsabilidade civil, acidentes pessoais, assistência médica, danos e roubo.

Conheça melhor o seguro específico para bicicletas do ACP

Mais informações

scroll up