Carregamento rápido vs carregamento normal

Conheça as diferenças ao escolher cada opção

O número de veículos elétricos (VE) em Portugal tem aumentado e, consequentemente, também a quantidade de carregadores na rede pública cresceu. Só a rede Mobi.E — rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal — conta, em 2022, com mais de 2.800 postos no país. Contudo, não são todos iguais: pode abastecer o seu automóvel num posto de carregamento rápido para carros elétricos ou num normal. Saiba quais são as diferenças.

Posto de carregamento elétrico normal

O posto de carregamento elétrico normal (PCN) demora um pouco mais a carregar do que os considerados rápidos. É o tipo de posto de carregamento mais comum para a wallbox no domicílio ou no local de trabalho. Algumas das suas características:

  • Tipos de ficha disponíveis: para carregamento em corrente alternada (AC) estão ao dispor fichas de Tipo 1 (tomada azul/CEE) e de Tipo 2 (Mennekes).
  • Potência: até 22 kW.
  • Duração do período de carregamento: se numa potência mais baixa, de 3,7 kWh, efetuar um carregamento completo da bateria, este pode levar 8 horas, no máximo. Caso o posto tenha uma potência de 22 kWh, atingirá cerca de 89% da autonomia total da bateria em apenas uma hora. Contudo, importa referir que estes valores não se aplicam a todos os casos, uma vez que o tempo de carregamento depende de fatores como a capacidade da bateria e o nível da carga, a temperatura ambiente (quanto mais frio, mais tempo demora a carregar) e a potência do carregador de bordo do veículo.
  • Localização: em casas particulares, locais de trabalho, condomínios e outros postos da rede pública.

Exemplo prático: Imagine que tem um elétrico cujo carregador de bordo possibilita o carregamento a 11kW, e que vai carregá-lo num PCN de 7.4 kW. Ainda que o seu carro permita velocidades de carregamento maiores, neste caso só vai carregar à potência máxima de 7.4 kW. Em termos práticos, tal significa que vai demorar mais de 5 horas a carregar o veículo com uma bateria de 40 kWh.

Porém, se o carregador de bordo do seu automóvel tiver uma potência menor do que a do posto de carregamento, vai ser carregado à potência do carregador de bordo. Isto é, um veículo com carregador de bordo que possibilite o carregamento a 11kW num PCN de 22 kW vai carregar à potência máxima de 11 kW. Dessa forma, irá demorar cerca de 3 horas a carregar com uma bateria de 40 kWh.

Posto de carregamento rápido

No caso dos postos de carregamento rápido para carros elétricos, existem duas categorias: os semirrápidos e os ultra-rápidos. Com efeito, este tipo de posto deve ser escolhido aquando da realização de viagens longas – nas quais precisa de carregamento durante o percurso – ou em deslocações de emergência – quando necessita de abastecer rapidamente o carro para seguir, de imediato, viagem.

O ideal é utilizar, sempre que possível, o carregamento elétrico normal. Isto porque a utilização consecutiva de postos de carregamento rápido para carros elétricos pode diminuir a vida útil da bateria do veículo (ler artigo Effect of DC Fast Charging Rates on the Battery Life of Electric Vehicles).

 

  • Tipos de ficha disponíveis: nos postos de carregamento rápido para carros elétricos em Portugal, para carregamento em corrente contínua (DC), estão à disposição fichas CHAdeMO e CCS Combo. Porém, há também postos de carregamento rápido para carros elétricos que possibilitam o carregamento tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC). Nesses casos, existem três tipos de tomadas: CHAdeMO e CCS Combo – em corrente contínua, para carregamento rápido – e de Tipo 2 (Mennekes) – em corrente alternada, para carregamento normal.
  • Potência: semirrápidos 22 kW.
  • Duração do período de carregamento: em postos semirrápidos, pode demorar cerca de uma hora a atingir 80% da capacidade da bateria – contudo, esta duração depende das características do carregador de bordo do veículo. Nos postos de carregamento rápido para carros elétricos, pode esperar entre 20 e 30 minutos para alcançar 80% da capacidade da bateria. Relembramos, mais uma vez, que estes são valores médios, que não se aplicam a todas as realidades, pois o tempo de carregamento depende de vários fatores (capacidade da bateria e nível da carga, temperatura ambiente e potência do carregador de bordo do veículo, por exemplo).
  • Localização: postos de rede pública e parques de supermercados, de centros comerciais ou de cinemas, por exemplo.

Exemplo prático: caso um elétrico possua um carregador de bordo que possibilite o carregamento a 150 kW, mas vá a um posto de carregamento rápido de 50 kW, então a velocidade máxima de carregamento será de 50 kW. Neste caso, vai demorar cerca de 48 minutos a carregar um veículo com uma bateria de 40 kWh.
Se o carregador de bordo permitir apenas carregamentos a 50 kW, e o posto de carregamento rápido permitir 150 kW, também neste caso o veículo será carregado a uma potência máxima de 50 kW. Tal como no primeiro exemplo, demorará cerca de 48 minutos a carregar um veículo com uma bateria de 40 kWh.

Tipos de fichas disponíveis

A ficha Type 2 ou Mennekes é a mais utilizada na Europa, tendo sido definida como a tomada padrão nos carros elétricos.

TIPO DE CORRENTE UTILIZADA:
Corrente alternada (AC)

FICHA TYPE 1
Type 1


Tipo de carregamento:
Normal


FICHA TYPE 2 OU MENNEKES
Type 2 ou Mennekes


Tipo de carregamento:
Normal*


FICHA SCHUKO
Schuko**


Tipo de carregamento:
Normal, ainda que mais lento


*Também disponível em alguns postos de carregamento rápido, com corrente alternada.
**Também denominada por tomada tipo F, é a tomada convencional nos edifícios em Portugal.


TIPO DE CORRENTE UTILIZADA:
Corrente Contínua (DC)

FICHA CCS COMBO
CCS Combo


Tipo de carregamento:
Rápido


FICHA CHA DE MO
CHAdeMO


Tipo de carregamento:
Rápido


Posto de carregamento elétrico Tesla

Além dos postos públicos, a Tesla decidiu criar um posto de carregamento normal com tomada não só para os veículos, como também para os de outras marcas — o Tesla Destination Charger (TDS). Atenção: alguns postos da Tesla são exclusivos para os veículos da marca — os SuC (Supercarregador Tesla).

  • Tipos de ficha disponíveis: tomada de carregamento exclusiva para veículos Tesla e tomada de Tipo 2 (Mennekes) para os restantes veículos.
  • Localização: locais públicos ou espaços privados de acesso público.

Como procurar os diferentes postos de carregamento de elétricos?

Para saber onde encontrar o posto de carregamento de elétricos mais conveniente, pode pesquisar através da app ACP Electric. Desse modo, pode descobrir que posto, nas imediações, é mais adequado ao seu veículo. A aplicação móvel permite-lhe ainda comparar as várias tarifas disponíveis.

Ficou a escassos quilómetros de um posto de carregamento?

Não se preocupe! A assistência a veículos elétricos do ACP posssui carrinhas especializadas que permitem o carregamento rápido de carros elétricos. Em 30 minutos, o carregador portátil do clube permite que possa seguir viagem e chegar ao posto mais próximo.

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