Como saber a classe das portagens do seu carro

Conheça as características que indicam o preço para o seu veículo

Passar numa portagem implica um pagamento, que se baseia nos quilómetros percorridos, correspondentes à classe do veículo. Mas sabe como é definida a classe de portagens de cada viatura? Conheça as características dos veículos de cada classe, as exceções e o preço. Assim, se estiver a pensar em mudar de carro, pode fazer as contas às portagens mais facilmente.

Tipos de classe das portagens

Saber de antemão a que classe das portagens pertence um carro é uma forma de saber poupar, sobretudo se estiver a pensar em trocar de carro. Para a atribuição da classe de cada automóvel, é tida em conta a altura do veículo e o número total de eixos. Mas existem exceções a algumas das classes que lhe podem trazer vantagens a nível económico. Verifique a explicação:

  • Classe 1

A esta classe das portagens pertencem todos os motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 metros, com ou sem reboque. Mas há exceções.

Exceções:

Criadas em 2005 pelo Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de fevereiro, e atualizadas pelo Decreto-Lei n.º 71/2018, de 5 de setembro, as exceções aplicam-se a viaturas que tenham uma das seguintes características:

1. Ligeiros de passageiros e mistos com dois eixos

  • Peso bruto superior a 1300 kg e inferior ou igual a 3500 kg
  • Lotação igual ou superior a cinco lugares
  • Altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1 metros e inferior a 1,3 metros
  • Sem tração às quatro rodas permanente ou inserível
  • Caso a matrícula seja posterior a 1 de janeiro de 2019, cumprir a Norma EURO 6.

(Confirme os modelos abrangidos)

2. Ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias com dois eixos

  •  Peso bruto igual ou inferior a 2300 kg
  • Altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10 metros e inferior a 1,30 metro
  • Sem tração às quatro rodas permanente ou inserível
  • Cumpram a Norma EURO 6

(Confirme os modelos abrangidos)

Contudo, para ambos os casos excecionais, só se aplica a designação de classe 1 caso o sistema de pagamento de portagens seja automático. Desta forma, é necessário requerer a adesão a esta tarifa especial junto da empresa responsável pela gestão de pagamento automático de portagens, como a Via Verde.

  • Classe 2

Nesta classe das portagens, inserem-se todos os veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metros.

  • Classe 3

Integra todas as viaturas com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metros.

  • Classe 4

A esta classe das portagens, pertencem as viaturas com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metros.

Já ouviu falar da classe 5?

Sim, esta classe de portagens existe, mas apenas para os utilizadores da Via Verde. Regra geral, os motociclos estão classificados como classe 1, mas caso o proprietário opte por aderir à Via Verde, o motociclo passa a ser considerado classe 5, beneficiando de um desconto de 30% nas portagens, exceto na Ponte Vasco da Gama (que liga as duas margens do rio Tejo). Se desejar, pode aderir à Via Verde em qualquer delegação ACP.

E quais são os preços? 

Cada portagem depende da classe a que pertence o veículo e dos quilómetros percorridos. Mas para que possa saber de antemão quanto vai gastar numa viagem que inclua portagens, o ACP reuniu os preços praticados nas autoestradas. 

Consulte os preços das portagens
Preços e meios de pagamento

scroll up