Impacto do calor no consumo de combustível

Como poupar combustível no verão em veículos a combustão e elétricos

As temperaturas elevadas afetam mais do que a condução. Também têm impacto no consumo de combustível, sobretudo nos carros a combustão. A boa notícia é que este impacto não é apenas negativo, havendo algumas vantagens para a sua carteira. Conheça o impacto do calor no consumo de combustível de um veículo a combustão e elétrico e o que fazer para poupar.

O calor pode ajudar a poupar combustível?

Nem todo o impacto do calor no consumo de combustível é desvantajoso para a carteira. O calor pode, na verdade, ajudar a poupar combustível. Com efeito, a temperatura exterior elevada permite que o motor aqueça mais rapidamente e funcione de forma mais eficiente. Logo, existe um menor consumo de combustível.

Impacto do calor no consumo de combustível

Direta ou indiretamente, há influência do calor no consumo de combustível de um carro, sobretudo se for a combustão:

  • Estado dos pneus: com o aumento da temperatura, a pressão de ar nos pneus também tende a aumentar. Não estando estes calibrados, há impacto na condução, uma vez que a aderência à estrada fica comprometida. Como tal, o consumo de combustível é maior.
  • Evaporação do combustível: o calor faz com que o combustível evapore. Para o prevenir, prefira estacionar o carro à sombra.
  • Utilização excessiva do ar condicionado: esta é uma das maiores causas de consumo elevado. Se, por um lado, o calor permite que o motor aqueça mais rapidamente gastando menos combustível, por outro, a maior utilização do ar condicionado, contribui para o aumento do consumo do combustível.
  • Filtros de ar sujos: são os responsáveis por filtrar o ar que entra no veículo através do sistema de ar condicionado garantindo maior qualidade do ar no habitáculo. Se os filtros de ar estiverem muito sujos (sinal de que devem ser mudados) afetarão o bom funcionamento do ar condicionado e provocar um maior consumo de combustível.
  • Densidade do combustível: apesar da poupança de combustível devido ao aquecimento mais rápido do motor com o calor, a densidade do combustível diminui. Isto significa que a mesma quantidade de combustível contém menos energia. Logo, o motor acaba por queimar mais combustível para obter o mesmo desempenho de uma temperatura exterior fosse mais baixa. 

E que impacto tem o calor no consumo de combustível dos carros elétricos?

As temperaturas extremas têm também influência na forma como estes veículos consomem energia. Especialmente em baterias de iões-lítio (frequentes nos modelos mais recentes, por terem uma rápida capacidade de carga).

Um estudo concluiu que quando as temperaturas sobem até aos 35º C, utilizando o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), a autonomia do elétrico diminui, em média, cerca de 17%. Sem o ar condicionado ligado, a perda de autonomia é, em média, de 4% (dependendo do modelo de carro).

Noutro estudo, comprovou-se que o indicador SOH (state of health) — de forma literal, o “estado de saúde” das baterias, que informa sobre a quantidade de energia capaz de ser fornecida (kWh) em cada momento — decresce mais rapidamente quando os veículos elétricos estão expostos a climas muito quentes.

6 dicas para poupar combustível com temperaturas elevadas

Apesar de o impacto do calor no consumo de combustível implicar maiores consumos, existem formas de poupar:

  1. ESTACIONE À SOMBRA
    Desta forma, evita que o combustível evapore devido ao calor. No caso dos carros elétricos, este cuidado é ainda mais importante no momento do carregamento. A temperatura ideal para abastecer é entre os 10º C e os 30º C.

  2. UTILIZE O AR CONDICIONADO DE FORMA MODERADA E CONSCIENTE
    Se circular a uma velocidade inferior a 80 km/h, abra os vidros e evite usar o ar condicionado. Em dias muito quentes, não acione o ar condicionado assim que ligar o carro. Permita que o ar circule pelas portas e janelas durante alguns minutos, de modo a libertar o ar quente do interior do habitáculo.

  3. FAÇA A MANUTENÇÃO REGULAR AO CARRO
    Certifique-se de que os componentes do automóvel estão nas devidas condições. Verifique a pressão dos pneus, o sistema elétrico, o ar condicionado, o nível de óleo e restantes fluidos, e mantenha os filtros limpos.

  4. USE O CRUISE CONTROL
    Caso o seu automóvel tenha esta funcionalidade, ative-a em viagens longas. Com este auxílio, mantém uma velocidade constante e pode poupar combustível.

  5. ABASTEÇA DE MANHÃ OU À NOITE
    Ao contrário das horas em que o calor é está mais intenso, de manhã e à noite o combustível está mais denso (com o calor, a densidade diminui). Como se paga o combustível ao litro, ao abastecer o veículo nestas horas vai poder comprar mais combustível a um preço menor.

  6. EM CARROS ELÉTRICOS, CARREGUE ATÉ AOS 80%
    Desta forma, evita mais facilmente o sobreaquecimento da bateria e a degradação das células. Carregue totalmente apenas quando fizer grandes viagens.

Automóvel sempre protegido

O calor não tem apenas impacto no consumo de combustível do seu automóvel - pode afetar igualmente o desempenho de outros componentes. Para garantir a sua segurança e a do seu carro, opte por um seguro que protege em todos os momentos. Por apenas 10,99€/mês, o Seguro Automóvel ACP oferece proteção contra terceiros, com proteção de avaria, furos ou rebentamento de pneus, assistências ilimitadas e muitas outras vantagens.

Conheça em promenor o Seguro Automóvel ACP

TODAS OS DETALHES

scroll up