Lavagem de carro automática: rolos ou agulheta de pressão?

Conheça a melhor solução para limpar o seu veículo

Ter o carro limpo e a brilhar é sempre motivo de orgulho. Mas quando esse momento chega, é frequente surgirem dúvidas sobre o tipo de lavagem a usar: manual ou automática? E no caso das lavagens automáticas: será melhor a de rolos ou com agulheta de pressão? Qual a melhor opção para ter o automóvel limpo e sem riscos?

Lavagem de carro automática com rolos

Este tipo de lavagem de carro é bem conhecido de todos: uma máquina com dois grandes rolos laterais, presente em muitas estações de serviço:

  • Prós: limpa minuciosamente com a capacidade de remover sujidades pequenas e vincadas.
  • Contras: dependendo da qualidade dos rolos e do seu estado de limpeza, pode riscar a pintura do carro.

Lavagem de carro automática com agulheta de pressão

Por utilizar alta pressão, deve ser obrigatoriamente aplicada uma distância mínima de 30 centímetros. Existem vários tipos de pressão, mas uma máquina que forneça o líquido entre 100 e 150 bar (1500 a 1200 PSI) já tem um bom desempenho, sem que haja qualquer prejuízo para o veículo.

  • Prós: é a lavagem de carro ideal para retirar restos de lamas já secas e de insetos, que se agarram à pintura ou à matrícula. Por não utilizar rolos, a possibilidade de riscar o carro é menor do que na lavagem com estes.
  • Contras: como se trata de um jato de água, a capacidade de limpar sujidades mais pequenas e vincadas é menor. Pinturas com má qualidade utilizadas no veículo podem, também, ficar danificadas.

Rolos ou agulheta de pressão: qual a melhor opção?

Ambas as lavagens têm prós e contras, como vimos. Mas visto que uma lavagem de carro automática com rolos pode resultar em riscos no veículo, o melhor é optar pela lavagem com a agulheta de pressão. Desta forma, e apesar de o automóvel poder ficar com pequenas sujidades, não corre o risco de ficar danificado.

 

A melhor lavagem de carro

A melhor lavagem para o seu carro continua a ser a que é feita de forma manual, pois o nível de minuciosidade na limpeza é maior, sobretudo quando realizada por um profissional. Afinal de contas, a arte de bem limpar um carro também exige algum conhecimento. É por isso que os sócios ACP podem contar com limpeza do veículo sempre manual, nos Serviços Rápidos do clube.

Junte-se ao clube

scroll up