Poupe eletricidade e gás em tempos de crise

Dicas para reduzir custos em casa

A pandemia do novo coronavírus obrigou as famílias a ficarem em casa para assim cumprirem o recomendado isolamento social. Com isto, o consumo de luz e gás serão certamente mais elevados no final do mês. Para que não se assuste com a conta final, o ACP deixa-lhe algumas recomendações que permitem reduzir esse custo.

Siga estas 15 dicas para reduzir os seus consumos

  1. Aproveite a luz solar e evite ter as luzes ou os equipamentos ligados quando não for necessário.

  2. Prefira os eletrodomésticos com eficiência energética elevada: um aparelho classificado como “A++” é muito mais eficiente e económico do que um “G”.

  3. Utilize lâmpadas economizadoras que produzem a mesma luz, com uma poupança de 80% de energia.

  4. Desligue totalmente os aparelhos e evite o modo “stand by” porque, embora menor, continua a implicar consumo de eletricidade.

  5. Na cozinha evite abrir desnecessariamente o frigorífico. O consumo dos equipamentos de frio representa, em geral, a maior parte dos gastos, equivalentes a 32% do consumo.

  6. Utilize as máquinas de lavar com a carga completa e num programa de baixa temperatura, exceto se se tratar de roupa que pretende desinfetar (a que usa no exterior ou a de familiares contagiados). Nestes casos opte por temperaturas iguais ou superiores a 60º. A máquina de lavar roupa consome cerca de 5% do total de eletricidade da sua casa.

  1. Caso o seu tarifário seja bi-horário, ligue as máquinas da loiça e roupa nesse horário.

  2. Acenda apenas as luzes necessárias. Ao sair de cada divisão, não se esqueça de as apagar.

  3. Cerca de 50% do consumo de energia das casas ocorre na cozinha e na casa de banho. Use o gás o menor tempo possível. Antes de acender o fogão ou o forno a gás tenha já tudo preparado.

  4. Evite banhos de imersão e opte por duches rápidos. Se conseguir tomar banho em menos de 10 minutos pode reduzir em cerca de 6% a sua fatura de gás natural.

  5. Aproveite a capacidade do forno. Em vez de utilizar dois aparelhos (o fogão e o forno), aproveite o espaço disponível no forno e cozinhe também os acompanhamentos.

  6. Use e abuse da panela de pressão. Necessita de menos gás para aquecer e cozinha os alimentos mais rapidamente. A sua utilização permite uma poupança energética que pode chegar aos 15%.

  7. Baixe o lume quando começar a ferver. Manter a chama alta não vai fazer com que os alimentos cozinhem mais rápido.

  8. Se utilizar um aparelho de ar condicionado, ligue-o apenas quando estiver na divisão respetiva e desligue-o, se sair por um período prolongado.

  9. Faça a gestão da luz solar para gerir o aquecimento da sua casa. Durante os dias mais frios, aproveite o sol e abra os estores das janelas. Deixe que o sol bata nos vidros e aqueça a casa. Nos dias de calor, faça o inverso.

Finalmente, e não menos importante, tenha atenção às suas faturas. Os sócios ACP têm acesso às tarifas de eletricidade e gás mais baratas do mercado. Faça uma simulação. A parceria ACP/Goldenergy garante-lhe as tarifas mais baixas sem preocupações de fidelização, custos de mudança ou cortes de fornecimento. E se encontrar mais barato, igualamos o preço.

Comece já hoje a poupar na luz e no gás.
Simule e compare

scroll up