É comum ocorrerem barulhos persistentes no carro, ao qual é impossível ficar indiferente. A boa notícia é que alguns podem ser resolvidos. Conheça alguns dos ruídos parasitas mais comuns num carro e o que fazer para os solucionar.
Ruídos parasitas no carro: o que são?
São barulhos persistentes que, na maior parte dos casos, não são sinónimo de problemas graves. Contudo, a sua continuidade acaba por interferir com a tranquilidade do condutor mais paciente. Nem todos os ruídos parasitas têm solução, pois depende da área da viatura em que acontecem: se se trata de um barulho interno, isto é, dentro do habitáculo; ou externo, relacionado com o motor ou outro componente mecânico.
Como eliminar os ruídos parasitas
A solução para acabar com os ruídos parasitas depende da sua origem, obrigando por vezes, a uma passagem pela oficina.
Ruídos parasitas internos
Os ruídos parasitas internos são todos aqueles cujas causas advêm de algo localizado no habitáculo do carro. Por este motivo, são os mais audíveis. Porém, são os mais simples de resolver. Os mais comuns relacionam-se com:
- Portas: podem até fechar e abrir de forma correta, mas o ruído provém de uma ou mais portas? O mais provável é q estar relacionado com danos ou desgaste nas dobradiças das portas.
Solução: se o problema estiver relacionado com as dobradiças, a solução passa por lubrificar.
- Folgas em cabos: se detetar que os ruídos parasitas têm origem no tablier, é provável que se devam a fios ou cabos que batem nas superfícies envolventes.
Solução: envolva os fios ou cabos soltos em fita isolante ou espuma de borracha.
- Sistema de ventilação ou ar condicionado: se ao ligar a ventilação ou o ar condicionado ouve ruídos parasitas, é sinal de que pode haver poeiras nestes componentes.
Solução: verifique se as entradas estão obstruídas por poeiras ou folhas e faça a respetiva limpeza.
- Assentos: independentemente do peso de quem se senta, os assentos chiam a qualquer movimento? Tal acontece por terem certas peças “perras”. Solução: aplique um pouco de óleo nas peças que tendem a fazer barulho.
- Caixa de velocidades: se ao colocar uma mudança ouve um zumbido, é sinal de que algo se passa na caixa de velocidades. Contudo, este barulho pode ser considerado um ruído parasita no motor.
Solução: mude o óleo da caixa de velocidades.
- Pedais: Quando as juntas dos pedais estão secas, tendem a ranger, sobretudo quando se desengata a embraiagem. Porém, tal como os ruídos parasitas na caixa de velocidades, também este barulho pode ser considerado um ruído parasita no motor.
Solução: lubrifique as juntas com um spray próprio para o efeito.
- Sistema de som: se ao ligar o rádio do carro, sentir que os painéis das portas fazem uns barulhos nos sons mais graves, é sinal de que as colunas estão mal fixadas ou danificadas.
Solução: substitua os forros de espuma das portas e fixe-os corretamente ou troque as colunas de som.
Ruídos parasitas externos
Além dos ruídos parasitas internos, os externos estão relacionados com a mecânica do veículo. Ao contrário dos primeiros, estes podem exigir, nalguns casos, a intervenção de um profissional de mecânica. De entre os vários ruídos parasitas externos, destacam-se os seguintes:
- Escovas limpa para-brisas: ao acionar as escovas limpa para-brisas tem a sensação de que estas estão a “arranhar” o vidro?
Solução: substitua as escovas limpa para-brisas.
- Barulhos ao curvar: se ao fazer uma curva ouvir sempre um ruído, pode significar que existe um defeito nos rolamentos das rodas. Regra geral, quando o barulho aparece de um lado, o rolamento afetado é sempre o do lado oposto.
Solução: nestes casos, é importante que a viatura seja avaliada por um mecânico.
- Tubo de escape: um som semelhante ao de um chocalho é sinal de que o tubo de escape se encontra solto.
Solução: Verifique se todos os ganchos ou suportes de borracha estão no sítio certo. Em caso de dúvida, solicite o parecer de um mecânico.
- Vibração a velocidades elevadas: por vezes, pode ouvir um ruído e ter a sensação de vibração quando aumenta a velocidade. Não se trata de nenhum problema. É apenas uma roda desequilibrada que causa vibração na viatura em movimento.
Solução: basta corrigir o equilíbrio das rodas.
- Correias: quando o alternador e a correia da bomba de água estão sob tensão, acabam por fazer um ruído bastante estridente.
Solução: este é outro caso que deve ser entregue a um mecânico, sobretudo se o ruído vier da correia de transmissão. Em casos extremos, se não for devidamente tratado, pode causar danos no motor.
- Travões: é um dos ruídos parasitas mais comuns. O suporte das pastilhas de travão a “roçar” contra o disco, o que revela que as mesmas estão gastas.
Solução: substituir as pastilhas de travão. Contudo, este ruído também pode significar que é necessário substituir o disco de travão.
- Eixo das rodas: os ruídos parasitas que vêm do eixo das rodas são sentidos, sobretudo, em curvas, e devem-se a danos no eixo de transmissão.
Solução: uma vez que estes ruídos podem surgir devido a danos no eixo de transmissão das rodas, é necessária a sua substituição, a qual deve ser feita numa oficina.
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