-
Falta de verificação da pressão dos pneus
São o componente que permite ao veículo estar em contacto com a estrada. Por isso, a sua aderência é essencial. Verifique regularmente a pressão dos pneus, sem esquecer o suplente, porque este é essencial para que qualquer mudança ocorra em segurança.
-
Não prestar atenção aos componentes elétricos
Dos faróis às luzes de nevoeiro, sem esquecer a bateria, são vários os componentes elétricos presentes num veículo. Testá-los e dar-lhes a devida atenção é essencial. Se tiver dúvidas, leve o carro a uma oficina de Serviços Rápidos ACP. Tome atenção às luzes do painel de instrumentos que fornecem importantes informações sobre o estado do carro.
-
Manter a mão na alavanca das mudanças enquanto conduz
É um dos erros mais comuns. Ainda que possa parecer que a força exercida na alavanca seja mínima, a verdade é que contribui para o seu desgaste.
-
Acelerar de imediato a frio
Acelerações fortes assim que se inicia a condução é também um dos erros a evitar com o carro. É que o motor deve operar a uma temperatura entre os 80 e os 100 graus. E até atingir a temperatura ideal, pode haver fricção entre os componentes mecânicos. Inicie sempre a condução de forma calma, de modo a permitir que o motor aqueça devidamente.
-
Andar com o carro na reserva
Se o faz com frequência, evite-o. Com o combustível na reserva, o motor vai absorver impurezas que se encontram no fundo do depósito.
-
Manter o pé na embraiagem
É outro dos erros a evitar com o carro. A pressão exercida no pedal da embraiagem, ainda que ligeira, promove o seu desgaste.
-
Atravessar lombas na diagonal
O desgaste das suspensões é maior ao atravessá-las apenas com um dos lados. A melhor forma de atravessar lombas é com as rodas alinhadas, a uma velocidade reduzida.
-
Mudar o óleo do motor tendo apenas em consideração os quilómetros percorridos
Ainda que os quilómetros sejam um indicador, o óleo tem uma validade que não deve ser ultrapassada. Por isso, proceda à mudança do óleo no período adequado, para que não se degrade nem perca a capacidade de lubrificar e proteger os componentes.
-
Não verificar a água no líquido do radiador
É essencial verificar o nível do líquido do radiador. Se for necessário e não possuir o líquido recomendado adicione apenas água destilada e nunca água “normal”, para evitar a corrosão do sistema. Os anticongelantes possuem fórmulas otimizadas e específicas. Ao adicionar água vai modificar a referida fórmula. Opte pelo líquido de refrigeração indicado pelo fabricante.
A ajuda de que precisa
Se o seu automóvel não está nas devidas condições, pode contar com o apoio das oficinas de Serviços Rápidos de manutenção do ACP. Com a qualidade e confiança do clube, estes serviços são prestados por mecânicos credenciados, com peças originais. Os sócios têm ainda um benefício adicional: 30% de desconto em material.
Conheça todas as vantagens dos Serviços Rápidos ACP
Marque uma inspeção rápida