Bebé a chorar? Conheça a causa através do tipo de choro

Saiba quais os sinais que ajudam a decifrar o que se passa

Ser pai ou mãe não vem escrito num manual. Trata-se de uma aprendizagem constante, especialmente complicada quando o bebé está a chorar e ainda não fala. Porém, há sinais que ajudam a decifrar o que se passa.

Quando se tem um bebé acabado de nascer, existe todo um turbilhão de emoções. Por um lado, existe uma felicidade inexplicável, por outro, há o receio de não se estar à altura, de falhar. O bebé é tão frágil e dependente dos pais, que tudo fazem para que se sinta bem e feliz. Os primeiros meses são, por isso, um grande desafio. Ainda se está a conhecer o bebé e a forma de ele comunicar. Como ainda não fala, tem de se ir percebendo o que significa quando o bebé chora.

Choro de fome

O choro de fome é, por norma, percetível quando o bebé está à procura do peito da mãe. É considerado um aviso já tardio, o que significa que o bebé está com muita fome. Se o choro for muito demorado, pode ficar demasiado irritado para comer. É aconselhável acalmá-lo o mais rapidamente possível e, quando estiver mais tranquilo, dar-lhe de mamar. Tentar alimentar o bebé a meio do choro pode provocar-lhe gases, uma vez que irá beber o leite muito rapidamente.

Choro de cansaço

O bebé a chorar por cansaço é notório através de dois sinais: esfregar os olhos e bocejar. Se o fizer a meio do choro, é porque precisa de dormir. Outro sinal que também pode ajudar a identificar cansaço são os olhos, que tendem a ficar mais “pequenos”. Pegue no seu pequenino, acalme-o e deite-o na cama.

Choro de dor

Quando o bebé está a sentir dor, o choro é repentino e alto. Se forem cólicas, o bebé tem a tendência para franzir o rosto e levantar as pernas. Para aliviar a dor, pegue no bebé de barriga para baixo. A cabeça é suportada pela nossa mão e o tronco é suportado pelo nosso antebraço. Com a outra mão, esfregue as costas do bebé.

Choro de libertação do stress

Tal como nós, os bebés também sentem stress e têm a necessidade de o libertar. Por norma, acontece mais ao final do dia, quando já estão cansados de estímulos visuais e sonoros e só precisam de descansar.

Choro fraco

Se o bebé mostrar falta de energia até no choro, que se demonstra fraco em termos de volume e se conjuga com gemidos, é aconselhável medir a temperatura e chamar o médico.

Quando o bebé está doente mas sem indícios de gravidade extrema ou de emergência, dirigir-se para um hospital pode não ser a melhor solução, uma vez que o seu sistema imunitário ainda não possui defesas suficientes, mesmo que já seja um bebé mais crescido, com dois ou três anos. Para não o expor a outras doenças, pode optar por chamar um médico ao domicílio.


Com o Plano ACP Saúde tem acesso à opção de ter médico em casa que permite proteger a exposição do bebé a outros vírus. Embora este serviço seja composto por médicos de clínica geral, representa uma solução segura e de prevenção que permite obter um diagnóstico e identificar as medidas adequadas.

Mesmo que não seja sócio, pode inscrever gratuitamente os seus filhos até aos 3 anos como sócios do ACP. Ao fazê-lo beneficiará de assistência médica em casa 24h/365 dias e deslocação ao domicílio por 10€ a consulta.

Ao tornar-se sócio, a sua quota (desde 4€/mês) já inclui tudo isto e muito mais. Todos os sócios beneficiam de um plano de saúde gratuito – o Plano ACP Saúde – que, além de médico em casa, inclui uma vasta rede com mais de 18.000 prestadores em todo o país, com consultas e exames médicos a preços reduzidos. Com uma grande vantagem adicional: este plano é gratuito para os seus filhos e netos.

Para saber como inscrever gratuitamente os seus filhos no ACP
e beneficiar de médico em casa 24h,
basta contactar o ACP:

Descubra o Plano ACP Saúde

ou ligue 808 22 22 22
24h/365 dias - custo de chamada local

scroll up