7 dicas para desembaciar o vidro do para-brisas

Como o fazer de forma rápida, sem pôr em risco a condução

Com a chegada das estações do ano mais chuvosas e frias, os vidros do carro tendem a embaciar-se, devido à condensação no interior do habitáculo. Desembaciar o vidro do para-brisas é essencial, de modo a ter uma condução segura. Descubra aqui as diferentes formas de o fazer.

Porque se embaciam os vidros?

O embaciamento dos vidros advém do choque térmico entre os ambientes do interior e exterior do veículo, resultando em condensação. Esta acontece, sobretudo, quando o ar no interior do automóvel é mais quente do que no exterior. É assim que surgem gotículas de água nos vidros do carro que nos obstruem a visibilidade.

7 formas de desembaciar o vidro do para-brisas

Com as noites mais frias, é habitual chegar ao carro e ter os vidros embaciados. A verdade é que a nossa respiração, o cabelo, a roupa ou alguns itens molhados que levemos para dentro do habitáculo intensificam a condensação. A primeira reação, regra geral, é passar a mão ou um pano para limpar o vidro do para-brisas. De facto, é a solução mais imediata; porém, não resolve o problema.

Indicamos-lhe o que deve, então, fazer, para desembaciar o vidro do para-brisas de forma eficiente, sem pôr em causa a segurança da condução.

  1. Ligar o ar condicionado
    Se o seu automóvel tem ar condicionado, use-o para desembaciar o vidro do para-brisas. É uma das formas mais rápidas para o fazer, sobretudo se o regular nas funções automáticas para o efeito. Além disso, pode sempre aproveitar para se aquecer nas manhãs mais frias.

  2. Arejar o carro
    Se não tem ar condicionado no carro, deixe as portas do mesmo abertas, permitindo que o ar circule durante alguns minutos. Desta forma, a temperatura do interior e do exterior do veículo ficam mais equilibradas. Quando entrar para o automóvel, deixe o vidro um pouco aberto, para que a sua respiração (quente) seja anulada pelo ar frio do exterior.

  3. Usar a chauffage
    Quando comparada com o ar condicionado, é mais demorada a desembaciar o vidro do para-brisa e os restantes. Contudo, é mais rápida do que se arejar o carro. Apesar de não eliminar o vapor de água, se direcionar o fluxo de ar quente para o para-brisas, as gotículas vão dissipar-se para outra superfície do carro — o que já lhe permite ter visibilidade.

  4. Pré-climatizar o veículo
    Nem todos os automóveis têm esta opção, mas já é possível programar alguns veículos para aquecer o habitáculo antes da partida prevista. Desta forma, além de ter uma temperatura mais agradável dentro do automóvel, o processo de desembaciar o vidro do para-brisas já foi concluído, podendo seguir viagem em segurança.

  5. Esfregar uma batata no vidro do para-brisas
    É uma forma mais alternativa, mas que pode resultar: ao chegar ao carro, corte ao meio uma batata e esfregue-a no vidro do para-brisas. De seguida, limpe com papel. O que acontece é que a goma da batata acaba por ficar no vidro, tornando-se como uma espécie de “capa protetora” do mesmo, impedindo que a água se fixe aí.

  6. Ter areia para gatos no carro
    Pode parecer uma partida, mas a verdade é que a areia sílica — utilizada para os gatos de casa — funciona como um absorvente. Experimente encher um par de meias de algodão com esta areia, e coloque-as no guarda-luvas ou debaixo dos bancos. Vai ajudar no processo de desembaciar o vidro do para-brisas.

  7. Utilizar espuma de barbear
    Se utiliza líquido desembaciador e este lhe faltar, use espuma de barbear. Só tem de a aplicar, espalhá-la, passar um pano limpo para tirar bem o produto e…vidro desembaciado.

Desembaciar o vidro do para-brisas em segundos

Além de todas as 7 dicas, conheça uma sugestão extra para desembaciar o vidro do para-brisas em segundos. Na verdade, esta sugestão, que correu o mundo, foi feita por Mark Rober, um antigo engenheiro da NASA:

  1. Ligue a ventilação do automóvel no máximo;
  2. Caso o seu veículo esteja equipado com ar condicionado, ligue-o de seguida;
  3. Desligue a circulação de ar no interior do habitáculo;
  4. Abra ligeiramente as janelas.

Na estrada, sempre em segurança

Na estrada, todo o cuidado é pouco. É por isso que é tão importante ter a melhor visibilidade quando se está ao volante. A segurança de um condutor não começa apenas quando aperta o cinto, mas no momento da escolha do seguro. Opte pela melhor solução para proteger o seu carro: aquela que está sempre ao seu lado. Com o Seguro Auto do ACP, por apenas 10,99€/mês (ou 19,19€/mês se ainda não for sócio), pode contar com um seguro automóvel contra terceiros que lhe oferece outras tantas vantagens, como a proteção em avarias, furos ou rebentamento de pneus, com veículo de substituição durante 5 dias e assistências ilimitadas.

Conheça o Seguro Auto ACP

scroll up