Proteção de avaria

Se avariar, o ACP repara ou paga

O que é a proteção de avaria?

A proteção de avaria é um benefício exclusivo para os veículos do sócio com assistência em viagem.

Agora, quando o seu carro ou moto tiverem uma avaria, e a reparação no local não for possível, o ACP reboca o veículo para uma oficina à sua escolha e assume o custo da mão de obra da reparação (até 500€ + IVA).

O sócio só terá de pagar as peças e uma franquia de 30€ (IVA incluído).


Conheça as condições e toda a informação necessária sobre a proteção de avaria, como inclusões, exclusões e cobertura geográfica, através das questões frequentes abaixo.

Beneficie já da Proteção de Avaria. Escolha a sua opção.

A proteção de avaria no ACP abrange todos os sócios com assistência em viagem a partir da data de renovação da sua quota em 2018. Se é sócio sem assistência, pode solicitar a atualização de quota para ter acesso a esta proteção.

 

Atualizar Quota
SOU SÓCIO SEM ASSISTÊNCIA EM VIAGEM
Quero ter assistência
aderir ACP
AINDA NÃO SOU SÓCIO

Quero aderir ao ACP

O que fazer em caso de avaria?

Em caso de avaria, a primeira coisa a fazer é contactar o clube.

Em Portugal, através do 808 22 22 22 ou da app ACP.

Em Espanha, ligue o número internacional (+351) 219 429 113.

Neste contacto, a assistência ACP fará o pré-diagnóstico através de telefone e poderá iniciar o processo, caso:

  • a avaria seja diagnosticada de imediato como não reparável no local
  • ou a oficina móvel ACP tenha tentado sem sucesso a reparação no local.

Nesta situação, de acordo com as condições do Regulamento de Assistência em Viagem ACP, o automóvel será transportado para a oficina à sua escolha, sendo necessário o preenchimento do formulário para acionar esta proteção.


Como acionar a proteção de avaria

Para acionar a cobertura de avaria, saiba quais os passos a efetuar antes da reparação:

1- Indicar à oficina que se trata de um carro com proteção de avaria ACP e que a oficina terá de solicitar autorização do orçamento para [email protected] ou através do fax 213 216 888;

2- Clique no botão “Acionar Proteção”, preencha o formulário e junte os ficheiros do veículo digitalizados ou fotografados (DUA - Documento Único Automóvel, Carta Verde do seguro, relatório da Inspeção Periódica Obrigatória e fatura da última manutenção efetuada)

ACIONAR PROTEÇÃO


Opcionalmente, poderá acionar este serviço na delegação ACP mais próxima ou na própria oficina. Para isso basta preencher e imprimir este formulário, e entregá-lo com as cópias dos referidos documentos.

3- Num prazo de dois dias úteis, o ACP dará a resposta de elegibilidade da cobertura com base nos dados recolhidos.

Termos e condições da proteção de avaria

A leitura da informação prestada não dispensa a consulta dos termos e condições da proteção de avaria.

Dúvidas?

Leia atentamente todas as questões que determinam a elegibilidade da proteção de avaria.

  • O que fazer em caso de avaria?

    Em caso de avaria, a primeira coisa a fazer é contactar o clube.

    Em Portugal, através do 808 22 22 22 ou da app ACP.

    Em Espanha, ligue o número internacional (+351) 219 429 113.

    Neste contacto, a assistência ACP fará o pré-diagnóstico através de telefone e poderá iniciar o processo, caso:

    • a avaria seja diagnosticada de imediato como não reparável no local
    • ou a oficina móvel ACP tenha tentado sem sucesso a reparação no local.

    Nesta situação, de acordo com as condições do Regulamento de Assistência em Viagem ACP, o automóvel será transportado para a oficina à sua escolha.

  • Quais as condições para beneficiar da proteção de avaria

    Os novos benefícios desta cobertura destinam-se apenas a veículos (automóveis e motos) registados em nome do sócio com assistência. Requerem também a necessária manutenção preventiva e não incluem peças de desgaste.

    Assim, os benefícios aplicam-se a veículos com as seguintes condições:

    • registados em nome do sócio no Documento Único Automóvel
    • com o seguro obrigatório
    • com Inspeção Periódica Obrigatória válida
    • com menos de 15 anos
    • com menos de 250.000 Km
    • com manutenção em dia.

    A nova proteção de avaria cobre duas ocorrências por ano e, para beneficiar, será também necessário que as quotas de sócio com assistência estejam em dia.

  • Como verificar se os veículos estão registados no myACP

    Para além do Documento Único Automóvel em nome do sócio, convém verificar se os dados dos veículos estão devidamente registados no clube porque facilita o processo.

    Para tal pode:

    • ligar para o apoio ao sócio (808 22 22 22) 
    • verificar ou inserir os seus dados na sua área privada e segura online: myACP.

  • O que é que a proteção de avaria paga

    Após a resposta do ACP em função dos elementos cedidos, a proteção de avaria paga as horas de mão de obra de acordo com os tempos de reparação definidos pela marca, até ao limite de 500€ + IVA, com a franquia de 30€. 

    Os sócios pagarão apenas as peças, bem como o excedente valor de mão de obra caso exista (acima de 500€ + IVA) ou outros serviços extra que entendam convenientes.

  • Quando é que pode começar a beneficiar da proteção avaria

    Sócios com assistência

    A proteção é iniciada com o pagamento da quota de sócio com assistência de 2018, o que quer dizer que varia de sócio para sócio.

    Se a sua quota de sócio com assistência é paga em março, pode começar logo a beneficiar. Caso a sua quota seja paga em meses posteriores, basta fazer um pagamento único de 5€ até 28 de março para poder começar logo a beneficiar, sem ter que esperar pelo mês em que pagaria a nova quota.

    Sócios sem assistência

    Se é sócio sem assistência mas quer passar a ter esta proteção alargada, basta pedir a alteração da quota (de 4€/mês para 8€/mês).

    Caso a sua quota vença depois de março, será necessário fazer um pagamento único de 5 euros até 28 de março para começar a beneficiar sem qualquer período de carência. Após esta data, qualquer alteração para quota com assistência terá um período de carência de 60 dias para poder beneficiar da Proteção de Avaria.

    Novos sócios 

    Para novos sócios, verifica-se um período de carência de 60 dias.

    Este período também se aplica a sócios que não tenham as quotas em dia e se encontrem demitidos. Para não correr esse risco, alterar a forma de pagamento para débito direto é a solução mais cómoda e segura. 

     

  • Que situações estão excluídas

    Estão excluídos desta cobertura quaisquer custos de mão-de-obra em oficina decorrentes de:

    • acidentes
    • manutenções definidas pela marca
    • atualizações de qualquer tipo
    • atos auto-infligidos (ex.: troca de combustível)
    • atos negligentes que provoquem ou agravem avarias (ex.: continuar a circular com luz de alerta acesa),
    • avarias por desgaste de peças (ex.: calços de travões) ou avarias preexistentes e 
    • nos módulos eletrónicos, estão excluídas avarias nos instrumentos, indicadores e acessórios.

  • Quantas vezes posso beneficiar da Proteção de Avaria?

    Este serviço pode ser acionado 2 vezes por ano, sempre na sequência do pedido de uma assistência em viagem. No entanto, o sócio pode ter já usufruído das duas assistências gratuitas anuais. Se assim for, terá de pedir e pagar uma terceira assistência em viagem e depois acionar o serviço Proteção de Avaria no decorrer dessa assistência.

  • Não é só para carros, também é para motos

    A verdade -que muitos desconhecem- é que a assistência em viagem ACP é também para motos: seja para reparar no local com a oficina móvel ACP e fazer com que siga viagem (como num simples furo de pneu ou noutra avaria de resolução rápida), seja agora com esta nova proteção de avaria, para rebocar a moto até à oficina à escolha do sócio e pagar a mão-de-obra de reparação, até 500€ + IVA.

    O sócio com assistência paga apenas a franquia de 30€ e as peças, ou seja, qualquer carro ou moto em seu nome usufrui dos mesmos benefícios, excepto na atribuição de viatura de substituição, que é exclusiva para automóveis que façam o seguro auto com o ACP.

  • Qual a cobertura geográfica

    Além de Portugal, esta proteção de avaria também abrange Espanha, onde poderá acionar exatamente a mesma assistência, com oferta de mecânico na oficina à escolha, nos mesmos termos, mas sem viatura de substituição.

scroll up