Carro vandalizado: o seguro cobre o quê?

O que fazer e que seguro escolher

Ninguém está à espera de encontrar o carro vandalizado. Na impossibilidade de ter o automóvel resguardado numa garagem, importa ter um seguro que cubra as despesas resultantes de tais atos. Saiba o que fazer se encontrar o carro vandalizado e que seguro escolher para cobrir as despesas respetivas.

O seguro automóvel obrigatório

O seguro automóvel na modalidade de responsabilidade civil automóvel é obrigatório por lei. Porém, importa estar ciente de que este tipo de seguro não cobre todas as despesas que venha a ter com a viatura.

Conhecido como seguro contra terceiros, apenas assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, exceto o condutor do veículo.

Ou seja, se encontrar o seu carro vandalizado e apenas tiver este tipo de seguro, o mesmo não cobre as despesas que tiver com o ato de vandalismo.

O seguro automóvel cobre atos de vandalismo?

Depende das coberturas que o seguro tenha. Como vimos, o seguro contra terceiros não cobre despesas, se o carro for vandalizado. Nestes casos, é necessário ter um seguro de danos próprios — também conhecido como seguro contra “todos os riscos” — que inclua a cobertura de atos de vandalismo ou maliciosos.

Com esta cobertura, se o carro for vandalizado por terceiros de forma intencional e maliciosa (tumultos, greves, motins ou alterações de ordem pública) o seu automóvel estará protegido. De forma geral, este tipo de cobertura garante riscos na pintura, vidros e espelhos partidos, amolgadelas ou peças arrancadas.

Porém, é importante confirmar as coberturas e exclusões na apólice do seguro aquando do contrato, para evitar surpresas futuras. É também importante ter em consideração que caso o veículo tenha de ser transportado para uma oficina, deve ter assistência em viagem incluída

O Fundo de Garantia Automóvel pode ajudar em caso de carro vandalizado?

O Fundo de Garantia Automóvel (FGA), gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, indemniza vítimas de acidentes nos seguintes casos:

Danos materiais, em que:

  • O responsável pelo acidente é conhecido, mas não tem seguro;
  • O veículo responsável pelo sinistro foi abandonado no local, mas não se conhece o condutor, o seguro não se encontra válido e a polícia confirmou o abandono da viatura.

Danos corporais, em que:

  • Se desconhece o responsável pelo acidente ou este não tem o seguro válido;
  • A seguradora do culpado encontra-se insolvente.

Ou seja, no caso de um carro vandalizado o FGA não se aplica, uma vez que não corresponde aos requisitos indicados.

O que fazer se o carro for vandalizado?

Caso encontre o seu carro vandalizado, deve:

  1. RECOLHER PROVAS DOCUMENTAIS
    Antes de mudar o veículo de local, tire fotografias e faça um vídeo em que sejam visíveis os danos causados. É importante para poder fazer a participação ao seguro e apresentar queixa às autoridades. É também importante anotar o dia, hora e local em que encontrou o carro vandalizado. Se possível, recolha testemunhas do sucedido, o seu nome, contacto telefónico ou outros contactos, para eventuais contactos. Se o carro tiver sido vandalizado num parque de estacionamento, entre em contacto com os vigilantes e os responsáveis da gestão do mesmo, pois o local pode ter um seguro que cubra os danos.

  2. CONTACTAR AS AUTORIDADES
    Apresente de imediato uma queixa às autoridades, independentemente de saber ou não quem foi o responsável pelos danos. Comunique todas as provas que tenha.

  3. COMUNICAR AO SEGURO
    Logo que possível, comunique o acontecimento, para se dar início ao processo de indemnização. Também deve disponibilizar todas as provas que tenha.

  4. AGUARDAR O RELATÓRIO DE PERITAGEM
    Após a participação à Seguradora, esta tem o prazo de dois dias úteis para agendar a peritagem, a qual deve estar concluída em oito dias úteis (aumenta para 12 dias úteis, caso seja necessário desmontar o veículo). Feita a peritagem, os relatórios devem ser disponibilizados quatros dias úteis depois. Após 30 dias úteis depois do primeiro contacto com o segurado, a Seguradora tem de comunicar se assume ou não a responsabilidade dos danos.

O que deve ter em conta na escolha do seguro automóvel?

A escolha do seguro automóvel deve ir além do valor do prémio do mesmo. É importante que cubra as suas necessidades e aquilo que pretende ver protegido. Assim, na escolha de um seguro automóvel deve ter atenção o seguinte:

  • Avalie necessidades. Lembre-se de que o seguro contra terceiros apenas protege as pessoas transportadas no veículo sem contar com o condutor, assim como terceiros que tenham sido alvo de danos corporais ou materiais. Tenha em consideração se deve ou não adicionar coberturas, sobretudo se o valor do automóvel for avultado ou o veículo for novo. Pode fazer sentido adquirir também, por exemplo, assistência em viagem, proteção jurídica ou um seguro contra todos os riscos que inclua a cobertura de atos de vandalismo.
  • Tenha atenção às exclusões. No momento contrato, tenha atenção às coberturas que a apólice realmente tem e, sobretudo, o que fica excluído. Desta forma, evita surpresas em horas de maior aflição.
  • Locais onde é válido. Nem todas as coberturas de um seguro são válidas em todo o lado. Por exemplo, se for viajar para o estrangeiro de carro, deve saber quais as coberturas do seu seguro válidas fora de Portugal.
  • Valor das franquias. Isto é, o valor que fica a cargo do segurado em caso de dano.
  • Sistema bónus-malus. Isto é, se o preço do seguro sobe ou desce consoante o histórico de sinistros.

O seguro automóvel que protege sempre que é necessário

Ter um seguro com mais coberturas pode ser mais dispendioso no imediato. Mas quando os imprevistos acontecem, pode ser uma boa forma de poupar. Por apenas 10,99€/mês, o Seguro Automóvel ACP protege-o contra terceiros, oferece-lhe assistências ilimitadas e proteção de avaria, furos ou rebentamentos de pneus. Se for necessário, o clube disponibiliza ainda um veículo de substituição durante 5 dias. Caso pretenda outras coberturas, como atos de vandalismo, o ACP dispõe de várias, a preços competitivos.

Conheça todas as vantagens do Seguro Automóvel ACP

MAIS INFORMAÇÕES

scroll up