Os travões dos carros elétricos têm menor desgaste?

Descubra se é mito ou verdade

Os custos de manutenção de um carro elétrico são distintos relativamente aos de um carro a combustão, devido ao diferente funcionamento deste tipo de veículos. É o caso dos discos e das pastilhas dos travões: devido à travagem regenerativa destas viaturas, o seu desgaste é diferente quando comparado com um automóvel a combustão. Mas será que o desgaste é mais rápido ou, pelo contrário, há uma vida útil mais prolongada?

Mito ou verdade: os discos e as pastilhas dos travões nos carros elétricos têm um menor desgaste

É verdade. Os discos e as pastilhas dos travões nos carros elétricos têm menor desgaste face aos carros a combustão. O mesmo acontece nos automóveis híbridos. Um facto relacionado com a travagem regenerativa. Ao retirar dos travões hidráulicos parte da carga da desaceleração ou paragem da viatura, existe menos desgaste das pastilhas e pressão nos discos dos travões. Logo, o seu desgaste é menor.

O papel da travagem regenerativa

Na travagem regenerativa, a energia cinética é convertida em energia passível de armazenamento, alimentando parcialmente as baterias. Sem este sistema, a energia cinética seria desperdiçada sob a forma de calor, tal como acontece nos carros com motor a combustão.

Como utilizar a travagem regenerativa?

Para utilizar a travagem regenerativa, o condutor apenas tem de retirar o pé do acelerador numa descida ou nos momentos em que pretende imobilizar o carro. Contudo, é preciso ter em conta que este sistema funciona de forma limitada quando a bateria de tração está totalmente carregada. Dependendo do tipo de motor elétrico e da respetiva potência, nalguns automóveis elétricos é possível ter-se a sensação de que está a travar, ao retirar por completo o pé do acelerador. Em alguns modelos é possível ainda ajustar o modo de condução, de forma a que seja potenciada a travagem regenerativa.

Quando é que devem ser mudados os discos e as pastilhas dos travões nos carros elétricos?

Em geral, os discos e pastilhas dos travões duram mais tempo nos veículos elétricos. Contudo, apesar do desgaste mais lento, os travões devem ser regularmente inspecionados, sobretudo quando apresentam sinais de alerta.

Como prolongar a vida dos discos e das pastilhas dos travões nos carros elétricos?

Nos veículos elétricos, o tipo de condução praticada também influencia o desgaste, tanto dos discos como das pastilhas dos travões. Para prolongar a vida útil, recomenda-se:

  • Usar o modo de condução regenerativa sempre que possível.
  • Evitar travagens bruscas, pois limitam o efeito regenerativo, acelerando o desgaste dos discos e das pastilhas dos travões.
  • Antecipar travagens, de modo a abrandar apenas levantando o pé do acelerador, para ativar a regeneração.

O mundo dos carros elétricos na sua mão

A travagem regenerativa pode ser uma ajuda para que a bateria tenha uma autonomia prolongada. Mas sempre que é preciso carregar o carro, é importante saber qual o posto de carregamento mais próximo do local onde se encontra e simular quanto vai pagar. A App ACP Electric dá-lhe toda a informação que necessita para carregar o seu elétrico: visualização das redes públicas de postos, localização dos postos de carregamento, tipo de tomada, potência, tarifário, avaliações, estado das tomadas em tempo real e pontos de interesse ao redor dos postos de carregamento (útil enquanto espera que o carro carregue).

Disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, para sócios e não sócios do clube, a app ACP Electric facilita a vida aos condutores de veículos elétricos e ainda oferece um preço especial reduzido na tarifa de energia (com o apoio bp e EVIO) exclsusivamente para sócios.

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