A partir de janeiro de 2026, os condutores espanhóis vão deixar de utilizar o triângulo de pré-sinalização, substituindo-o pelo Help Flash, um dispositivo luminoso para casos de emergência. Esta alteração prende-se, sobretudo, com uma questão de segurança. Mas será que ao conduzir em Espanha com um veículo de matrícula portuguesa é obrigatório ter este dispositivo?
Help Flash: o que é?
Trata-se de um dispositivo luminoso V-16 que tem como função alertar os outros condutores de que existe um veículo imobilizado na via. Esta luz de emergência tem a mesma função do triângulo de pré-sinalização, tendo a mais-valia de ser visível a mais de 1 km de distância e de cobrir um campo de visão de 360 graus.
Este dispositivo é alimentado a pilhas e possui uma autonomia de cerca de 3 horas. Apesar das reduzidas dimensões, é resistente a impactos e à água.
Porque é que Espanha vai optar pelo Help Flash?
Acima de tudo, por uma questão de segurança. Ao contrário do triângulo, com o Help Flash o condutor não tem de sair do veículo e caminhar cerca de 30 metros para sinalizar a imobilização na estrada. Isto porque o Help Flash pode ser ativado dentro do carro e colocado no tejadilho (através de fixação magnética), reduzindo o risco de atropelamento.
Para motociclistas, é também uma mais-valia em termos de segurança. Com tamanho semelhante ao de um smartphone, o Help Flash é fácil de transportar, podendo ser colocado na moto em caso de queda ou de avaria. Preferencialmente, deve ser fixado num ponto alto, para maximizar o alcance e garantir visibilidade. O depósito da mota ou mesmo o capacete do condutor são bons locais para a sua afixação.
Existem ainda modelos do dispositivo com geolocalização, o que permite enviar automaticamente o local do sinistro às autoridades.
Conduzir em Espanha obriga a ter um Help Flash?
Não é obrigatório ter um Help Flash se conduzir uma viatura de matrícula portuguesa em Espanha. Segundo a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, que regula a circulação internacional de veículos, o dispositivo de sinalização pode ser um qualquer, desde que eficaz, e “imposto pela legislação do país em que o veículo está matriculado”.
O mesmo acontece com um veículo de matrícula espanhola em território português. Caso necessite de sinalizar a imobilização de um veículo na via, pode utilizar o Help Flash a partir de 2026, se não possuir um triângulo.
Pode utilizar um Help Flash em Portugal mesmo com matrícula portuguesa?
Apesar de o triângulo ser obrigatório para sinalizar um veículo imobilizado na via, a legislação portuguesa não impede a colocação de um dispositivo luminoso no exterior de uma viatura imobilizada. Ou seja, mesmo com um triângulo (no caso dos automóveis), pode ter um Help Flash. Na verdade, é uma boa solução para complementar o triângulo, dado o seu alcance ser maior, permitindo mais visibilidade na estrada e menos riscos.
Recomendações para uma boa funcionalidade do Help Flash
Dadas as pequenas dimensões e baixo peso, o Help Flash é fácil de guardar. Contudo, não se esqueça que o intuito é a sua utilização em emergências. Por isso, convém que esteja num local acessível. Pode guardá-lo, por exemplo, no porta-luvas ou noutro local onde seja fácil o acesso. No caso das motos, uma vez que este dispositivo além de pequeno tem um peso baixo (cerca de 170 gramas), é fácil guardá-lo debaixo do assento ou trazê-lo no blusão do motociclista.
Como o Help Flash funciona através de pilhas, é necessário verificar se estas estão carregadas ao longo do tempo. O Help Flash pode permanecer sem utilização cerca de 5 anos, mantendo 90% da capacidade da bateria. Porém, é aconselhável substituí-las a cada 2 ou 3 anos, caso o dispositivo não seja utilizado, uma vez que podem ocorrer condições desfavoráveis no interior do veículo, como elevadas oscilações de temperatura humidade.