Como preparar a moto para viagens

Conselhos a ter em conta para si e para a sua moto

Está a pensar em fazer-se à estrada e aproveitar a sua moto para somar novas curvas (e retas) longe dos trajetos habituais? Preparar a moto para as viagens é fundamental. O ACP sugere-lhe alguns conselhos que não devem faltar.

Primeiro, o mais importante: inspecionar a moto

Verifique e cumpra as reparações e a manutenção regular da moto, antes do dia mais importante: a partida. Ninguém deseja ter uma avaria no meio do nada, sem apoio mecânico por perto e ficar parado, sem poder continuar a tão aguardada viagem, mesmo que já tenha a melhor ajuda que um motociclista tem na estrada.

Verifique sempre o principal:

  • Tenha as já referidas reparações e a manutenção sempre em dia!
  • Pneus: já estão no final da vida ou ainda resistem com segurança a uns bons quilómetros? A pressão está correta? A profundidade dos rastos é suficiente? Se for conveniente substituir os pneus, lembre-se de os utilizar com precaução nos primeiros quilómetros, para lhes retirar a “goma”.
  • Travões: discos, pastilhas, cabos e fluído. Tudo em ordem?
  • Corrente: está lubrificada, com a tensão adequada e em perfeito estado?
  • Veio ou correia: inspecione e verifique se há fugas, cortes ou sinais de desgaste.
  • Acelerador: verifique os cabos.
  • Fluídos: qualquer fluído da moto, e especialmente o do óleo do motor, devem estar limpos e atestados. Veja se o nível está correto e se o filtro do óleo precisa de mudança e faça o mesmo com o filtro do ar.
  • Luzes, instrumentos de bordo e buzina: tudo a funcionar perfeitamente?
  • Descanso da moto: está em condições e preparado para aguentar mais peso, quando a moto está estacionada?
  • Bateria: quem é sócio ACP anda sempre mais descansado na estrada, e até tem uma assistência que troca a bateria da moto, mas convém ter os cuidados mínimos. Não saia sem ter a certeza de que a bateria está em perfeito estado e com carga suficiente.
  • Levar uma 2ª chave da moto: parece impossível, mas já pensou no que acontece se perder a chave da moto? Leve uma chave suplente e guarde-a num local seguro, facilmente acessível e longe de “amigos do alheio”.
  • Conheça a autonomia de combustível da moto: nem todas as aldeias possuem uma estação de gasolina. Planeie com antecedência os quilómetros a percorrer e a capacidade do depósito. Com estes dados (especialmente se a moto não incluir computador de bordo) vai poder calcular a média de distância/capacidade e estar sempre prevenido, onde quer que esteja. 

 

Arranque na melhor companhia: equipado e preparado para chuva ou sol

Antes de mais, precisa de um bom capacete. Com a viseira em boas condições, e de preferência fechado, de modo a garantir o máximo de segurança contra insetos, pedras ou o pior: quedas. Além disso, um capacete fechado é mais silencioso (imprescindível em longas viagens), protege contra queimaduras do sol e defende contra o vento constante.

Outras sugestões: óculos de sol, viseira substituta para a adaptação às mudanças de intensidade da luz ou, o ideal, uma viseira fotossensível).

Ao longo da viagem, o tempo pode mudar. Dependendo da região, poderá enfrentar temperaturas quentes ou frias, vento ou chuva, nevoeiro ou neve, sol ou céu nublado. E se conduzir à noite, as condições podem agravar-se. Por isso, é fundamental incluir na bagagem o equipamento que lhe dê o máximo de versatilidade. Vai precisar de levar roupa que proteja do frio (aumenta gradualmente com a velocidade) e da chuva. Botas de chuva e equipamento impermeável poderão revelar-se também muito úteis.

Equipamento especial

Uma viagem mais longa necessita de mais bagagem. Existem várias soluções que ajudam a criar mais espaço e levar (e trazer) mais do que o habitual. Exemplos:

  • Bolsas ou malas de depósito

Afixam-se no topo do depósito de combustível com fitas ou suportes magnéticos. São ideais para objetos usados frequentemente (equipamento de chuva, documentação, dispositivos móveis, etc.). Podem incluir bolsa transparente para acesso rápido a um mapa.

  • Malas laterais

Podem prender-se à moto através de fitas ou suporte rígido para malas de maior dimensão. Podem colocar-se em ambos os lados da moto, junto à roda traseira, e oferecem maior capacidade de bagagem, sendo em geral construídas com materiais diversos: plástico, tecido ou pele.

  • Mala traseira e/ou “Top Case”

Por vezes ocupam o lugar traseiro (para viagens sem “pendura”). Noutros casos, possuem uma estrutura situada atrás do banco traseiro e possibilitam espaço suficiente para 1 ou 2 capacetes, e outros objetos.

Partilhe a viagem

Se utilizar um mapa em papel, faça uma cópia e assinale o percurso com as datas em que prevê chegar a cada localidade/região/ponto de interesse. É muito mais seguro saber que alguém sabe quando e onde se localiza.

Se preferir uma aplicação de GPS, é ainda mais fácil partilhar e dar a conhecer a sua fantástica viagem. Esta é também uma opção muito útil em viagens de grupo, porque todos ficam a saber onde se localiza cada membro, caso um deles se atrase ou desvie do percurso.

Sugestões complementares de segurança

  • Descanse o suficiente

Não insista em fazer mais uns quilómetros se o corpo pedir descanso. E não utilize truques como a cafeína para ficar acordado. Se estiver cansado, simplesmente pare.

  • Mantenha-se saudável

Faça refeições equilibradas, antes e depois de cada viagem. Beba muita água (necessária para evitar a desidratação) e saiba como evitar eventuais alergias.

  • Não acelere

A viagem que preparou é muito mais do que chegar o mais rápido possível. É apreciar e aproveitar calmamente as paisagens, a cultura, as pessoas e toda a experiência de conhecer novas terras (e curvas!). Perder mais uma hora é irrelevante e evita ser parado pelas autoridades ou receber mais tarde uma surpresa desnecessária e cara.

  • Comece o dia cedo

Enfrentar o trânsito é desagradável e stressante. Inicie a viagem cedo e verá que evita mais facilmente o tráfego e o calor. Se estiver mesmo matinal, “levante-se com as galinhas” e assista ao nascer do sol!

  • Faça pausas frequentes

Faça várias paragens e relaxe, coma, beba e aprecie a paisagem. Faça exercícios leves. Ganhe nova energia para outra série de curvas!

  • Seja flexível e paciente

Acontecem sempre imponderáveis e surpresas numa viagem: trânsito, desvios imprevistos, alteração das condições meteorológicas, obras numa estrada, um furo... Planeie com antecedência, consulte o seu GPS e mantenha sempre a calma.

Prestes a arrancar? 

Para os sócios ACP, qualquer viagem de moto é sempre muito mais tranquila. Todos contam com seguro específico para motos, um vasto universo de descontos, equipamento para moto a preços especiais e muito mais. Mas há algo que nenhum grande viajante dispensa na estrada: a melhor assistência em viagem para motos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Descubra mais sobre a assistência em viagem ACP para motos
Descubra porquê

scroll up