FIA lança campanha para divulgar ajudas à condução

Campanha quer alertar para os benefícios dos sistemas de assistência aos condutores

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) lançou a 19 de outubro de 2020 uma campanha de segurança rodoviária dedicada aos Sistemas Avançados de Assistência à Condução (Advanced Driver Assistance Systems - ADAS). A campanha pretende informar os automobilistas europeus sobre alguns dos sistemas de segurança inteligente de veículos, que vão ser obrigatórios em todos os novos modelos de automóveis a partir de maio de 2022, e em todos os modelos existentes a partir de maio de 2024.

A fim de alcançar melhorias tangíveis de segurança no trânsito, os automobilistas devem compreender as funcionalidades e limitações dos sistemas de assistência. Em particular, é importante entender que estes sistemas têm como objetivo ajudar o condutor e não substituí-lo.

Um estudo encomendado pela FIA Região I, a divulgar em breve, revela que a grande maioria dos condutores desconhece como operar os sistemas de ajuda à condução, apesar de estes sistemas já estarem presentes em muitos dos novos veículos.

Três dos principais sistemas são:

  1. Travagem de emergência autónoma (Autonomous Emergency Break - AEB)
    O AEB avisa e intervém para realizar uma travagem de emergência. Nem sempre uma colisão pode ser evitada, mas uma travagem brusca pode reduzir o impacto da colisão.

    Limitações: Alguns sistemas AEB são projetados para detectar apenas carros e existem diferenças significativas no desempenho entre os produtos projetados para detectar peões e ciclistas.

  2. Manutenção de faixa (Lane Keeping Assist - LKA)
    LKA avisa o condutor em caso de desvio de faixa e volta a centrar, de forma autónoma e suave, o veículo para a respectiva faixa.

    Limitações: O LKA pode flutuar fortemente perante mudanças nas condições ambientais. Nas curvas em forma de S, o LKA pode não funcionar na segunda curva.

  3. Controlo de velocidade adaptativo (Adaptative Cruise Control - ACC)
    O ACC mantém uma velocidade constante do veículo, mas identifica o tráfego circundante e adapta a velocidade de acordo com as condições.

    Limitações: O ACC pode funcionar mal em rotundas, sob condições climatéricas adversas e em velocidades baixas ou muito altas.
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