Glossário

Fique a par dos termos e o que significam

AC (Alternating Current) – Tipo de corrente elétrica em que o fluxo de eletrões dá-se nos dois sentidos, alternadamente, alterando a polaridade. Quando associada aos carros elétricos, refere-se à ficha de carregamento em corrente alternada, usada, geralmente, para carregamentos normais. Tem ao dispor fichas de Tipo 1 (tomada azul / CEE) e de Tipo 2 (Mennekes). Neste processo, existe um conversor de energia AC para DC, no interior do veículo, que alimenta a bateria.

 

Autonomia do carro elétrico – Distância máxima que um veículo pode percorrer com uma carga de bateria. Pode variar em função de vários fatores, como, a título de exemplo, o estilo de condução.

Baterias de iões de lítio – Podem ser de eletrólito de iões de lítio ou de polímero de iões de lítio. São as preferidas para aplicação em EV, principalmente devido à sua alta densidade de energia. A capacidade das baterias mede-se em kilowatt-hora (kW/h)

BEV (Battery Electric Vehicle) – Como o nome indica, trata-se de um veículo alimentado por baterias, sendo, por isso, 100% elétrico. A energia destes motores exclusivamente elétricos é regenerada pela desaceleração ou pela travagem. No entanto, a sua fonte primordial é o carregamento, através da conexão à rede elétrica. Não consome combustíveis fósseis e não emite gases poluentes.

BMS (Sistema de Gestão da Bateria) – Sistema eletrónico que regula a tensão e a corrente, bem como controla a temperatura e o estado da carga da bateria de forma otimizada para garantir que esta tem o máximo de longevidade possível.

Bomba de calor – Estrutura que reutiliza o calor emitido pelo sistema de propulsão elétrica e pelos componentes eletrónicos para climatizar o veículo. Sendo um permutador de calor, é mais eficiente do que um simples aquecedor de habitáculo com resistências elétricas, já que é melhor trocar calor do que gerá-lo. Permite manter uma maior autonomia da bateria no inverno, quando comparado com um sistema de ar condicionado.

Carregamento lento – Tipo de carregamento de carros elétricos mais comum, disponível nas wallboxes dos domicílios ou dos locais de trabalho. Trata-se, no fundo, de um carregamento elétrico normal, por contraponto aos carregamentos rápidos. Numa Dependendo da bateria e do respetivo carregador interna, numa potência baixa, de 3,7 kW, um carregamento pode demorar, no máximo, oito horas. Já com uma potência de 22 kWh, permite atingir cerca de 89% da autonomia total da bateria em apenas uma hora. Estes dados são referências médias, pois a velocidade de carregamento depende de diversos fatores.

Carregamento rápido – Utilizado, sobretudo, no decurso de viagens longas. Permite atingir 80% da capacidade da bateria em 20-em cerca de 30 minutos, segundo os valores médios. Realiza-se, geralmentesempre, em corrente contínua (DC). Todavia, este não deve ser o padrão de carregamento, pois pode diminuir a vida útil da bateria.

CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) – Entidades licenciadas para vender energia aos utilizadores de veículos elétricos. Estas compram a energia elétrica a grosso e vendem-na a retalho, permitindo os carregamentos nos pontos da Rede Mobi.E.

Conector – Adaptador que se encontra entre o cabo de carregamento e a tomada. Estão disponíveis várias categorias: Tipo 1, Tipo 2 ou Mennekes — mais utilizado na Europa e definido como a tomada padrão para os veículos elétricos — CCS Combo, CHAdeMO e Schuko.

DC (Direct Current) – Tipo de corrente elétrica em que os eletrões se deslocam constantemente do pólo negativo para o pólo positivo da fonte de tensão, sem alteração do sentido nem da polaridade. Esta é a corrente que alimenta as baterias dos carros elétricos. Para que isso aconteça, é necessário recorrer a um conversor de corrente AC para DC, que no caso do Posto de Carregamento Rápido (PCR) se encontra no posto e, no caso do Posto de Carregamento Normal (PCN), está no próprio veículo.

DPC (Detentor de Pontos de Carregamento) – Titular de um ponto de carregamento de veículos elétricos, situado num espaço de acesso privado — para uso próprio (casa ou condomínio) ou para um número limitado de utilizadores (por exemplo, restaurantes) — e que, por opção, se integra na Rede de Mobilidade Elétrica. Destaca-se o facto de a atividade do detentor do ponto de carregamento não poder ter caráter comercial.

EGME (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica) – Entidade que gere e monitoriza a rede de postos de carregamento elétrico, designadamente a nível financeiro, de fluxos energéticos e de informação. Atualmente, e desde 2015, a EGME é a empresa pública Mobi.E, S.A.

HEV (Hybrid Electric Vehicle) – Veículos híbridos que combinam um motor de combustão com um, ou mais, motores elétricos. São considerados “híbridos convencionais”, pois não podem ser carregados através de uma fonte externa e, regra geral, têm uma autonomia de poucos quilómetros no modo elétrico.

kWh (Quilowatt-hora) – Unidade que equivale à energia transferida ou gasta numa hora por quilowatt de potência. Ou seja, mede a quantidade de energia que um veículo elétrico pode consumir durante um determinado período, neste caso, uma hora.

NiMH (Baterias de níquel-hidreto metálico) – Categoria de baterias recarregáveis, que recorrem ao hidrogénio absorvido numa liga, na forma de hidreto metálico, como material ativo no elétrodo negativo. Têm como vantagens a utilização de metais não tóxicos e a alta densidade de energia, sendo mais habituais nos veículos híbridos não plug-in.

OPC (Operador do Posto de Carregamento) – Entidade licenciada que instala e mantém os postos da rede de mobilidade elétrica (Mobi.E), ou seja, os locais de acesso público ou privativo que permitem o carregamento das baterias dos veículos elétricos.

PCN (Posto de Carregamento Normal) – É um posto de carregamento AC, em que a energia é fornecida ao veículo e transformada pelo carregador de bordo do veículo (conversor AC/DC) em corrente DC, convertendo-a para o valor adequado para carregar a bateria. Têm potências de carregamentos entre os 3,7 kW e os 22 kW, segundo a ERSE.

PCR (Posto de Carregamento Rápido) – É um posto de carregamento DC, uma vez que incorpora o próprio conversor AC/DC. Ao estar fora do veículo, o conversor deixa de estar sujeito a restrições de tamanho e de peso, aumentando assim a capacidade e a velocidade de fornecimento. Os mais comuns têm uma potência máxima de 50kW, mas já podem atingir os 100/150 kW.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículos que combinam um motor elétrico com outro a combustívelmotor a combustão. O motor elétrico é carregado por uma fonte de alimentação externa — uma tomada doméstica ou uma wallbox. Uma parte do seu carregamento pode, no entanto, concretizar-se através do sistema de travagem regenerativa. Além disso, alguns mecanismos plug-in permitem que o motor de combustão acione o gerador, carregando a bateria em andamento.

Rede Mobi.E – Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica, ou EGME, sendo, por isso, a instituição pública que gere e monitoriza a rede de postos de carregamento elétrico.

SOH (State of Health) – Indicador que mede o “estado de saúde” da bateria de um automóvel elétrico, permitindo perceber, concretamente, qual é a sua longevidade. Avalia, então, a quantidade de energia que uma bateria pode fornecer (kWh) em cada momento. Quando novas, as baterias atingem 100% da sua capacidade.

Travagem regenerativa – Sistema que, quando a velocidade de rotação do rotor é superior à do campo girante, permite recuperar energia para a bateria dos veículos, com as desacelerações e as travagens. Ou seja, converte a inércia em eletricidade. Assim, a travagem regenerativa permite poupar significativamente, tanto na autonomia como no desgaste das pastilhas e dos discos dos travões, uma vez que a travagem ocorre por via do motor.

Vida útil da bateria – Duração média da bateria de um veículo elétrico, até a sua capacidade máxima não ultrapassar 70% ou 80%. Tendo em consideração as garantias dos fabricantes, a vida útil da bateria de um automóvel elétrico pode ir até aos oito anos ou 160 mil quilómetros. No entanto, depende não só da utilização diária, mas também do respetivo modelo, dos ciclos de carga ou até das circunstâncias externas (como as condições climatéricas).

Wallbox – Como o próprio nome indica (“wall” significa parede e “box” caixa), uma wallbox é uma caixa que se instala na parede, com a função de carregar os veículos elétricos em casa ou na garagem de um condomínio, por exemplo. É fácil de utilizar e é, por regra, universal (adapta-se às diferentes marcas), embora algumas marcas de automóvel forneçam as suas próprias wallboxes. Geralmente, é compatível com instalações monofásicas e trifásicas.

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