Transportar um barco ou moto de água exige mais do que condução cuidadosa. Os cuidados com atrelados ou reboques para embarcações são fundamentais para garantir a segurança rodoviária, a longevidade dos equipamentos e a proteção das próprias embarcações. Do atrelado à carga, indicamos-lhe alguns dos cuidados fundamentais ao conduzir um atrelado, de modo a assegurar viagens mais seguras.
6 cuidados a não esquecer com atrelados de barcos e motos de água
Por transportarem grandes volumes e pesos, como barcos ou motos de água, há cuidados que não podem ser dispensados com atrelados ou reboques. Afinal de contas, se não estiverem nas devidas condições, podem pôr em perigo a segurança rodoviária. É por isso que a sua manutenção é essencial. Desta forma, evitam-se acidentes e é possível prolongar a vida útil da estrutura. Deixamos-lhe alguns cuidados:
- VERIFIQUE OS PNEUS
Tal como acontece com qualquer veículo que circula numa via de trânsito, um dos cuidados com atrelados passa por verificar o estado dos pneus. Sobretudo, depois de um período sem utilização (ex: inverno). Verifique a pressão e estado dos pneus e esteja atento a sinais de desgaste, fissuras ou bolhas. Lembre-se ainda de verificar o estado do pneu suplente.
- INSPECIONE O ESTADO DOS TRAVÕES
Verifique o estado dos travões do reboque, sobretudo com utilização frequente e com cargas pesadas, como no caso de embarcações e motos de água. Não se esqueça de verificar o estado das pastilhas e do sistema hidráulico dos travões.
- TENHA ATENÇÃO AO ESTADO DAS LUZES
Uma vez que o reboque segue atrás do carro, são as suas luzes que indicam as manobras que pretende fazer. Por isso, um dos cuidados com atrelados de barcos e motos de água a não dispensar é verificar o estado das luzes e o sistema elétrico para garantir a devida segurança rodoviária e evitar multas. Antes de iniciar viagem, teste os piscas, as luzes do travão e de presença.
- LIMPE DEPOIS DE USAR
Depois da utilização do barco ou da moto de água, é importante a respetiva limpeza com água doce. Desta forma elimina sujidade e sal da água do mar que pode corroer a estrutura do atrelado. Além do barco ou da moto de água, é também essencial limpar o reboque depois da utilização, para evitar acumulação de sal na estrutura. A entrada de água salgada pode danificar os contactos elétricos, por isso é aconselhável a sua limpeza e secagem adequadas.
- LUBRIFIQUE ROLAMENTOS E EIXOS
Aplique regularmente um produto adequado nos rolamentos e eixos do reboque. Limpe-os previamente, para eliminar resíduos de água salgada - altamente corrosiva. Esta é uma forma de preservar estes componentes durante mais tempo.
- CONSERVE DE FORMA ADEQUADA
Também deve ter cuidados com atrelados após o uso. Guarde num local coberto ou tapado com uma capa protetora. Desta forma, evita o contacto com o sol, chuva e humidade. Eleve ligeiramente o rebqoue com a ajuda, por exemplo, de cavaletes, para que os pneus não fiquem demasiado tempo em contacto com o solo. Desta forma, previne a sua deformação.
Carga segura
Se há cuidados com atrelados ou reboques de barcos e de motos de água a respeitar, também é fundamental saber transportar a carga. É essencial que esteja devidamente acondicionada, não só para não prejudicar a aerodinâmica do veículo e para que não se solte. Indicamos-lhe ao que deve estar atento:
- Limites de peso do reboque: é importante respeitar os limites de peso recomendados para o atrelado. Se adquiriu um barco que ultrapassa o peso do reboque, troque o reboque.
- Dimensões do atrelados: as dimensões do atrelado devem ter o tamanho adequado para o barco ou moto de água que pretende transportar. Um barco ou moto fora do suporte adequado pode criar instabilidade na condução.
- Capacidade de reboque do veículo: tal como é importante respeitar os limites de peso do atrelado, o mesmo sucede relativamente à capacidade de carga do automóvel. Tanto o veículo como a bola de reboque (onde se coloca o atrelado) devem estar capacitados para suportar a carga do atrelado. Para saber os limites, consulte no o peso bruto no manual do veículo.
- Distribuição uniforme do peso: se o peso da carga for maior de um lado do que do outro, pode haver um desequilíbrio no transporte e pôr em risco a segurança. Por isso, distribua o peso da carga de forma uniforme.
- Cintas de amarração: antes de iniciar viagem, verifique o estado das cintas de amarração. Se estiverem gastas ou danificadas, troque-as para não comprometer a segurança do transporte.
E em relação à condução?
Antes de mais, importa lembrar que qualquer condutor com a carta de condução da categoria B (veículos ligeiros) está apto a conduzir um veículo com reboque até 750 kg, desde que o peso bruto do conjunto não ultrapasse os 3500 kg. Caso contrário, é necessário ter a carta de condução BE. Para a obter, não é necessário um exame teórico, basta um exame prático. Se o conjunto do seu atrelado e veículo implicar a carta de condução BE, e caso não a possua, pode agendar uma prova num Centro de Exames de Condução ACP.
Conduzir um veículo ligeiro de passageiros com reboque é, obviamente, diferente. Os limites de velocidade são distintos (exceto nas localidades, que se mantém nos 50 km/h); restantes vias públicas, tem um limite de 70 km/h; vias reservadas a carros e motociclos, 80 km/h; e em autoestrada, não é permitido ultrapassar os 100 km/h. Também existem cuidados específicos ao conduzir com um atrelado:
- Utilize espelhos retrovisores extensíveis para reboques ou atrelados;
- Faça curvas mais abertas e com mais cuidado, tendo em atenção passeios e obstáculos;
- Mantenha maior distância de segurança, especialmente em descidas e subidas, já que o peso total é maior e a distância de travagem vai ser também maior. Conduza devagar e recorra a mudanças mais baixas, usando o motor para travar;
- Evite a turbulência que a passagem de outros veículos possa causar. Para isso, e sobretudo em caso de ultrapassagem por camiões, reduza velocidade para ajudar a minimizar a turbulência;
- Reduza a velocidade perante vento forte que pode provocar o balançar do atrelado (sobretudo se estiver vazio ou com carga mais leve);
- Treine a marcha-atrás, porque esta manobra com reboque é completamente diferente. É necessário prática e paciência.
- Tenha em atenção as possíveis limitações e restrições de circulação específicas em termos de legislação e sinalização, nomeadamente em termos de condições atmosféricas ou ambientais.
Um seguro que é uma grande ajuda
Apenas é necessário um seguro específico para o atrelado ou reboque, se este exceder os 300 kg de peso bruto. O que é fácil de ultrapassar no caso de um atrelado para um barco ou moto de água. Para isso, o ACP criou o seguro embarcações de recreio: ACP Náutico que abrange barcos a remo ou a motor, barcos à vela, motos de água e jet-skis, garantindo responsabilidade civil, danos ou roubo da embarcação (incluindo acessórios), gastos de salvamento (acidentes pessoais de ocupantes) e assistência marítima e terrestre à embarcação. E se durante a viagem precisar de ajuda, pode contar com o serviço de Assistência em Viagem ACP. Disponível 24 horas, 365 dias, onde quer que esteja. O ACP dispõe de uma oficina móvel preparada para a generalidade dos problemas e repara, sempre que possível, no local, para que possa seguir viagem o mais rapidamente possível.
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