Os danos causados por catástrofes naturais são imprevistos difíceis de solucionar sem a proteção adequada. Em caso de chuvas fortes e inundações, os danos no seu veiculo só estão cobertos se a apólice incluir a cobertura de Fenómenos da Natureza. A lei exige a todos os proprietários de automóveis apenas o seguro de responsabilidade civil (vulgo contra terceiros), que assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e prejuízos materiais.
Há, no entanto, várias dúvidas acerca do que o seguro realmente cobre e o porquê do seu valor. De forma resumida, os danos criados por situações climatéricas adversas, só estão garantidos se a respetiva cobertura estiver contratada, o que pode ser feito mesmo sem ter a cobertura completa de danos próprios, vulgarmente designada por “todos os riscos”. Saiba como funciona o seguro automóvel e quando pode receber compensação.
O que deve fazer para solucionar os danos?
Em primeiro lugar, certifique-se da sua segurança: avalie com cuidado a profundidade da água relativamente à altura do veículo. Se possível, abandone a área inundada e trave suavemente algumas vezes para eliminar o excesso de água nos travões. Se o carro ficar submerso numa zona sensível, não tente salvar a viatura.
De seguida, registe o sinistro através de fotografias, vídeos e testemunhos, e não se esqueça de guardar os relatórios sobre a ocorrência, caso recorra à intervenção de bombeiros, por exemplo. Após contacto com a seguradora, siga os passos indicados e reúna a documentação solicitada.
O que acontece ao seu carro?
O impresso universal para comunicação do sinistro à sua seguradora é a declaração amigável de acidente automóvel (DAAA). Em casos de catástrofes naturais, não há a intervenção de terceiros, logo completará apenas o espaço referente ao 1º interveniente.
A seguir, pode deslocar o seu carro para uma oficina à sua escolha e avisar a companhia de seguros da localização do veículo.
A Assistência em Viagem ACP ajuda-o
Se não conseguir levar o carro a uma oficina, o ACP ajuda-o. Ligue 215 915 915 (chamada para a rede fixa nacional) e o serviço de assistência em viagem procede ao transporte ou recolha do veículo, se não souber em que oficina o deixar.
Ao receber a participação, a seguradora entra em contacto com o proprietário do veículo em 48 horas para marcar a peritagem, verificar os danos e determinar o valor da indemnização. Em caso de inundações, a averiguação pode levar alguns dias até que os danos sejam totalmente percetíveis. Com os danos quantificados, a seguradora autoriza a reparação na oficina escolhida, caso esta seja viável, ou paga o valor seguro, em caso de perda total.
O seguro cobre mesmo os estragos?
Depende das garantias contratadas na apólice de seguro. Cada seguradora responde aos clientes de acordo com o contrato existente.
Um seguro que protege de (quase) tudo
Contra imprevistos, a melhor opção é estar bem protegido. Com o ACP, pode encontrar a melhor solução de seguro automóvel e simular as coberturas que são mais importantes para si. Faça uma simulação personalizada com a ajuda de um mediador ACP.
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