Carro danificado por inundações. O que cobre o seguro?

Respostas às dúvidas principais

Os danos causados por catástrofes naturais são imprevistos difíceis de solucionar sem a proteção adequada. Em caso de chuvas fortes e inundações, os danos no seu veiculo só estão cobertos se a apólice incluir a cobertura de Fenómenos da Natureza. A lei exige a todos os proprietários de automóveis apenas o seguro de responsabilidade civil (vulgo contra terceiros), que assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e prejuízos materiais.

Há, no entanto, várias dúvidas acerca do que o seguro realmente cobre e o porquê do seu valor. De forma resumida, os danos criados por situações climatéricas adversas, só estão garantidos se a respetiva cobertura estiver contratada, o que pode ser feito mesmo sem ter a cobertura completa de danos próprios, vulgarmente designada por “todos os riscos”. Saiba como funciona o seguro automóvel e quando pode receber compensação.

O que deve fazer para solucionar os danos?

Em primeiro lugar, certifique-se da sua segurança: avalie com cuidado a profundidade da água relativamente à altura do veículo. Se possível, abandone a área inundada e trave suavemente algumas vezes para eliminar o excesso de água nos travões. Se o carro ficar submerso numa zona sensível, não tente salvar a viatura.

De seguida, registe o sinistro através de fotografias, vídeos e testemunhos, e não se esqueça de guardar os relatórios sobre a ocorrência, caso recorra à intervenção de bombeiros, por exemplo. Após contacto com a seguradora, siga os passos indicados e reúna a documentação solicitada.

O que acontece ao seu carro?

O impresso universal para comunicação do sinistro à sua seguradora é a declaração amigável de acidente automóvel (DAAA). Em casos de catástrofes naturais, não há a intervenção de terceiros, logo completará apenas o espaço referente ao 1º interveniente.

A seguir, pode deslocar o seu carro para uma oficina à sua escolha e avisar a companhia de seguros da localização do veículo.

assistência em viagem

A Assistência em Viagem ACP ajuda-o

Se não conseguir levar o carro a uma oficina, o ACP ajuda-o. Ligue 215 915 915 (chamada para a rede fixa nacional) e o serviço de assistência em viagem procede ao transporte ou recolha do veículo, se não souber em que oficina o deixar.

Ao receber a participação, a seguradora entra em contacto com o proprietário do veículo em 48 horas para marcar a peritagem, verificar os danos e determinar o valor da indemnização. Em caso de inundações, a averiguação pode levar alguns dias até que os danos sejam totalmente percetíveis. Com os danos quantificados, a seguradora autoriza a reparação na oficina escolhida, caso esta seja viável, ou paga o valor seguro, em caso de perda total.

O seguro cobre mesmo os estragos?

Depende das garantias contratadas na apólice de seguro. Cada seguradora responde aos clientes de acordo com o contrato existente.

Um seguro que protege de (quase) tudo

Contra imprevistos, a melhor opção é estar bem protegido. Com o ACP, pode encontrar a melhor solução de seguro automóvel e simular as coberturas que são mais importantes para si. Faça uma simulação personalizada com a ajuda de um mediador ACP.

Pretende mais coberturas no seu seguro automóvel?
Faça a simulação

scroll up