12 sugestões para um planeamento financeiro

uma para cada mês do ano

Um ano inteiro de boas ideias para gerir da melhor maneira o seu dinheiro e investimentos. É o que lhe propomos através deste planeamento financeiro que agrega 12 sugestões para pôr em prática ao longo dos 12 meses do ano. 

JANEIRO

Inicie o ano com um autodiagnóstico financeiro

Comece o ano a fazer uma autoanálise financeira, para tentar perceber a forma como gere e gasta o seu dinheiro. Depois, faça um esquema onde coloca as fontes de rendimento e respetivos valores, bem como as despesas fixas e outras despesas frequentes que surgem todos os meses, como ginásio, eletricidade, entre outras.

 

FEVEREIRO

Defina um orçamento

Neste novo ano tem objetivos de começar uma nova vida financeira, iniciar-se nos investimentos, ou começar a poupar para o futuro, mas não tem margem financeira? A nossa sugestão começa por definir um orçamento em que uma das frações é destinada a poupança. Um conselho que os profissionais sugerem é que, por mês, se poupe 10% do rendimento, no mínimo.

 

MARÇO

Cumpra o orçamento

Depois de definido o orçamento é importante ter capacidade para o cumprir, repensando e alinhando os hábitos de consumo com as metas a atingir. É importante listar o que já não faz sentido continuar a consumir, renegociar contratos que possam existir e passar a gastar apenas o que realmente vai utilizar e dar uso.

 

ABRIL

Faça crescer as suas poupanças

Pode fazer crescer o dinheiro que tem nas suas poupanças, investindo-o. O investimento que pretende realizar vai depender do seu perfil enquanto investidor, da sua tolerância ao risco, os seus propósitos e o prazo de tempo que quer alcançar com os investimentos. A taxa de retorno é o que define a celeridade com que o dinheiro é gerado. A investimentos com maiores retornos estão associados riscos mais elevados. Consultar um especialista para tomar melhores decisões é uma mais-valia para ter sucesso nos seus investimentos.

 

MAIO

Aposte numa abordagem diversificada

Se gostava de ter mais equilíbrio financeiro, com retornos mais estáveis e com o mínimo de perdas, a sugestão passa por ter uma abordagem diversificada, apostando em mercados distintos. Uma maneira de o fazer pode ser adquirindo unidades de participação de um fundo de investimento adaptado ao seu perfil.

 

JUNHO

Tenha cuidado com os excessos financeiros

O maior inimigo de uma vida financeira tranquila são as dívidas. É importante primeiro cessar as dívidas que tem, pagando inicialmente as de valor mais baixo. O passo seguinte é conseguir controlar a carteira para evitar que novas dívidas possam vir a aparecer. Quando reparte os pagamentos do cartão de crédito tenha em atenção que esse compromisso vem já a seguir, continuando a ser uma divida, uma responsabilidade que terá que pagar mais tarde.

 

JULHO

Faça análises regulares aos seus objetivos

Ao longo do tempo, faça análises regulares dos investimentos e confirme que estes estão em concordância com os seus objetivos e metas. Uma ajuda valiosa podem ser algumas aplicações digitais que ajudam a gerir os investimentos bem como os seus desempenhos.

 

AGOSTO

Alimente as suas poupanças

Apesar de Agosto ser um mês que tipicamente está associado a férias, mesmo em férias pode continuar a fazer crescer as suas poupanças. Automatize contribuições de forma automática que reforcem os seus investimentos, recorrendo a planos de poupança reforma, seguros de capitalização, ou fundos, por exemplo.

 

SETEMBRO

Reforce o fundo de emergência

Se gostava de ter uma carteira equilibrada e uma vida financeira mais estável, uma sugestão é guardar um valor mensal para colocar de lado e ir construindo uma almofada financeira, para prevenir quaisquer imprevistos que possam acontecer, estando acessíveis em qualquer circunstância.

 

OUTUBRO

Gaste de forma inteligente

Um segredo para equilibrar os gastos e geri-los de forma eficiente é gastar de forma estratégica. Aproveitar e comprar com tempo, aproveitar promoções e descontos e definir um valor limite para compras e presentes. Sempre que estiver à espera de ter gastos mais consideráveis liste-os e coloque no calendário.

 

NOVEMBRO

Apoie causas

Guarde uma parte do seu ganho adicional das suas aplicações financeiras para ajudar e apoiar causas. Apesar de não ter o lucro como objetivo, ao fazer os donativos o seu benefício será de 130% no IRS.

 

DEZEMBRO

Defina objetivos para o ano seguinte

Comece a pensar com tempo e a traçar metas para o ano que se segue. Uma sugestão é que sejam objetivos pragmáticos, específicos e o mais realistas possível. Posto isto, está pronto para começar um novo ano com um novo plano financeiro.

 

Soluções de poupança ACP-BiG

Com o objetivo de proporcionar a todos os sócios o acesso a produtos financeiros em condições especiais, adequadas aos diferentes tipos e objetivos de poupança, o ACP celebrou um protocolo com o Banco BiG, um banco sólido e especializado em poupança. Venha conhecer os benefícios.

Saiba mais

scroll up