Como funciona o limitador de velocidade nos carros

Funcionalidade obrigatória em automóveis novos

Oficialmente designado como Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, na sigla inglesa), este limitador de velocidade — que tem gerado alguma polémica — tornou-se obrigatório em 2022. Mas não se preocupe: não cabe aos condutores introduzirem qualquer alteração nos seus automóveis. Conheça todos os pormenores.

O que é o limitador de velocidade?

Trata-se de um sistema de segurança que indica aos condutores quando se encontram em excesso de velocidade. Este limitador de velocidade tem gerado grande controvérsia, desde que a União Europeia impôs aos construtores de automóveis a sua implementação. E por isso tem vindo a ser “afinado”, relativamente à forma de funcionamento.

Como funciona?

Através de dados de GPS e do uso de uma câmara frontal capaz de reconhecer sinais de trânsito, o automóvel avisa o condutor quando este conduz em excesso de velocidade.

Numa primeira fase, previa-se que o limitador, ao reconhecer o limite de velocidade, não permitisse que o veículo o ultrapassasse, deixando o condutor sem forma de se sobrepor ao sistema. Mas esta proposta suscitou várias críticas face a alguns riscos que poderia acarretar. Por exemplo, o limitador de velocidade podia cortar a potência do motor numa ultrapassagem.

Assim, estabeleceu-se que o ISA pode ser desligado pelo condutor, ainda que seja sempre ativado cada vez que o automóvel é ligado. Quando ativado, o limitador de velocidade vai apenas informar o condutor de que está a exceder o limite permitido.

Este alerta pode ser feito de formas distintas, podendo as marcas automóveis optarem pela que considerem mais vantajosa:

  • Aviso acústico em cascata
  • Aviso visual
  • Reação no pedal do acelerador (com vibração ou força contrária)
  • Função de controlo de velocidade

Ou seja, a última palavra caberá sempre ao condutor e não ao ISA. É por isso que existem diferentes opções de desativação do limitador de velocidade (sempre manualmente):

  • Na totalidade: funções “Speed Limit Information Functions” (SLIF — apenas informa sobre o limite de velocidade) e “Speed Limit Warning Function” (SLWF — função de alerta de limite de velocidade) ou SLIF e “Speed Control Function” (SCF — função de controlo de velocidade).
  • Parcialmente: funções SLWF ou SCF.

Todos os automóveis são obrigados a ter um limitador de velocidade?

O limitador de velocidade vai ser obrigatório apenas nos novos modelos automóveis de categoria M e N (ou seja, com quatro rodas, transporte de passageiros e/ou mercadorias) introduzidos no mercado a partir de 6 de julho de 2022.

Contudo, a partir de 7 de julho de 2024, o ISA passa a ser obrigatório em todos os automóveis novos à venda, independentemente da sua data de fabrico. Assim, um veículo que foi homologado oficialmente em junho de 2022 está isento da aplicação do ISA em julho desse ano. Contudo, em julho de 2024, esse veículo é obrigado a estar equipado com o limitador de velocidade.

Relativamente aos restantes automóveis que já estavam em circulação antes da entrada em vigor da norma, não é necessária qualquer transformação pelo proprietário.

Que diferença existe entre o limitador de velocidade e o Cruise Control?

Ao ler a explicação sobre o ISA encontrou, com certeza, semelhanças com o “Cruise Control”. De facto, o funcionamento de ambos é semelhante. Saiba porquê.

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