Ao volante do Toyota Aygo X

| Revista ACP

Visual renovado, mais tecnologia, potência e maior economia são algumas das novidades do renovado Aygo X.

Toyota-Aygo-capa-final

Enquanto muitas marcas se afastam dos citadinos a Toyota segue no caminho inverso e não só mantém a aposta como renovou o seu representante neste segmento, o Aygo X.

Lançada em 2021, a terceira geração do citadino nipónico recebeu um visual atualizado, mas a principal novidade está debaixo do capô e consiste na mecânica híbrida que o passou a equipar, motorização essa que pudemos testar neste primeiro contacto.

Fácil de conduzir

Herdado do Yaris e com uma potência combinada de 116 cv a motorização híbrida que passou a equipar o Toyota Aygo X alterou consideravelmente a experiência de condução do citadino nipónico.

A caixa automática associada a este sistema torna a experiência de condução especialmente fácil e relaxante em meio urbano, permitindo abdicar do tradicional ponto de embraiagem no “para-arranca” urbano.

Já a potência extra (mais 44 cv que o 1.0 l que equipava o Aygo X), transforma o modelo da Toyota numa proposta especialmente lesta, seja em meio urbano seja em viagens mais longas.

Aliás, é em percursos mais longos, ou em estradas sinuosas, que o Aygo X mais impressiona.

Ágil por natureza em meio urbano, é fora deste que o pequeno Toyota revela ser uma proposta versátil e até capaz de divertir quem segue ao volante.

Por fim, há ainda a destacar a eficiência do sistema híbrido. Sem quaisquer preocupações com a economia neste primeiro contacto foi possível alcançar uma média de 4,4 l/100 km em meio urbano.

Além disso, e como demonstrava o computador de bordo no final deste primeiro contacto, a promessa de circular grande parte do tempo em meio urbano em sem recorrer ao motor de combustão é uma realidade.

O preço da cilindrada

A bordo do Toyota Aygo X a ergonomia correta faz-se acompanhar de um moderno sistema de infoentretenimento que torna fácil conviver diariamente com o pequeno Toyota.

Por falar nas suas dimensões, apesar das proporções musculadas do exterior o espaço a bordo é algo acanhado, especialmente ao nível das pernas nos lugares traseiros.

Por fim, é impossível falar sobre o renovado Toyota Aygo X sem abordar o “elefante na sala”: o seu preço.

Neste primeiro contacto conduzimos a versão Envy, que na sua extensa lista de equipamento vê até incluído um teto de abrir em lona.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Os 26 190 euros pedidos por esta versão estão longe de poder ser considerados acessíveis e, verdade seja dita, parte deles preço devem-se à fiscalidade, tema já abordado recentemente numa peça da Revista ACP.

Afinal de contas, por contar com o motor do Yaris, com 1.5 l de capacidade, o renovado Aygo X vê-se fortemente penalizado pela componente da cilindrada no ISV.

scroll up