Renovado Toyota Aygo X chega a Portugal

| Revista ACP

Citadino nipónico recebe motorização híbrida, visual renovado e versão desportiva.

Toyota-Aygo-X-MY26-1

Originalmente lançado em 2005 e durante duas gerações fruto de uma joint-venture entre a Toyota, a Citroën e a Peugeot, hoje o Toyota Aygo X não só é um produto totalmente “independente” como é um dos últimos resistentes no segmento dos citadinos.

Lançada em 2021 e desde então designada Aygo X, numa referência clara ao mundo dos crossover, a terceira geração do pequeno modelo pensado para a Europa foi agora alvo de um profundo restyling.

Este não só permitiu alinhar o seu visual com o das restantes propostas da marca como, acima de tudo, tornou o Aygo X mais económico e ecológico.

A “culpa” é do novo motor híbrido herdado do Yaris que vem substituir o 1.0 l a gasolina com 72 cv que o equipava até agora e que estava presente na gama desde a primeira geração.

Graças a esta mudança, o Aygo X não só deixou de ter caixa manual como ganhou 44 cv, passando a debitar 116 cv.

Com este ganho de potência, o pequeno Toyota passou a cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 10s, menos 5s do que até agora.

Ao mesmo tempo, está mais económico e, acima de tudo, mais ecológico: com emissões de CO2 de apenas 86 g/km é o híbrido convencional com emissões mais baixas do mercado.

Visual revisto

A nova mecânica híbrida capta as atenções, mas o Toyota Aygo X recebeu também importantes atualizações estéticas, contando com um novo capô, novos faróis, grelha redesenhada e jantes de 17” ou 18”.

O resultado foi um visual mais moderno, desportivo e em linha com a restante gama do construtor nipónico.

no interior as mudanças foram mais discretas, resumindo-se a materiais revistos, melhorias no campo da insonorização, à adoção de um carregador de smartphone por indução e um painel de instrumentos totalmente digital.

O renovado Toyota Aygo X conta ainda com uma inédita versão GR Sport.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

De carácter mais desportivo esta versão conta com um visual específico, amortecedores e molas exclusivos, uma nova afinação da direção assistida e pode ainda contar, como opção, com um tejadilho de lona retrátil.

No total a gama é composta por quatro versões: Play, Pulse, Envy e GR Sport. Quanto aos preços, são, respetivamente, 22 090 euros, 24 290 euros, 26 190 euros e 27 890 euros.

scroll up