Chinesa ET5 Touring prova que ainda há carrinhas

| Revista ACP

Com um posicionamento premium, a nova proposta da chinesa NIO é uma das poucas carrinhas elétricas no mercado.

NIO-ET5-Touring

Enquanto a Mercedes-Benz anunciou que vai deixar de produzir carrinhas até ao final da década, a chinesa NIO decidiu apostar neste formato de carroçaria e revelou a ET5 Touring.

Com um visual dinâmico, a ET5 Touring parece mais focada no estilo do que na praticabilidade, seguindo uma “receita” há muito adotada pelas marcas premium como a Audi, a BMW e a Mercedes-Benz cujas carrinhas raramente se estabelecem como as mais espaçosas dos respetivos segmentos.

Com 4,8 m de comprimento, 1,96 m de largura e quase 2,9 m de distância entre eixos, a NIO ET5 Touring dificilmente pode ser considerada pequena. Contudo, as linhas esguias que lhe permitem um coeficiente aerodinâmico de 0.25 Cx disfarçam as suas dimensões.

 

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Como seria de esperar numa carrinha, a capacidade da bagageira aumentou face à berlina de cinco portas que lhe serve de base. Desta forma, a bagageira da ET5 Touring oferece 450 litros de capacidade (mais 64 litros que a berlina), um valor que pode subir até aos 1300 litros graças ao rebatimento dos bancos traseiros.

A animar a ET5 Touring encontramos dois motores elétricos. O dianteiro oferece 150 kW (204 cv) e o traseiro 210 kW (286 cv), chegando a potência máxima combinada aos 490 cv e 700 Nm.

Para alimentar estes dois motores a NIO oferece duas baterias: uma com 75 kWh e outra com 100 kWh que permite 560 km de autonomia. Para mais tarde está prevista a adoção de uma bateria de 150 kWh.

Por enquanto a NIO ainda não está presente no mercado nacional. Contudo, a NIO ET5 Touring já está disponível para encomenda em alguns mercados europeus — Alemanha, Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Suécia —, vendo o seu preço começar na Alemanha nos 59 500 euros na versão com a bateria de 75 kWh.

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