Audi RS Q8 é um desportivo digno da sua raça

|AUTOCLUBE

Este SUV coupé oferece uma experiência genuína de condução, associada à potência de um modelo RS.

Audi-RS-Q8-840

A Audi Sport apresenta o RS Q8: um SUV coupé de elevadas prestações que associa a potência de um modelo RS – 600 cv (441 kW) – com a elegância própria de um coupé premium e a versatilidade de um SUV.

Proposto em Portugal com um preço a partir de 182.733 euros esta equipado com um motor V8 TFSI biturbo de 4,0 litros que combinado com o sistema de tração permanente quattro e a transmissão tiptronic de 8 velocidades, proporciona puro dinamismo na condução.

A velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h (com o pacote opcional Dynamic Plus atinge os 305 km/h). Valores possíveis de alcançar graças a um motor com uma potência de 600 cv (441 kW) às 6000 rpm e um binário máximo de 800 Nm disponível entre as 2200 e as 4500 rpm.

A aceleração dos 0-100 km/h é feita em 3,8 segundos, necessitando de 13,7 segundos para cumprir os 0-200 km/h. O motor também inclui tecnologias destinadas a reduzir o consumo, como o sistema mild hybrid de 48V (MHEV) e cylinder on demand (COD), que pode desativar quatro dos oito cilindros, garantindo a máxima eficiência.

O sistema mild hybrid melhora o consumo em 0,8 l/100 km e aumenta ao máximo a eficiência (consumo combinado de combustível: 14,2-13,7 l/100 km; emissões combinadas de CO2: 322–311 g/km). A maneira inteligente de transmitir toda a potência à estrada O desempenho do Audi RS Q8 revela imediatamente o seu ADN desportivo.

Além das suspensões pneumáticas que proporcionam não só o conforto e o comportamento, tanto mais que podem alterar a distância ao solo em 90 mm, o RS Q8 pode ainda conter barras estabilizadoras ativas (EAWS) que se adaptam a terrenos irregulares para atenuar o adornar em curva, maximizando a eficácia. A suspensão pneumática RS permite que, até aos 30 km/h, o condutor possa aumentar a altura ao solo em 50 mm.

Os perfis do Audi drive select são repartidos entre os modos efficiency, comfort, auto, dynamic, allroad, offroad, individual e mais dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. O sistema Audi drive select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direção, a suspensão, o eixo traseiro direcional, o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado.

O design do RS Q8 apresenta as linhas inconfundíveis da gama Q8, mas agora com os elementos específicos RS, que chamam a atenção pelo seu caráter atlético. A imponente grelha octogonal singleframe de estrutura única, com um padrão de favo de mel, destaca-se na frente do RS Q8. Em combinação com as entradas de ar laterais em preto brilhante e outros elementos aerodinâmicos em alumínio mate, este SUV coupé enaltece o seu carácter desportivo. As jantes em liga de 22 polegadas (disponíveis, em opção, com 23 polegadas), realçam o seu desportivismo. O spoiler traseiro do tejadilho RS, de série, foi idealizado para otimizar a força descendente, ou seja, garantir maior apoio aerodinâmico. Contém ainda outros elementos específicos RS, como o difusor em alumínio, logos em preto brilhante ou as saídas de escape ovais.

A pintura de contraste em Cinzento Manhattan, de série, torna o exterior ainda mais exclusivo, enquanto os faróis (Matrix LED, de série) são animados por uma coreografia específica durante o fecho e a abertura do carro. O desempenho purista pode ainda ser visualizado entre as jantes – as maxilas dos travões pintadas em cinzento, vermelho ou azul, em combinação com os travões cerâmicos RS, em opção (de série está equipado com discos ventilados e perfurados de 420 mm à frente e de 370 mm atrás).

No espaçoso habitáculo sobressaem as características linhas de design horizontais, com um painel de instrumentos em preto com dois ecrãs. A ampla consola central com estilo simétrico é um elementochave de design em carbono mate twill. Já os bancos desportivos são de série, com uma combinação preta de alcantara/couro, capazes de oferecer um robusto apoio lateral, mesmo num tipo de condução mais desafiante. Também disponíveis, em opção, estão os bancos desportivos dianteiros RS perfurados, em couro Valcona com padrão de favo de mel, com apoios de cabeça integrados e equipados com aquecimento e ventilação. Também a grande superfície vidrada do opcional tejadilho panorâmico permite conferir maior luminosidade ao Audi RS Q8.

O interior do RS Q8 está equipado com uma variedade de tecnologias digitais que apoiam o condutor. Nos ecrãs do Audi virtual cockpit e do MMI (10,1 polegadas) existe um modo de visualização especial RS para informar sobre a temperatura dos elementos da transmissão e travagem, forças G e pressão, e temperatura dos pneus. Pode ainda verificar a temperatura dos elementos da transmissão e travagem.

Já a informação específica Allroad/Offroad tem informações sobre o sistema de tração e travagem otimizados para condução todo-o-terreno, Hill descent control (de série) e os ângulos de ataque (21.6o ) e de saída (26.2o ) Elevada versatilidade para utilização no dia-a-dia

O Audi RS Q8 está aberto a muitas possibilidades. Além de um desempenho de tirar o fôlego, oferece elevada versatilidade para o dia-a-dia, já que, com os bancos traseiros rebatidos, dispõe de uma bagageira em que a volumetria base de 605 litros ascende até 1755 litros. Além disso, os bancos traseiros podem ser divididos em três partes, de série, e ser movidos para a frente e para trás, também de série, com regulação longitudinal de 100 mm.

scroll up