ACP-BP

Pub

Consagração de José Pedro Fontes e Inês Ponte no Algarve

| Revista ACP

Campeões nacionais de ralis vestiram fato de gala e venceram no Algarve de forma indiscutível, com 7 triunfos em 9 troços.

José Pedro Fontes e Inês Ponte

A última prova do ano serviu essencialmente para José Pedro Fontes e Inês Ponte festejarem o título de 2016. A dupla do Citroen DS3 R5 nunca deu hipóteses à concorrência impondo um ritmo bastante forte desde o primeiro troço cronometrado. Os campeões apenas foram surpreendidos por duas vezes, falhando um pleno que até poderia estar nos seus planos. Miguel Barbosa triunfou na especial espetáculo de Lagos e João Barros venceu com menos de um segundo de diferença na derradeira especial do rali.

E se a liderança inequívoca pertenceu sempre a Fontes, já a luta pelo segundo lugar animou a prova algarvia. Pedro Meireles, João Barros e Carlos Vieira disputaram os segundos até final, com Meireles a abandonar na penúltima especial, entregando a segunda posição a João Barros num Ford Fiesta R5, a 1m21 do vencedor. O pódio ficou preenchido com o 3º lugar de Carlos Vieira a 1m45 de José Pedro Fontes, com o 4º lugar de Miguel Barbosa a premiar um excelente ano de estreia nos ralis, onde alcançou o 3º lugar absoluto numa época em que nunca desistiu em qualquer prova, ao volante do seu Skoda Fabia R5. De destacar ainda o 5º lugar da geral conseguido por Diogo Gago, que aos comandos do Peugeot 208 R2 venceu de forma categórica entre os carros de duas rodas motrizes. Ricardo Teodósio deu espetáculo com o Porsche 997 GT3 e Márcio Marreiros triunfou no Grupo N com o Mitsubishi Lancer Evo IX.

O Rallye Casinos do Algarve não foi mais do que uma prova de consagração para o Citroen DS3 R5 dos campeões nacionais de ralis, José Pedro Fontes e Inês Ponte, que vincaram uma vez mais o domínio total ao longo da época de 2016. Fontes conquistou o segundo título consecutivo e Inês Ponte fez história ao sagrar-se a primeira mulher a alcançar o título de campeã nacional de ralis.

 

 

 

Classificação do Campeonato Nacional de Ralis 2016 (após Rallye do Algarve)

 

1º José Pedro Fontes 198 (Citroen DS3 R5)

2º Pedro Meireles 115 (Skoda Fabia R5)

3º Miguel Barbosa 104,75 (Skoda Fabia R5)

4º João Barros 74,75 (Ford Fiesta R5)

5º Miguel Campos 71(Skoda Fabia R5)

scroll up