BMW tem nos planos scooter que dispensa capacete

| Revista ACP

Revelada no Salão de Munique, a BMW Motorrad Vision CE ainda é um protótipo, mas marca não exclui o seu lançamento.

BMW-Motorrad-Vision-CE-5

Lançada há 25 anos, a BMW C1 ainda hoje é uma das scooters mais peculiares (e revolucionárias) do mercado.

Afinal, o que a BMW propunha era, nada mais nada menos, que uma scooter com tejadilho, cinto de segurança e que podia ser conduzida sem capacete.

O conceito pode não ter obtido o sucesso esperado pela BMW, mas a marca alemã parece continuar a acreditar nele e a prova é a BMW Motorrad Vision CE, o seu mais recente protótipo.

Depois de em 2014, ter sido o primeiro fabricante premium a lançar uma scooter elétrica, a BMW C evolution, e de em 2022 ter lançado no mercado a BMW CE 04 à qual se juntou em 2024 a CE 02, a BMW Motorrad continua apostada em eletrificar a mobilidade urbana em duas rodas.

Agora a marca alemã estuda juntar a inovação da eletrificação ao conceito que serviu de base à icónica C1 lançada há 25 anos.

O elemento central da BMW Motorrad Vision CE é o seu conceito de segurança: uma estrutura metálica composta, conhecida como "gaiola" à qual se junta um assento especialmente concebido com cinto de segurança.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Tudo isto elimina a necessidade de capacete e de vestuário protetor convencional. Outro elemento inovador da Vision CE é a sua função de equilíbrio automático, que lhe permite manter-se perfeitamente equilibrada mesmo quando parada.

Para já a BMW Motorrad não revelou se planeia criar uma versão de produção da Vision CE. Porém, olhando para o histórico de inovação da marca alemã não seria surpreendente se o fizesse.

scroll up