Quarenta e cinco anos depois do lançamento do primeiro Renault Trafic, e após mais de 2,5 milhões de unidades produzidas, a versão elétrica de quarta geração pretende marcar uma viragem importante na gama.
O foco passa por maior eficiência, facilidade de utilização em meio urbano e um conjunto de serviços digitais pensado para frotas.
Assente numa plataforma “skateboard” dedicada, o furgão estreia a arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) desenvolvida pela divisão Ampere do Grupo Renault.
Esta arquitetura centraliza todas as funções do veículo num único computador e permite atualizações remotas ao longo da sua vida útil.
Com dimensões revistas, o novo Trafic apresenta uma altura de 1,90 metros que permite acesso a parques subterrâneos, mantendo capacidades de carga de 5,1 m³ na versão L1 e 5,8 m³ na L2.
O vão dianteiro reduzido e o eixo traseiro motorizado resultam num raio de viragem semelhante ao de um automóvel compacto, um elemento relevante para utilização em meio urbano.
O design aproxima-se do que a marca tem vindo a apresentar nos seus modelos de passageiros, com destaque para a faixa de luz dianteira e para o logótipo retroiluminado.
Atrás, surge pela primeira vez num comercial ligeiro da Renault uma assinatura luminosa vertical em 3D.
No interior, o painel de instrumentos de formato tubular e os dois ecrãs (10’’ e 12’’) introduzem uma disposição mais moderna, conjugada com vários compartimentos de arrumação destinados ao uso profissional.
A Renault diz ter reforçado a aposta em materiais reciclados, prevendo mais de 23% do total do veículo, incluindo mais de 15% de plásticos reutilizados. Os bancos utilizam tecido parcialmente reciclado.
A gama contará com duas baterias: uma NMC de longo alcance, disponível desde o lançamento e com autonomia anunciada de cerca de 450 km WLTP, e uma versão LFP, mais económica e orientada para uso urbano, com cerca de 350 km WLTP, prevista para mais tarde.
Ambas suportam carregamento rápido a 800 V, que permite recuperar energia dos 15% aos 80% em cerca de 20 minutos.
O motor elétrico de 204 cv (150 kW) garante uma capacidade de reboque prevista de 2 toneladas e carga útil de até 1,25 toneladas, ainda sujeitas a homologação.
O Trafic introduz também funcionalidades V2L e V2G, permitindo alimentar ferramentas ou devolver energia à rede elétrica.
Para frotas, haverá ainda identificação de condutor via código QR e opções de gestão digital das transformações feitas por carroçadores.
A produção do Trafic Van E-Tech elétrico ficará a cargo da fábrica de Sandouville, em França, que também montará as baterias e realizará várias transformações através da sua unidade dedicada. As primeiras unidades deverão chegar ao mercado no final de 2026.