AFEELA é a marca de carros elétricos da Sony e Honda

| Revista ACP

A Sony e a Honda juntaram-se para produzir automóveis elétricos com uma forte componente digital.

Afeela-Capa

O protótipo foi apresentado no Consumer Electronics Show (CES) 2023 em Las Vegas, Nevada, EUA. Trata-se de uma nova visão de mobilidade que combina tecnologia de ponta e paixão pela criatividade com a finalidade de “transportar pessoas através da inovação”.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

AFEELA é a marca que pretende uma nova relação entre pessoas e mobilidade. O protótipo está equipado com 45 camaras e sensores dentro e fora do veículo que comunicam entre si. O entretenimento é um fator principal no modelo que integra um espaço virtual que se mistura com o real. Sendo a Sony uma das maiores produtoras de dispositivos de entretenimento digital, em conjunto com a Epic Games criaram valores e conceitos de mobilidade.

O modelo de produção para o público, baseado neste protótipo, está previsto para 2025 quando deverá arrancar a sua produção com entregas na primavera de 2026 na América do Norte. A companhia não revelou muito sobre este protótipo, mas trata-se de um sedan familiar elétrico com uma autonomia que ronda os 500km com 100% de bateria. A sua performance promete ser digna de um modelo desportivo como é habitual em modelos elétricos graças a uma disponibilidade imediata de toda a potência assim que carregamos no pedal do acelerador na totalidade.

Computorizado por sensores, camaras e radares a segurança é uma das prioridades da AFEELA e o carro consegue detetar objetos enquanto conduz de forma autónoma a que a marca se refere como mobilidade inteligente.

Quanto ao preço na América do Norte o modelo de estrada deverá rondar os 100 mil dólares, o valor esperado para um veículo elétrico premium como os Mercedes-Bens, BMW, Volvo e Audi que se encontram nesse segmento.

scroll up